"Velhas" ferramentas e "novos" arranjos para a universalização do acesso à informação: Prosa Rural e Minibibliotecas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, F. do A.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/85419
Resumo: No início da década de 2000, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária passou por uma mudança de orientação que a levou a privilegiar, com vistas na difusão científica, uma visão fundamentada em promover a gestão dos resultados de pesquisa de suas Unidades. Analisa-se, nesta dissertação, como se deu tal mudança, tomando-se por base duas ações da Empresa voltadas para a popularização da ciência: o programa de rádio Prosa Rural e o projeto Minibibliotecas, ambas criadas a partir de 2003 sob impacto da tal instituição do Programa Fome Zero. Conforme se defende aqui, ambas as ações em análise são veiculadas em "antigas ferramentas" (ondas de rádio e biblioteca) que depois de receberem, na Embrapa, "novos arranjos", efetivados tanto via estabelecimento de parcerias quanto mediante inovadoras atividades de gestão da informação consistem hoje em instrumentos de divulgação científica voltados para a democratização do acesso à informação, e logo, para a universalização do acesso ao conhecimento e a inclusão social.
id EMBR_7fc13599791e9a45c6f92783d6e6714f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/85419
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling "Velhas" ferramentas e "novos" arranjos para a universalização do acesso à informação: Prosa Rural e Minibibliotecas.Difusão científicaUniversalização do conhecimentoInclusão socialNo início da década de 2000, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária passou por uma mudança de orientação que a levou a privilegiar, com vistas na difusão científica, uma visão fundamentada em promover a gestão dos resultados de pesquisa de suas Unidades. Analisa-se, nesta dissertação, como se deu tal mudança, tomando-se por base duas ações da Empresa voltadas para a popularização da ciência: o programa de rádio Prosa Rural e o projeto Minibibliotecas, ambas criadas a partir de 2003 sob impacto da tal instituição do Programa Fome Zero. Conforme se defende aqui, ambas as ações em análise são veiculadas em "antigas ferramentas" (ondas de rádio e biblioteca) que depois de receberem, na Embrapa, "novos arranjos", efetivados tanto via estabelecimento de parcerias quanto mediante inovadoras atividades de gestão da informação consistem hoje em instrumentos de divulgação científica voltados para a democratização do acesso à informação, e logo, para a universalização do acesso ao conhecimento e a inclusão social.Dissertação ( Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, DF.SCT.PEREIRA, F. do A.2018-08-30T00:33:30Z2018-08-30T00:33:30Z2009-07-2220092018-08-30T00:33:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis138 p.2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/85419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-08-30T00:33:42Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/85419Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-08-30T00:33:42falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-08-30T00:33:42Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv "Velhas" ferramentas e "novos" arranjos para a universalização do acesso à informação: Prosa Rural e Minibibliotecas.
title "Velhas" ferramentas e "novos" arranjos para a universalização do acesso à informação: Prosa Rural e Minibibliotecas.
spellingShingle "Velhas" ferramentas e "novos" arranjos para a universalização do acesso à informação: Prosa Rural e Minibibliotecas.
PEREIRA, F. do A.
Difusão científica
Universalização do conhecimento
Inclusão social
title_short "Velhas" ferramentas e "novos" arranjos para a universalização do acesso à informação: Prosa Rural e Minibibliotecas.
title_full "Velhas" ferramentas e "novos" arranjos para a universalização do acesso à informação: Prosa Rural e Minibibliotecas.
title_fullStr "Velhas" ferramentas e "novos" arranjos para a universalização do acesso à informação: Prosa Rural e Minibibliotecas.
title_full_unstemmed "Velhas" ferramentas e "novos" arranjos para a universalização do acesso à informação: Prosa Rural e Minibibliotecas.
title_sort "Velhas" ferramentas e "novos" arranjos para a universalização do acesso à informação: Prosa Rural e Minibibliotecas.
author PEREIRA, F. do A.
author_facet PEREIRA, F. do A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SCT.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, F. do A.
dc.subject.por.fl_str_mv Difusão científica
Universalização do conhecimento
Inclusão social
topic Difusão científica
Universalização do conhecimento
Inclusão social
description No início da década de 2000, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária passou por uma mudança de orientação que a levou a privilegiar, com vistas na difusão científica, uma visão fundamentada em promover a gestão dos resultados de pesquisa de suas Unidades. Analisa-se, nesta dissertação, como se deu tal mudança, tomando-se por base duas ações da Empresa voltadas para a popularização da ciência: o programa de rádio Prosa Rural e o projeto Minibibliotecas, ambas criadas a partir de 2003 sob impacto da tal instituição do Programa Fome Zero. Conforme se defende aqui, ambas as ações em análise são veiculadas em "antigas ferramentas" (ondas de rádio e biblioteca) que depois de receberem, na Embrapa, "novos arranjos", efetivados tanto via estabelecimento de parcerias quanto mediante inovadoras atividades de gestão da informação consistem hoje em instrumentos de divulgação científica voltados para a democratização do acesso à informação, e logo, para a universalização do acesso ao conhecimento e a inclusão social.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-22
2009
2018-08-30T00:33:30Z
2018-08-30T00:33:30Z
2018-08-30T00:33:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/85419
identifier_str_mv 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/85419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503461244502016