Crescimento de mudas de eucalipto em solo com aplicação do lodo de curtume.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BITENCOURT, G. A.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: DEKNES, L. B., LAURA, V. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150331
Resumo: O lodo de curtume é o resíduo proveniente do beneficiamento do couro bovino, apresenta potencial para ser utilizado como fertilizante no setor florestal, pois apresenta nutrientes essenciais para as plantas. Para tanto, alguns padrões químicos para a aplicação desse resíduo precisam ser definidos, devido à presença de elementos tóxicos, como o cromo. Neste contexto, o presente estudo avaliou os efeitos de diferentes concentrações de lodo de curtume em mudas de eucalipto. As proporções de lodo de curtume utilizadas foram quatro concentrações e uma testemunha (sem aplicação de lodo), sendo elas de 0,1; 1; 10 e 50%. As mudas de híbridos de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla, clone I144 com 30 dias, foram transplantadas para os vasos, onde permaneceram por 45 dias. Após este período, foram avaliadas: altura da planta, diâmetro do coleto, número de folhas, comprimento da raiz, massa seca da parte aérea e das raízes, pH, condutividade e análise foliar de Nitrogênio. O aumento crescente das concentrações de lodo de curtume no solo elevou o pH, a condutividade elétrica, e as mudas de eucalipto apresentaram baixo crescimento e desenvolvimento nas aplicações de 10 e 50% de lodo. O uso do lodo de curtume no solo aumentou a disponibilidade do nitrogênio para as plantas e em baixas concentrações, o crescimento de raiz e de altura das mudas nas concentrações de 0,1 e 1,0% foram semelhantes a testemunha, sem adição do resíduo. É recomendada a aplicação de lodo até 10% para evitar efeitos adversos oriundos da salinização do solo nas plantas.
id EMBR_881378680d6ccafca2866cda209c0fdc
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1150331
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Crescimento de mudas de eucalipto em solo com aplicação do lodo de curtume.CouroCurtumeEucaliptoEucalyptus GrandisEucalyptus UrophyllaFitotoxicidadeMudaEucalyptusPhytotoxicityO lodo de curtume é o resíduo proveniente do beneficiamento do couro bovino, apresenta potencial para ser utilizado como fertilizante no setor florestal, pois apresenta nutrientes essenciais para as plantas. Para tanto, alguns padrões químicos para a aplicação desse resíduo precisam ser definidos, devido à presença de elementos tóxicos, como o cromo. Neste contexto, o presente estudo avaliou os efeitos de diferentes concentrações de lodo de curtume em mudas de eucalipto. As proporções de lodo de curtume utilizadas foram quatro concentrações e uma testemunha (sem aplicação de lodo), sendo elas de 0,1; 1; 10 e 50%. As mudas de híbridos de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla, clone I144 com 30 dias, foram transplantadas para os vasos, onde permaneceram por 45 dias. Após este período, foram avaliadas: altura da planta, diâmetro do coleto, número de folhas, comprimento da raiz, massa seca da parte aérea e das raízes, pH, condutividade e análise foliar de Nitrogênio. O aumento crescente das concentrações de lodo de curtume no solo elevou o pH, a condutividade elétrica, e as mudas de eucalipto apresentaram baixo crescimento e desenvolvimento nas aplicações de 10 e 50% de lodo. O uso do lodo de curtume no solo aumentou a disponibilidade do nitrogênio para as plantas e em baixas concentrações, o crescimento de raiz e de altura das mudas nas concentrações de 0,1 e 1,0% foram semelhantes a testemunha, sem adição do resíduo. É recomendada a aplicação de lodo até 10% para evitar efeitos adversos oriundos da salinização do solo nas plantas.INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO; L. B. DEKNES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; VALDEMIR ANTONIO LAURA, CNPGC.BITENCOURT, G. A.DEKNES, L. B.LAURA, V. A.2022-12-26T18:01:33Z2022-12-26T18:01:33Z2022-12-262022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article10 p.Scientia Plena, v. 18, n. 3, 2022.1808-2793http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/115033110.14808/sci.plena.2022.034901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-12-26T18:01:33Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1150331Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-12-26T18:01:33Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento de mudas de eucalipto em solo com aplicação do lodo de curtume.
title Crescimento de mudas de eucalipto em solo com aplicação do lodo de curtume.
spellingShingle Crescimento de mudas de eucalipto em solo com aplicação do lodo de curtume.
BITENCOURT, G. A.
Couro
Curtume
Eucalipto
Eucalyptus Grandis
Eucalyptus Urophylla
Fitotoxicidade
Muda
Eucalyptus
Phytotoxicity
title_short Crescimento de mudas de eucalipto em solo com aplicação do lodo de curtume.
title_full Crescimento de mudas de eucalipto em solo com aplicação do lodo de curtume.
title_fullStr Crescimento de mudas de eucalipto em solo com aplicação do lodo de curtume.
title_full_unstemmed Crescimento de mudas de eucalipto em solo com aplicação do lodo de curtume.
title_sort Crescimento de mudas de eucalipto em solo com aplicação do lodo de curtume.
author BITENCOURT, G. A.
author_facet BITENCOURT, G. A.
DEKNES, L. B.
LAURA, V. A.
author_role author
author2 DEKNES, L. B.
LAURA, V. A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO; L. B. DEKNES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; VALDEMIR ANTONIO LAURA, CNPGC.
dc.contributor.author.fl_str_mv BITENCOURT, G. A.
DEKNES, L. B.
LAURA, V. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Couro
Curtume
Eucalipto
Eucalyptus Grandis
Eucalyptus Urophylla
Fitotoxicidade
Muda
Eucalyptus
Phytotoxicity
topic Couro
Curtume
Eucalipto
Eucalyptus Grandis
Eucalyptus Urophylla
Fitotoxicidade
Muda
Eucalyptus
Phytotoxicity
description O lodo de curtume é o resíduo proveniente do beneficiamento do couro bovino, apresenta potencial para ser utilizado como fertilizante no setor florestal, pois apresenta nutrientes essenciais para as plantas. Para tanto, alguns padrões químicos para a aplicação desse resíduo precisam ser definidos, devido à presença de elementos tóxicos, como o cromo. Neste contexto, o presente estudo avaliou os efeitos de diferentes concentrações de lodo de curtume em mudas de eucalipto. As proporções de lodo de curtume utilizadas foram quatro concentrações e uma testemunha (sem aplicação de lodo), sendo elas de 0,1; 1; 10 e 50%. As mudas de híbridos de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla, clone I144 com 30 dias, foram transplantadas para os vasos, onde permaneceram por 45 dias. Após este período, foram avaliadas: altura da planta, diâmetro do coleto, número de folhas, comprimento da raiz, massa seca da parte aérea e das raízes, pH, condutividade e análise foliar de Nitrogênio. O aumento crescente das concentrações de lodo de curtume no solo elevou o pH, a condutividade elétrica, e as mudas de eucalipto apresentaram baixo crescimento e desenvolvimento nas aplicações de 10 e 50% de lodo. O uso do lodo de curtume no solo aumentou a disponibilidade do nitrogênio para as plantas e em baixas concentrações, o crescimento de raiz e de altura das mudas nas concentrações de 0,1 e 1,0% foram semelhantes a testemunha, sem adição do resíduo. É recomendada a aplicação de lodo até 10% para evitar efeitos adversos oriundos da salinização do solo nas plantas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26T18:01:33Z
2022-12-26T18:01:33Z
2022-12-26
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Scientia Plena, v. 18, n. 3, 2022.
1808-2793
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150331
10.14808/sci.plena.2022.034901
identifier_str_mv Scientia Plena, v. 18, n. 3, 2022.
1808-2793
10.14808/sci.plena.2022.034901
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695660190728192