Análise fitossociológica de floresta ombrófila densa e determinação de espécies-chave para recuperação de área degradada através da adequação do índice de valor de importância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALOMÃO, R. de P.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: SANTANA, A. C. de, BRIENZA JUNIOR, S., GOMES, V. H. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950750
Resumo: Na Floresta Nacional Saracá-Taquera, estado do Pará, a lavra da bauxita é feita a céu aberto. As operações de lavra envolvem desde a supressão da floresta ombrófila densa até a restauração das áreas através de reflorestamentos heterogêneos, onde são empregadas por volta de 80 espécies. Objetivou-se, neste trabalho, apresentar um índice de fitossociologia horizontal (IFH), obtido pelas mesmas variáveis que fornecem o índice de valor de importância (IVI), através do ranqueamento das espécies amostradas nos inventários da floresta ombrófila densa em categorias ecológicas de prioridade alta, intermediária e baixa. Nos inventários fitossociológicos do platô Saracá, foram registrados 23.166 indivíduos, totalizando 796 espécies e 58 famílias. A adequação da análise fatorial foi determinada pelos testes de Bartlett, que avaliaram a significância geral da matriz de correlação, indicando que as correlações são significantes no nível de 1% de probabilidade, e de Kaiser-MeyerOlkin (KMO), que indicou que as variáveis estão correlacionadas e que o modelo fatorial apresentou um nível bom de adequação aos dados. Os testes estatísticos validaram a amostra de dados para emprego da técnica de análise multivariada e, portanto, para a construção do índice de fitossociologia horizontal com variável dummy ? IFH, que selecionou 65 espécies-chave para plantio em trabalhos de restauração florestal, contra apenas seis indicadas pelo índice IVI.
id EMBR_862049c1827adec546bb859dee2cbce8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/950750
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análise fitossociológica de floresta ombrófila densa e determinação de espécies-chave para recuperação de área degradada através da adequação do índice de valor de importância.Seleção de espéciesRestauração florestalBauxitaAnálise multivariadaCódigo FlorestalFloresta TropicalMineraçãoAmazoniaNa Floresta Nacional Saracá-Taquera, estado do Pará, a lavra da bauxita é feita a céu aberto. As operações de lavra envolvem desde a supressão da floresta ombrófila densa até a restauração das áreas através de reflorestamentos heterogêneos, onde são empregadas por volta de 80 espécies. Objetivou-se, neste trabalho, apresentar um índice de fitossociologia horizontal (IFH), obtido pelas mesmas variáveis que fornecem o índice de valor de importância (IVI), através do ranqueamento das espécies amostradas nos inventários da floresta ombrófila densa em categorias ecológicas de prioridade alta, intermediária e baixa. Nos inventários fitossociológicos do platô Saracá, foram registrados 23.166 indivíduos, totalizando 796 espécies e 58 famílias. A adequação da análise fatorial foi determinada pelos testes de Bartlett, que avaliaram a significância geral da matriz de correlação, indicando que as correlações são significantes no nível de 1% de probabilidade, e de Kaiser-MeyerOlkin (KMO), que indicou que as variáveis estão correlacionadas e que o modelo fatorial apresentou um nível bom de adequação aos dados. Os testes estatísticos validaram a amostra de dados para emprego da técnica de análise multivariada e, portanto, para a construção do índice de fitossociologia horizontal com variável dummy ? IFH, que selecionou 65 espécies-chave para plantio em trabalhos de restauração florestal, contra apenas seis indicadas pelo índice IVI.Rafael de Paiva Salomão, MPEG; Antônio Cordeiro de Santana, UFRA; SILVIO BRIENZA JUNIOR, CPATU; Vitor Hugo Freitas Gomes, UFPA.SALOMÃO, R. de P.SANTANA, A. C. deBRIENZA JUNIOR, S.GOMES, V. H. F.2013-02-22T11:11:11Z2013-02-22T11:11:11Z2013-02-2220122016-04-06T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ciências Naturais, Belém, PA, v. 7, n. 1, p. 57-102, jan./abr. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:44:06Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/950750Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:44:06falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:44:06Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise fitossociológica de floresta ombrófila densa e determinação de espécies-chave para recuperação de área degradada através da adequação do índice de valor de importância.
title Análise fitossociológica de floresta ombrófila densa e determinação de espécies-chave para recuperação de área degradada através da adequação do índice de valor de importância.
spellingShingle Análise fitossociológica de floresta ombrófila densa e determinação de espécies-chave para recuperação de área degradada através da adequação do índice de valor de importância.
SALOMÃO, R. de P.
Seleção de espécies
Restauração florestal
Bauxita
Análise multivariada
Código Florestal
Floresta Tropical
Mineração
Amazonia
title_short Análise fitossociológica de floresta ombrófila densa e determinação de espécies-chave para recuperação de área degradada através da adequação do índice de valor de importância.
title_full Análise fitossociológica de floresta ombrófila densa e determinação de espécies-chave para recuperação de área degradada através da adequação do índice de valor de importância.
title_fullStr Análise fitossociológica de floresta ombrófila densa e determinação de espécies-chave para recuperação de área degradada através da adequação do índice de valor de importância.
title_full_unstemmed Análise fitossociológica de floresta ombrófila densa e determinação de espécies-chave para recuperação de área degradada através da adequação do índice de valor de importância.
title_sort Análise fitossociológica de floresta ombrófila densa e determinação de espécies-chave para recuperação de área degradada através da adequação do índice de valor de importância.
author SALOMÃO, R. de P.
author_facet SALOMÃO, R. de P.
SANTANA, A. C. de
BRIENZA JUNIOR, S.
GOMES, V. H. F.
author_role author
author2 SANTANA, A. C. de
BRIENZA JUNIOR, S.
GOMES, V. H. F.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rafael de Paiva Salomão, MPEG; Antônio Cordeiro de Santana, UFRA; SILVIO BRIENZA JUNIOR, CPATU; Vitor Hugo Freitas Gomes, UFPA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SALOMÃO, R. de P.
SANTANA, A. C. de
BRIENZA JUNIOR, S.
GOMES, V. H. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Seleção de espécies
Restauração florestal
Bauxita
Análise multivariada
Código Florestal
Floresta Tropical
Mineração
Amazonia
topic Seleção de espécies
Restauração florestal
Bauxita
Análise multivariada
Código Florestal
Floresta Tropical
Mineração
Amazonia
description Na Floresta Nacional Saracá-Taquera, estado do Pará, a lavra da bauxita é feita a céu aberto. As operações de lavra envolvem desde a supressão da floresta ombrófila densa até a restauração das áreas através de reflorestamentos heterogêneos, onde são empregadas por volta de 80 espécies. Objetivou-se, neste trabalho, apresentar um índice de fitossociologia horizontal (IFH), obtido pelas mesmas variáveis que fornecem o índice de valor de importância (IVI), através do ranqueamento das espécies amostradas nos inventários da floresta ombrófila densa em categorias ecológicas de prioridade alta, intermediária e baixa. Nos inventários fitossociológicos do platô Saracá, foram registrados 23.166 indivíduos, totalizando 796 espécies e 58 famílias. A adequação da análise fatorial foi determinada pelos testes de Bartlett, que avaliaram a significância geral da matriz de correlação, indicando que as correlações são significantes no nível de 1% de probabilidade, e de Kaiser-MeyerOlkin (KMO), que indicou que as variáveis estão correlacionadas e que o modelo fatorial apresentou um nível bom de adequação aos dados. Os testes estatísticos validaram a amostra de dados para emprego da técnica de análise multivariada e, portanto, para a construção do índice de fitossociologia horizontal com variável dummy ? IFH, que selecionou 65 espécies-chave para plantio em trabalhos de restauração florestal, contra apenas seis indicadas pelo índice IVI.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-02-22T11:11:11Z
2013-02-22T11:11:11Z
2013-02-22
2016-04-06T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ciências Naturais, Belém, PA, v. 7, n. 1, p. 57-102, jan./abr. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950750
identifier_str_mv Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ciências Naturais, Belém, PA, v. 7, n. 1, p. 57-102, jan./abr. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503394201698304