Manejo integrado de plantas daninhas na cultura do tomate para processamento industrial e para consumo in natura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTRO, Y. O.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: CAVALIERI, S. D., SANTOS, M. P., GOLYNSKI, A., NASCIMENTO, A. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084411
Resumo: Plantas daninhas causam danos diretos e indiretos ao tomateiro para processamento industrial e para consumo de mesa (in natura). O período de convivência é determinante para a intensidade desses danos, embora o custo econômico também seja considerado para a tomada de decisão de quando e como controlar as plantas daninhas. Existem similaridades entre os sistemas de cultivo de tomate para processamento industrial e para consumo de mesa, bem como particularidades. Isso faz com que o manejo adotado tenha suas aplicações comuns e suas variações dentro de cada sistema. Como alternativas manejo, o produtor dispõe basicamente do controle preventivo, mecânico, cultural, biológico e químico. A aplicação de um método isolado não é recomendada. Considerar o manejo de plantas daninhas tomando apenas uma medida de controle é subestimar a capacidade evolutiva dessas espécies. O ideal é que os métodos sejam integrados, a fim de combater tais indivíduos altamente evoluídos e tolerantes às condições adversas. O manejo integrado permite que o tomateiro para processamento industrial, bem como para consumo in-natura, seja cultivado livre da interferência das plantas daninhas.
id EMBR_83aea114c1c3ebf3acee614911300997
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1084411
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Manejo integrado de plantas daninhas na cultura do tomate para processamento industrial e para consumo in natura.Erva daninhaTomateControle culturalControle biológicoControle químicoControle mecânicoSolanum lycopersicumTomatoesPlantas daninhas causam danos diretos e indiretos ao tomateiro para processamento industrial e para consumo de mesa (in natura). O período de convivência é determinante para a intensidade desses danos, embora o custo econômico também seja considerado para a tomada de decisão de quando e como controlar as plantas daninhas. Existem similaridades entre os sistemas de cultivo de tomate para processamento industrial e para consumo de mesa, bem como particularidades. Isso faz com que o manejo adotado tenha suas aplicações comuns e suas variações dentro de cada sistema. Como alternativas manejo, o produtor dispõe basicamente do controle preventivo, mecânico, cultural, biológico e químico. A aplicação de um método isolado não é recomendada. Considerar o manejo de plantas daninhas tomando apenas uma medida de controle é subestimar a capacidade evolutiva dessas espécies. O ideal é que os métodos sejam integrados, a fim de combater tais indivíduos altamente evoluídos e tolerantes às condições adversas. O manejo integrado permite que o tomateiro para processamento industrial, bem como para consumo in-natura, seja cultivado livre da interferência das plantas daninhas.Título em inglês: Integrated weed management on the processing tomato crop and tomato for consumption in natura.YURI de OLIVEIRA CASTRO, IFMS; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPA; MARCOS PAULO dos SANTOS, UFGO; ADELMO GOLYNSKI, INSTITUTO FEDERAL GOIANO - MORRINHOS; ABADIA dos REIS NASCIMENTO, UFGO.CASTRO, Y. O.CAVALIERI, S. D.SANTOS, M. P.GOLYNSKI, A.NASCIMENTO, A. R.2018-01-05T23:27:31Z2018-01-05T23:27:31Z2018-01-0520162018-01-19T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleScientific Electronic Archives, v. 9, n. 5, p. 11-17, Nov. 2016.2316-9281http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-01-05T23:27:38Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1084411Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-01-05T23:27:38falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-01-05T23:27:38Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Manejo integrado de plantas daninhas na cultura do tomate para processamento industrial e para consumo in natura.
title Manejo integrado de plantas daninhas na cultura do tomate para processamento industrial e para consumo in natura.
spellingShingle Manejo integrado de plantas daninhas na cultura do tomate para processamento industrial e para consumo in natura.
CASTRO, Y. O.
Erva daninha
Tomate
Controle cultural
Controle biológico
Controle químico
Controle mecânico
Solanum lycopersicum
Tomatoes
title_short Manejo integrado de plantas daninhas na cultura do tomate para processamento industrial e para consumo in natura.
title_full Manejo integrado de plantas daninhas na cultura do tomate para processamento industrial e para consumo in natura.
title_fullStr Manejo integrado de plantas daninhas na cultura do tomate para processamento industrial e para consumo in natura.
title_full_unstemmed Manejo integrado de plantas daninhas na cultura do tomate para processamento industrial e para consumo in natura.
title_sort Manejo integrado de plantas daninhas na cultura do tomate para processamento industrial e para consumo in natura.
author CASTRO, Y. O.
author_facet CASTRO, Y. O.
CAVALIERI, S. D.
SANTOS, M. P.
GOLYNSKI, A.
NASCIMENTO, A. R.
author_role author
author2 CAVALIERI, S. D.
SANTOS, M. P.
GOLYNSKI, A.
NASCIMENTO, A. R.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv YURI de OLIVEIRA CASTRO, IFMS; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPA; MARCOS PAULO dos SANTOS, UFGO; ADELMO GOLYNSKI, INSTITUTO FEDERAL GOIANO - MORRINHOS; ABADIA dos REIS NASCIMENTO, UFGO.
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTRO, Y. O.
CAVALIERI, S. D.
SANTOS, M. P.
GOLYNSKI, A.
NASCIMENTO, A. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Erva daninha
Tomate
Controle cultural
Controle biológico
Controle químico
Controle mecânico
Solanum lycopersicum
Tomatoes
topic Erva daninha
Tomate
Controle cultural
Controle biológico
Controle químico
Controle mecânico
Solanum lycopersicum
Tomatoes
description Plantas daninhas causam danos diretos e indiretos ao tomateiro para processamento industrial e para consumo de mesa (in natura). O período de convivência é determinante para a intensidade desses danos, embora o custo econômico também seja considerado para a tomada de decisão de quando e como controlar as plantas daninhas. Existem similaridades entre os sistemas de cultivo de tomate para processamento industrial e para consumo de mesa, bem como particularidades. Isso faz com que o manejo adotado tenha suas aplicações comuns e suas variações dentro de cada sistema. Como alternativas manejo, o produtor dispõe basicamente do controle preventivo, mecânico, cultural, biológico e químico. A aplicação de um método isolado não é recomendada. Considerar o manejo de plantas daninhas tomando apenas uma medida de controle é subestimar a capacidade evolutiva dessas espécies. O ideal é que os métodos sejam integrados, a fim de combater tais indivíduos altamente evoluídos e tolerantes às condições adversas. O manejo integrado permite que o tomateiro para processamento industrial, bem como para consumo in-natura, seja cultivado livre da interferência das plantas daninhas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-01-05T23:27:31Z
2018-01-05T23:27:31Z
2018-01-05
2018-01-19T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Scientific Electronic Archives, v. 9, n. 5, p. 11-17, Nov. 2016.
2316-9281
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084411
identifier_str_mv Scientific Electronic Archives, v. 9, n. 5, p. 11-17, Nov. 2016.
2316-9281
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503447734648832