Mineração de dados em tweets para análise do consumo de lácteos no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOGUEIRA, T. da S.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: MONTEIRO, A. L. F., SILVA, D. H. da C., SIQUEIRA, K. B., GOLIATT, P. V. Z. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149491
https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss10pp14863-01a
Resumo: A pandemia da COVID-19 causou diversos impactos na rotina dos brasileiros e a alimentação é um deles. O foco deste trabalho foi analisar o consumo de produtos lácteos no Brasil nos últimos tempos, empregando dados da rede social Twitter, com a ferramenta Observatório do Consumidor. Com o objetivo de responder às perguntas ?Quais são os derivados lácteos mais consumidos no Brasil? e ?Como foi este consumo ao longo do tempo??, utilizou-se técnicas de processamento de linguagem natural nos dados para identificar os verbos referentes ao consumo e suas respectivas frequências ao longo do tempo. Foi observado que sorvete, leite condensado, queijos, doce de leite e leite foram os cinco produtos lácteos que obtiveram maior número de menções a verbos que remetem ao consumo, caracterizando-os como os produtos mais consumidos no período analisado. Entretanto, foi observado que o consumo de lácteos vem diminuindo desde 2020. Estes resultados mostram que é possível analisar de forma rápida, dinâmica e barata, o consumo de alimentos por meio das redes sociais.
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