Qualidade de silagens de híbridos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) de portes baixo, médio e alto com diferentes proporções de colmo+folhas/panicula. 2. Avaliação do valor nutritivo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, F. F. da
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: GONCALVES, L. C., RODRIGUES, J. A. S., CORREA, C. E. S., RODRIGUEZ, N. M., BRITO, A. F., MOURAO, G. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/489172
Resumo: O objetivo deste experimento foi avaliar a qualidade nutricional de silagens de sorgo de portes alto, médio e baixo, com diferentes combinações de colmo+folhas/panícula (100:00, 80:20, 60:40, 40:60, 20:80 e 00:100), por meio de análises laboratoriais. A planta inteira foi utilizada como controle. Os híbridos foram cultivados e ensilados aos 104 dias de idade em silos de laboratório de PVC, com 10 cm de diâmetro e 40 cm de comprimento (três repetições por tratamento). Os silos foram abertos aos 56 dias após a ensilagem. Os teores de proteína bruta e a digestibilidade in vitro da matéria seca, dos fenóis totais e dos constituintes da parede celular pelo método seqüencial foram determinados. As diferenças foram verificadas por intermédio do teste SNK para fenóis totais, sendo realizada análise de regressão para os demais resultados. Os valores de carboidratos solúveis do material original foram baixos para a maioria dos tratamentos, porém isto não prejudicou a fermentação, pois houve utilização de carboidratos adicionais, como hemicelulose e celulose, durante a ensilagem, sendo a queda destes maior na panícula e em colmo+folhas, respectivamente. Os valores de fenóis totais aumentaram com a ensilagem, apesar de não ter ocorrido redução concomitante na DIVMS. A inclusão de panícula na planta reduziu os teores dos constituintes da parede celular e aumentou os valores de DIVM, indicando que uma planta de sorgo para produzir silagem de boa qualidade deve ter, no mínimo, 40% de panícula e baixos teores de lignina, fenóis totais e constituintes da fibra.
id EMBR_83771152e47ed419b3d6201683bb443f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/489172
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Qualidade de silagens de híbridos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) de portes baixo, médio e alto com diferentes proporções de colmo+folhas/panicula. 2. Avaliação do valor nutritivo.Sorghum bicolorSilagemsilageO objetivo deste experimento foi avaliar a qualidade nutricional de silagens de sorgo de portes alto, médio e baixo, com diferentes combinações de colmo+folhas/panícula (100:00, 80:20, 60:40, 40:60, 20:80 e 00:100), por meio de análises laboratoriais. A planta inteira foi utilizada como controle. Os híbridos foram cultivados e ensilados aos 104 dias de idade em silos de laboratório de PVC, com 10 cm de diâmetro e 40 cm de comprimento (três repetições por tratamento). Os silos foram abertos aos 56 dias após a ensilagem. Os teores de proteína bruta e a digestibilidade in vitro da matéria seca, dos fenóis totais e dos constituintes da parede celular pelo método seqüencial foram determinados. As diferenças foram verificadas por intermédio do teste SNK para fenóis totais, sendo realizada análise de regressão para os demais resultados. Os valores de carboidratos solúveis do material original foram baixos para a maioria dos tratamentos, porém isto não prejudicou a fermentação, pois houve utilização de carboidratos adicionais, como hemicelulose e celulose, durante a ensilagem, sendo a queda destes maior na panícula e em colmo+folhas, respectivamente. Os valores de fenóis totais aumentaram com a ensilagem, apesar de não ter ocorrido redução concomitante na DIVMS. A inclusão de panícula na planta reduziu os teores dos constituintes da parede celular e aumentou os valores de DIVM, indicando que uma planta de sorgo para produzir silagem de boa qualidade deve ter, no mínimo, 40% de panícula e baixos teores de lignina, fenóis totais e constituintes da fibra.JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.SILVA, F. F. daGONCALVES, L. C.RODRIGUES, J. A. S.CORREA, C. E. S.RODRIGUEZ, N. M.BRITO, A. F.MOURAO, G. B.2012-09-29T01:02:23Z2012-09-29T01:02:23Z2006-01-2519992018-05-29T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 28, n. 1, p. 21-29, 1999.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/489172porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:40:53Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/489172Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:40:53falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:40:53Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de silagens de híbridos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) de portes baixo, médio e alto com diferentes proporções de colmo+folhas/panicula. 2. Avaliação do valor nutritivo.
title Qualidade de silagens de híbridos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) de portes baixo, médio e alto com diferentes proporções de colmo+folhas/panicula. 2. Avaliação do valor nutritivo.
spellingShingle Qualidade de silagens de híbridos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) de portes baixo, médio e alto com diferentes proporções de colmo+folhas/panicula. 2. Avaliação do valor nutritivo.
SILVA, F. F. da
Sorghum bicolor
Silagem
silage
title_short Qualidade de silagens de híbridos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) de portes baixo, médio e alto com diferentes proporções de colmo+folhas/panicula. 2. Avaliação do valor nutritivo.
title_full Qualidade de silagens de híbridos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) de portes baixo, médio e alto com diferentes proporções de colmo+folhas/panicula. 2. Avaliação do valor nutritivo.
title_fullStr Qualidade de silagens de híbridos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) de portes baixo, médio e alto com diferentes proporções de colmo+folhas/panicula. 2. Avaliação do valor nutritivo.
title_full_unstemmed Qualidade de silagens de híbridos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) de portes baixo, médio e alto com diferentes proporções de colmo+folhas/panicula. 2. Avaliação do valor nutritivo.
title_sort Qualidade de silagens de híbridos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) de portes baixo, médio e alto com diferentes proporções de colmo+folhas/panicula. 2. Avaliação do valor nutritivo.
author SILVA, F. F. da
author_facet SILVA, F. F. da
GONCALVES, L. C.
RODRIGUES, J. A. S.
CORREA, C. E. S.
RODRIGUEZ, N. M.
BRITO, A. F.
MOURAO, G. B.
author_role author
author2 GONCALVES, L. C.
RODRIGUES, J. A. S.
CORREA, C. E. S.
RODRIGUEZ, N. M.
BRITO, A. F.
MOURAO, G. B.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, F. F. da
GONCALVES, L. C.
RODRIGUES, J. A. S.
CORREA, C. E. S.
RODRIGUEZ, N. M.
BRITO, A. F.
MOURAO, G. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Sorghum bicolor
Silagem
silage
topic Sorghum bicolor
Silagem
silage
description O objetivo deste experimento foi avaliar a qualidade nutricional de silagens de sorgo de portes alto, médio e baixo, com diferentes combinações de colmo+folhas/panícula (100:00, 80:20, 60:40, 40:60, 20:80 e 00:100), por meio de análises laboratoriais. A planta inteira foi utilizada como controle. Os híbridos foram cultivados e ensilados aos 104 dias de idade em silos de laboratório de PVC, com 10 cm de diâmetro e 40 cm de comprimento (três repetições por tratamento). Os silos foram abertos aos 56 dias após a ensilagem. Os teores de proteína bruta e a digestibilidade in vitro da matéria seca, dos fenóis totais e dos constituintes da parede celular pelo método seqüencial foram determinados. As diferenças foram verificadas por intermédio do teste SNK para fenóis totais, sendo realizada análise de regressão para os demais resultados. Os valores de carboidratos solúveis do material original foram baixos para a maioria dos tratamentos, porém isto não prejudicou a fermentação, pois houve utilização de carboidratos adicionais, como hemicelulose e celulose, durante a ensilagem, sendo a queda destes maior na panícula e em colmo+folhas, respectivamente. Os valores de fenóis totais aumentaram com a ensilagem, apesar de não ter ocorrido redução concomitante na DIVMS. A inclusão de panícula na planta reduziu os teores dos constituintes da parede celular e aumentou os valores de DIVM, indicando que uma planta de sorgo para produzir silagem de boa qualidade deve ter, no mínimo, 40% de panícula e baixos teores de lignina, fenóis totais e constituintes da fibra.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2006-01-25
2012-09-29T01:02:23Z
2012-09-29T01:02:23Z
2018-05-29T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 28, n. 1, p. 21-29, 1999.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/489172
identifier_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 28, n. 1, p. 21-29, 1999.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/489172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503369843277824