Consórcio sorgo-feijão: efeito de arranjos de fileiras no rendimento de grãos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOMINGOS, M.
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: SILVA, R. F. da, SANTOS, F. G. dos, CARDOSO, A. A., FONTES, L. A. N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/478781
Resumo: Com o objetivo de estudar os efeitos de arranjos de fileiras no consorcio sorgo-feijao, instalou-se um experimento (marco de 1992) no CNPMS/EMBRAPA, Sete Lagoas, MG, Brasil. usaram-se duas linhagens de sorgo granifero (BR 007B e CMSXS 210B) em monocultura e em tres arranjos de fileiras (plantio na mesma fileira, plantio em fileiras alternadas e duas fileiras de feijao nas entrelinhas do sorgo), mais um tratamento adicional (feijao em monocultura), no esquema fatorial (2 x 4) + 1 e delineamento de blocos inteiramente casualizados, com quatro repeticoes. Foi utilizado cultivar de feijao Ouro, de habito de crescimento indeterminado (tipo II). Os rendimentos individuais das culturas foram maiores no arranjo em fileiras alternadas, mas suas medias nao diferiram das obtidas nos seus respectivos monocultivos. Independentemente da linhagem, os maiores rendimentos totais foram obtidos nos arranjos de fileiras alternadas e de duas fileiras de feijao nas entrelinhas do sorgo. Quando o consorcio foi feito usando a CMSXS 210B no arranjo de duas fileiras de feijao nas entrelinhas do sorgo, houve reducao do rendimento de feijao e dos indices de equivalencia de area (IEAs), devido a reducao do numero de vagens por planta. Concluiu-se que os arranjos em fileira alternadas e de duas fileiras de feijao nas entrelinhas do sorgo podem ser usados no consorcio sorgo-feijao, todavia este ultimo arranjo seria adequado apenas com cultivares de sorgo menos competitivos.
id EMBR_84f9a185dd48ed1af715e9cd5f385412
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/478781
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Consórcio sorgo-feijão: efeito de arranjos de fileiras no rendimento de grãos.ConsorciacaoSorghum biocolorGrainFeijãoGrãoPhaseolus VulgarisRendimentoSorgointercroppingyieldsCom o objetivo de estudar os efeitos de arranjos de fileiras no consorcio sorgo-feijao, instalou-se um experimento (marco de 1992) no CNPMS/EMBRAPA, Sete Lagoas, MG, Brasil. usaram-se duas linhagens de sorgo granifero (BR 007B e CMSXS 210B) em monocultura e em tres arranjos de fileiras (plantio na mesma fileira, plantio em fileiras alternadas e duas fileiras de feijao nas entrelinhas do sorgo), mais um tratamento adicional (feijao em monocultura), no esquema fatorial (2 x 4) + 1 e delineamento de blocos inteiramente casualizados, com quatro repeticoes. Foi utilizado cultivar de feijao Ouro, de habito de crescimento indeterminado (tipo II). Os rendimentos individuais das culturas foram maiores no arranjo em fileiras alternadas, mas suas medias nao diferiram das obtidas nos seus respectivos monocultivos. Independentemente da linhagem, os maiores rendimentos totais foram obtidos nos arranjos de fileiras alternadas e de duas fileiras de feijao nas entrelinhas do sorgo. Quando o consorcio foi feito usando a CMSXS 210B no arranjo de duas fileiras de feijao nas entrelinhas do sorgo, houve reducao do rendimento de feijao e dos indices de equivalencia de area (IEAs), devido a reducao do numero de vagens por planta. Concluiu-se que os arranjos em fileira alternadas e de duas fileiras de feijao nas entrelinhas do sorgo podem ser usados no consorcio sorgo-feijao, todavia este ultimo arranjo seria adequado apenas com cultivares de sorgo menos competitivos.EMBRAPA-CNPMS.DOMINGOS, M.SILVA, R. F. daSANTOS, F. G. dosCARDOSO, A. A.FONTES, L. A. N.2011-10-18T00:01:12Z2011-10-18T00:01:12Z1998-01-2919972018-06-12T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Ceres, Viçosa, v. 44, n. 255, p. 520-532, 1997.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/478781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:28:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/478781Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:28:25falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:28:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Consórcio sorgo-feijão: efeito de arranjos de fileiras no rendimento de grãos.
title Consórcio sorgo-feijão: efeito de arranjos de fileiras no rendimento de grãos.
spellingShingle Consórcio sorgo-feijão: efeito de arranjos de fileiras no rendimento de grãos.
DOMINGOS, M.
Consorciacao
Sorghum biocolor
Grain
Feijão
Grão
Phaseolus Vulgaris
Rendimento
Sorgo
intercropping
yields
title_short Consórcio sorgo-feijão: efeito de arranjos de fileiras no rendimento de grãos.
title_full Consórcio sorgo-feijão: efeito de arranjos de fileiras no rendimento de grãos.
title_fullStr Consórcio sorgo-feijão: efeito de arranjos de fileiras no rendimento de grãos.
title_full_unstemmed Consórcio sorgo-feijão: efeito de arranjos de fileiras no rendimento de grãos.
title_sort Consórcio sorgo-feijão: efeito de arranjos de fileiras no rendimento de grãos.
author DOMINGOS, M.
author_facet DOMINGOS, M.
SILVA, R. F. da
SANTOS, F. G. dos
CARDOSO, A. A.
FONTES, L. A. N.
author_role author
author2 SILVA, R. F. da
SANTOS, F. G. dos
CARDOSO, A. A.
FONTES, L. A. N.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA-CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv DOMINGOS, M.
SILVA, R. F. da
SANTOS, F. G. dos
CARDOSO, A. A.
FONTES, L. A. N.
dc.subject.por.fl_str_mv Consorciacao
Sorghum biocolor
Grain
Feijão
Grão
Phaseolus Vulgaris
Rendimento
Sorgo
intercropping
yields
topic Consorciacao
Sorghum biocolor
Grain
Feijão
Grão
Phaseolus Vulgaris
Rendimento
Sorgo
intercropping
yields
description Com o objetivo de estudar os efeitos de arranjos de fileiras no consorcio sorgo-feijao, instalou-se um experimento (marco de 1992) no CNPMS/EMBRAPA, Sete Lagoas, MG, Brasil. usaram-se duas linhagens de sorgo granifero (BR 007B e CMSXS 210B) em monocultura e em tres arranjos de fileiras (plantio na mesma fileira, plantio em fileiras alternadas e duas fileiras de feijao nas entrelinhas do sorgo), mais um tratamento adicional (feijao em monocultura), no esquema fatorial (2 x 4) + 1 e delineamento de blocos inteiramente casualizados, com quatro repeticoes. Foi utilizado cultivar de feijao Ouro, de habito de crescimento indeterminado (tipo II). Os rendimentos individuais das culturas foram maiores no arranjo em fileiras alternadas, mas suas medias nao diferiram das obtidas nos seus respectivos monocultivos. Independentemente da linhagem, os maiores rendimentos totais foram obtidos nos arranjos de fileiras alternadas e de duas fileiras de feijao nas entrelinhas do sorgo. Quando o consorcio foi feito usando a CMSXS 210B no arranjo de duas fileiras de feijao nas entrelinhas do sorgo, houve reducao do rendimento de feijao e dos indices de equivalencia de area (IEAs), devido a reducao do numero de vagens por planta. Concluiu-se que os arranjos em fileira alternadas e de duas fileiras de feijao nas entrelinhas do sorgo podem ser usados no consorcio sorgo-feijao, todavia este ultimo arranjo seria adequado apenas com cultivares de sorgo menos competitivos.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1998-01-29
2011-10-18T00:01:12Z
2011-10-18T00:01:12Z
2018-06-12T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Ceres, Viçosa, v. 44, n. 255, p. 520-532, 1997.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/478781
identifier_str_mv Revista Ceres, Viçosa, v. 44, n. 255, p. 520-532, 1997.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/478781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503350405824512