"Velhas" ferramentas e "novos" arranjos para a universalização do acesso à informação : prosa rural e minibibliotecas
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4191 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2009. |
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"Velhas" ferramentas e "novos" arranjos para a universalização do acesso à informação : prosa rural e minibibliotecasDifusão científicaAgricultura familiarEmbrapaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2009.No início da década de 2000, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária passou por uma mudança de orientação que a levou a privilegiar, com vistas na difusão científica, uma visão fundamentada em promover a gestão dos resultados de pesquisa de suas Unidades. Analisa-se, nesta dissertação, como se deu tal mudança, tomando-se por base duas ações da Empresa voltadas para a popularização da ciência: o programa de rádio Prosa Rural e o projeto Minibibliotecas; ambas criadas a partir de 2003 sob o impacto da instituição do Programa Fome Zero: política pública do governo federal que, ao reforçar, na Embrapa, seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável, possibilitou à instituição o rompimento com processos tradicionalmente restritos, o apoio e o reforço de ações de capacitação, bem como o suporte pedagógico em atividades relacionadas à educação formal, informal e não formal de jovens e pequenos produtores rurais, sobretudo de agricultores familiares. Conforme se defende aqui, ambas as ações em análise são veiculadas em antigas ferramentas (ondas de rádio e biblioteca) que, depois de receberem, na Embrapa, novos arranjos, efetivados tanto via estabelecimento de parcerias quanto mediante inovadoras atividades de gestão da informação, consistem hoje em instrumentos de divulgação científica voltados para a democratização do acesso à informação, e, logo, para a universalização do acesso ao conhecimento e a inclusão social. Assim, a discussão ora desenvolvida enfoca, sobretudo, atividades de gestão de conteúdos tecnológicos da Empresa, cujo fim seja torná-los acessíveis e adequados à leitura de diferenciados públicos, entre os quais principalmente aqueles antes excluídos dos processos formais de acesso ao conhecimento produzido pela Embrapa. Da análise histórica da Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil, extrai a crítica às relações verticais características dos modelos difusionistas próprios dos pacotes tecnológicos, e destaca que é também no bojo das discussões da Ater pública que se iniciam proposições de novos modelos de divulgação científica amparados na celebração de arranjos internos e externos às instituições de pesquisa, como a Embrapa, assim como na busca da horizontalidade das ações em novos modelos dialógicos.In the beginning of the 2000s the Brazilian Corporation of Agricultural Research (Embrapa) went through a change in orientation that led it to favor aiming to scientific diffusion a vision founded on promoting the management of research results of its other Centers. This thesis analyzes how this change took place, taking as the basis two of Embrapas actions that aim to popularize science: the radio program Prosa Rural [Country Chat] and the Minibibliotecas project [Minilibraries]; both of them were created in 2003 under the impact of the Zero Hunger Program, a Brazilian federal governments public policy that, by reinforcing in Embrapa its commitment to rural sustainable development, made it possible to break with traditionally restricted processes and to support and reinforce capacity-building actions and pedagogical support in activities related to formal, informal and non-formal education of young people and small rural producers, in special of family farmers. As this thesis supports, both actions under analysis are broadcast by means of old tools (radio waves and library) that received in Embrapa new arrangements brought about both by establishing partnerships and through innovative information management technologies. These tools today consist of scientific diffusion instruments aimed to information access democratization and therefore to universalization of access to knowledge, and to social inclusion. Thus, the discussion hereby focuses mainly on activities of management of technological content in Embrapa. These activities aim to make such content accessible and adequate to reading by different publics, among which, in special, those who are excluded from the formal processes of access to knowledge produced by Embrapa. From the historic analysis made on the Technical Assistance and Rural Extension (Ater), we extracted the criticism of vertical relations characteristic of diffusionist models inherent to the technological packages, and we underscored that it is within public Aters discussions that propositions of new scientific diffusion models are made, supported by the realization of arrangements internal and external to research institutions such as Embrapa and in search of the horizontality of actions in new dialogical models.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento SustentávelSayago, Doris Aleida VillamizarPereira, Fernando do Amaral2010-04-13T23:23:51Z2010-04-13T23:23:51Z2009-052009-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Fernando do Amaral. "Velhas" ferramentas e "novos" arranjos para a universalização do acesso à informação: prosa rural e minibibliotecas. 2009. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4191info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:51:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/4191Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:51:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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