Influência da técnica e da origem do propágulo na enxertia de campo em erva-mate (Ilex paraguariensis Saint Hilaire).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WENDLING, I.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: HOFFMANN, H., LIRA, A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311923
Resumo: Como subsídio para o aprimoramento da qualidade da madeira de Pinus elliottii Engelm var. elliottii, plantado no sul do Brasil, foram estudados os efeitos de diferentes intensidades de desbaste em algumas de suas principais propriedades. Em função do aumento da intensidade de desbaste, observaram- se tendências de aumento da densidade básica, teor de lenho tardio, espessura dos anéis de crescimento, ângulo de inclinação das fibras e diâmetros externo einterno (lúmen) dos traqueóides. O comprimento dos traqueóides e os coeficientes de retratibilidade revelaram tendências inversas. Os teores de pentosana, lignina e celulose não foram significativamente influenciados pelo desbaste. A resistência à flexão estática apresentou seus maiores valores na madeira produzida nas parcelas submetidas a desbaste moderado, nas quais 25% da área basal foi removida.
id EMBR_85ac82aa1a65c62a6a07c725dcf6fc65
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/311923
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência da técnica e da origem do propágulo na enxertia de campo em erva-mate (Ilex paraguariensis Saint Hilaire).GraftsInmprovementEnxertoMelhoramentoPropagação Vegetativavegetative propagationComo subsídio para o aprimoramento da qualidade da madeira de Pinus elliottii Engelm var. elliottii, plantado no sul do Brasil, foram estudados os efeitos de diferentes intensidades de desbaste em algumas de suas principais propriedades. Em função do aumento da intensidade de desbaste, observaram- se tendências de aumento da densidade básica, teor de lenho tardio, espessura dos anéis de crescimento, ângulo de inclinação das fibras e diâmetros externo einterno (lúmen) dos traqueóides. O comprimento dos traqueóides e os coeficientes de retratibilidade revelaram tendências inversas. Os teores de pentosana, lignina e celulose não foram significativamente influenciados pelo desbaste. A resistência à flexão estática apresentou seus maiores valores na madeira produzida nas parcelas submetidas a desbaste moderado, nas quais 25% da área basal foi removida.2017-06-09T23:47:49Z2017-06-09T23:47:49Z2006-02-1520042017-06-09T23:47:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 49, p. 47-60, jul./dez. 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311923porWENDLING, I.HOFFMANN, H.LIRA, A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:31:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/311923Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:31:29falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:31:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da técnica e da origem do propágulo na enxertia de campo em erva-mate (Ilex paraguariensis Saint Hilaire).
title Influência da técnica e da origem do propágulo na enxertia de campo em erva-mate (Ilex paraguariensis Saint Hilaire).
spellingShingle Influência da técnica e da origem do propágulo na enxertia de campo em erva-mate (Ilex paraguariensis Saint Hilaire).
WENDLING, I.
Grafts
Inmprovement
Enxerto
Melhoramento
Propagação Vegetativa
vegetative propagation
title_short Influência da técnica e da origem do propágulo na enxertia de campo em erva-mate (Ilex paraguariensis Saint Hilaire).
title_full Influência da técnica e da origem do propágulo na enxertia de campo em erva-mate (Ilex paraguariensis Saint Hilaire).
title_fullStr Influência da técnica e da origem do propágulo na enxertia de campo em erva-mate (Ilex paraguariensis Saint Hilaire).
title_full_unstemmed Influência da técnica e da origem do propágulo na enxertia de campo em erva-mate (Ilex paraguariensis Saint Hilaire).
title_sort Influência da técnica e da origem do propágulo na enxertia de campo em erva-mate (Ilex paraguariensis Saint Hilaire).
author WENDLING, I.
author_facet WENDLING, I.
HOFFMANN, H.
LIRA, A.
author_role author
author2 HOFFMANN, H.
LIRA, A.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv WENDLING, I.
HOFFMANN, H.
LIRA, A.
dc.subject.por.fl_str_mv Grafts
Inmprovement
Enxerto
Melhoramento
Propagação Vegetativa
vegetative propagation
topic Grafts
Inmprovement
Enxerto
Melhoramento
Propagação Vegetativa
vegetative propagation
description Como subsídio para o aprimoramento da qualidade da madeira de Pinus elliottii Engelm var. elliottii, plantado no sul do Brasil, foram estudados os efeitos de diferentes intensidades de desbaste em algumas de suas principais propriedades. Em função do aumento da intensidade de desbaste, observaram- se tendências de aumento da densidade básica, teor de lenho tardio, espessura dos anéis de crescimento, ângulo de inclinação das fibras e diâmetros externo einterno (lúmen) dos traqueóides. O comprimento dos traqueóides e os coeficientes de retratibilidade revelaram tendências inversas. Os teores de pentosana, lignina e celulose não foram significativamente influenciados pelo desbaste. A resistência à flexão estática apresentou seus maiores valores na madeira produzida nas parcelas submetidas a desbaste moderado, nas quais 25% da área basal foi removida.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2006-02-15
2017-06-09T23:47:49Z
2017-06-09T23:47:49Z
2017-06-09T23:47:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 49, p. 47-60, jul./dez. 2004.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311923
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 49, p. 47-60, jul./dez. 2004.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503437662027776