Métodos de determinação da necessidade de calagem e caracterésticas físico-químicas de alguns solos de Minas Gerais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELLOS, C. A.
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: SANTANA, D. P., FERREIRA, L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474563
Resumo: O presente trabalho correlacionou a necessidade de calagem (NC) calculada por quatro metodos, com as caracteristicas fisico-quimicas de diversos solos do Estado de Minas Gerais. Os materiais utilizados foram: aluminio trocavel e calcio mais magnesio e a saturacao de bases em comparacao com a NC para pH 6,0 obtida atraves da curva de incubacao. Os solos foram agrupados segundo seu desvio, em classes de variacao de zero a 5%; 5 a 10%; > 10% para atingir o pH 6,0. A NC calculada pela saturacao de bases apresentou melhor correlacao com o teor de argila, com a capacidade de troca de cations a pH 7.0 (T), e com a materia organica (M:O:). Todos os metodos analisados apresentaram uma NC que, aplicada ao solo, acarretou variabilidades ao redor do pH 6.0. A saturacao de bases foi o metodo que apresentou menor variabilidade. A correlacao entre o pH e a saturacao de bases (V) permitiu estimar que a saturacao media, em condicoes controladas, e de 40% para atingir o pH 6.0.
id EMBR_7e5f1c326a03c6d3469c3f1f5bace3ba
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/474563
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Métodos de determinação da necessidade de calagem e caracterésticas físico-químicas de alguns solos de Minas Gerais.BasespH variabilitySaturaçãobase saturationsoilO presente trabalho correlacionou a necessidade de calagem (NC) calculada por quatro metodos, com as caracteristicas fisico-quimicas de diversos solos do Estado de Minas Gerais. Os materiais utilizados foram: aluminio trocavel e calcio mais magnesio e a saturacao de bases em comparacao com a NC para pH 6,0 obtida atraves da curva de incubacao. Os solos foram agrupados segundo seu desvio, em classes de variacao de zero a 5%; 5 a 10%; > 10% para atingir o pH 6,0. A NC calculada pela saturacao de bases apresentou melhor correlacao com o teor de argila, com a capacidade de troca de cations a pH 7.0 (T), e com a materia organica (M:O:). Todos os metodos analisados apresentaram uma NC que, aplicada ao solo, acarretou variabilidades ao redor do pH 6.0. A saturacao de bases foi o metodo que apresentou menor variabilidade. A correlacao entre o pH e a saturacao de bases (V) permitiu estimar que a saturacao media, em condicoes controladas, e de 40% para atingir o pH 6.0.EMBRAPA-CNPMS.; DERLI PRUDENTE SANTANA, CNPMS.VASCONCELLOS, C. A.SANTANA, D. P.FERREIRA, L.2021-12-13T12:00:32Z2021-12-13T12:00:32Z1997-03-061994info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 29, n. 8, p. 1253-1263, 1994.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-12-13T12:00:43Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/474563Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-12-13T12:00:43falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-12-13T12:00:43Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos de determinação da necessidade de calagem e caracterésticas físico-químicas de alguns solos de Minas Gerais.
title Métodos de determinação da necessidade de calagem e caracterésticas físico-químicas de alguns solos de Minas Gerais.
spellingShingle Métodos de determinação da necessidade de calagem e caracterésticas físico-químicas de alguns solos de Minas Gerais.
VASCONCELLOS, C. A.
Bases
pH variability
Saturação
base saturation
soil
title_short Métodos de determinação da necessidade de calagem e caracterésticas físico-químicas de alguns solos de Minas Gerais.
title_full Métodos de determinação da necessidade de calagem e caracterésticas físico-químicas de alguns solos de Minas Gerais.
title_fullStr Métodos de determinação da necessidade de calagem e caracterésticas físico-químicas de alguns solos de Minas Gerais.
title_full_unstemmed Métodos de determinação da necessidade de calagem e caracterésticas físico-químicas de alguns solos de Minas Gerais.
title_sort Métodos de determinação da necessidade de calagem e caracterésticas físico-químicas de alguns solos de Minas Gerais.
author VASCONCELLOS, C. A.
author_facet VASCONCELLOS, C. A.
SANTANA, D. P.
FERREIRA, L.
author_role author
author2 SANTANA, D. P.
FERREIRA, L.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA-CNPMS.; DERLI PRUDENTE SANTANA, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv VASCONCELLOS, C. A.
SANTANA, D. P.
FERREIRA, L.
dc.subject.por.fl_str_mv Bases
pH variability
Saturação
base saturation
soil
topic Bases
pH variability
Saturação
base saturation
soil
description O presente trabalho correlacionou a necessidade de calagem (NC) calculada por quatro metodos, com as caracteristicas fisico-quimicas de diversos solos do Estado de Minas Gerais. Os materiais utilizados foram: aluminio trocavel e calcio mais magnesio e a saturacao de bases em comparacao com a NC para pH 6,0 obtida atraves da curva de incubacao. Os solos foram agrupados segundo seu desvio, em classes de variacao de zero a 5%; 5 a 10%; > 10% para atingir o pH 6,0. A NC calculada pela saturacao de bases apresentou melhor correlacao com o teor de argila, com a capacidade de troca de cations a pH 7.0 (T), e com a materia organica (M:O:). Todos os metodos analisados apresentaram uma NC que, aplicada ao solo, acarretou variabilidades ao redor do pH 6.0. A saturacao de bases foi o metodo que apresentou menor variabilidade. A correlacao entre o pH e a saturacao de bases (V) permitiu estimar que a saturacao media, em condicoes controladas, e de 40% para atingir o pH 6.0.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1997-03-06
2021-12-13T12:00:32Z
2021-12-13T12:00:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 29, n. 8, p. 1253-1263, 1994.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474563
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 29, n. 8, p. 1253-1263, 1994.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503514123141120