Áreas com potencial para conservação de recursos da bacaba (Oenocarpus distichus) no Estado do Maranhão, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, M. das G. R.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: SOUSA, N. R., FRAZAO, J. M. F., RODRIGUES, Z. M. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130296
Resumo: As bacabeiras (Oenocarpus distichus) são palmeiras típicas da Amazônia que ocorrem com maior frequência no leste, dispersando-se do Pará ao Maranhão. A bacabeira por suas características ecobotânicas apresentam grandes oportunidades de serem valoradas em serviços ecossistêmicos. É explorada pelo extrativismo, seja para o consumo de seus frutos na forma de bebida ou na extração do óleo, podendo ser cultivadas em sistemas agroflorestais para a produção de frutos, palmito e, especialmente, o óleo. O presente estudo investigou e mapeou a ocorrência de populações naturais de Oenocarpus distichus no Maranhão para identificar as áreas com potenciais para conservação. A pesquisa é descritiva e foi realizada em diferentes sedes municipais e/ou povoados de seis microrregiões do estado do Maranhão: Baixada Maranhense, Gurupi, Chapada das Mangabeiras, Litoral Ocidental Maranhense, Rosário e Itapecuru. Os pontos de ocorrência foram georreferenciados e armazenadas no aparelho GPS. Posteriormente no software (Qgis 2.18) foi feita a conversão das coordenadas de extensão KML para shapefile, criando um banco de dados utilizado para produzir o mapa da distribuição espacial da bacaba. Entre as áreas pesquisadas a maior ocorrência identificada foi na microrregião de Rosário, com destaque para os municípios de Axixá e Presidente Juscelino; seguido da microrregião do Litoral Ocidental Maranhense, em Serrano do Maranhão. Constatou-se que as populações de bacaba estão bastante reduzidas nas áreas mapeadas, contudo ainda existem indivíduos preservados em quintais, favorecendo estratégias de conservação on farm.
id EMBR_8b7784dd1a18a98be90e5e90a3771f43
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1130296
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Áreas com potencial para conservação de recursos da bacaba (Oenocarpus distichus) no Estado do Maranhão, Brasil.ExtrativismoBacabaOenocarpus DistichusAs bacabeiras (Oenocarpus distichus) são palmeiras típicas da Amazônia que ocorrem com maior frequência no leste, dispersando-se do Pará ao Maranhão. A bacabeira por suas características ecobotânicas apresentam grandes oportunidades de serem valoradas em serviços ecossistêmicos. É explorada pelo extrativismo, seja para o consumo de seus frutos na forma de bebida ou na extração do óleo, podendo ser cultivadas em sistemas agroflorestais para a produção de frutos, palmito e, especialmente, o óleo. O presente estudo investigou e mapeou a ocorrência de populações naturais de Oenocarpus distichus no Maranhão para identificar as áreas com potenciais para conservação. A pesquisa é descritiva e foi realizada em diferentes sedes municipais e/ou povoados de seis microrregiões do estado do Maranhão: Baixada Maranhense, Gurupi, Chapada das Mangabeiras, Litoral Ocidental Maranhense, Rosário e Itapecuru. Os pontos de ocorrência foram georreferenciados e armazenadas no aparelho GPS. Posteriormente no software (Qgis 2.18) foi feita a conversão das coordenadas de extensão KML para shapefile, criando um banco de dados utilizado para produzir o mapa da distribuição espacial da bacaba. Entre as áreas pesquisadas a maior ocorrência identificada foi na microrregião de Rosário, com destaque para os municípios de Axixá e Presidente Juscelino; seguido da microrregião do Litoral Ocidental Maranhense, em Serrano do Maranhão. Constatou-se que as populações de bacaba estão bastante reduzidas nas áreas mapeadas, contudo ainda existem indivíduos preservados em quintais, favorecendo estratégias de conservação on farm.MARIA DAS GRACAS RODRIGUES FERREIRA, CPACP; NELCIMAR REIS SOUSA, CPACP; JOSE MARIO FERRO FRAZAO, CPACP; ZULIMAR MÁRITA RIBEIRO RODRIGUES, UFMA.FERREIRA, M. das G. R.SOUSA, N. R.FRAZAO, J. M. F.RODRIGUES, Z. M. R.2021-02-25T18:01:09Z2021-02-25T18:01:09Z2021-02-252020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18 p.Revista InterEspaço, v.6, p. 1-18, 2020.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/113029610.18764/2446-6549.e202039porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-02-25T18:01:18Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1130296Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-02-25T18:01:18falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-02-25T18:01:18Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Áreas com potencial para conservação de recursos da bacaba (Oenocarpus distichus) no Estado do Maranhão, Brasil.
title Áreas com potencial para conservação de recursos da bacaba (Oenocarpus distichus) no Estado do Maranhão, Brasil.
spellingShingle Áreas com potencial para conservação de recursos da bacaba (Oenocarpus distichus) no Estado do Maranhão, Brasil.
FERREIRA, M. das G. R.
Extrativismo
Bacaba
Oenocarpus Distichus
title_short Áreas com potencial para conservação de recursos da bacaba (Oenocarpus distichus) no Estado do Maranhão, Brasil.
title_full Áreas com potencial para conservação de recursos da bacaba (Oenocarpus distichus) no Estado do Maranhão, Brasil.
title_fullStr Áreas com potencial para conservação de recursos da bacaba (Oenocarpus distichus) no Estado do Maranhão, Brasil.
title_full_unstemmed Áreas com potencial para conservação de recursos da bacaba (Oenocarpus distichus) no Estado do Maranhão, Brasil.
title_sort Áreas com potencial para conservação de recursos da bacaba (Oenocarpus distichus) no Estado do Maranhão, Brasil.
author FERREIRA, M. das G. R.
author_facet FERREIRA, M. das G. R.
SOUSA, N. R.
FRAZAO, J. M. F.
RODRIGUES, Z. M. R.
author_role author
author2 SOUSA, N. R.
FRAZAO, J. M. F.
RODRIGUES, Z. M. R.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA DAS GRACAS RODRIGUES FERREIRA, CPACP; NELCIMAR REIS SOUSA, CPACP; JOSE MARIO FERRO FRAZAO, CPACP; ZULIMAR MÁRITA RIBEIRO RODRIGUES, UFMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, M. das G. R.
SOUSA, N. R.
FRAZAO, J. M. F.
RODRIGUES, Z. M. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Extrativismo
Bacaba
Oenocarpus Distichus
topic Extrativismo
Bacaba
Oenocarpus Distichus
description As bacabeiras (Oenocarpus distichus) são palmeiras típicas da Amazônia que ocorrem com maior frequência no leste, dispersando-se do Pará ao Maranhão. A bacabeira por suas características ecobotânicas apresentam grandes oportunidades de serem valoradas em serviços ecossistêmicos. É explorada pelo extrativismo, seja para o consumo de seus frutos na forma de bebida ou na extração do óleo, podendo ser cultivadas em sistemas agroflorestais para a produção de frutos, palmito e, especialmente, o óleo. O presente estudo investigou e mapeou a ocorrência de populações naturais de Oenocarpus distichus no Maranhão para identificar as áreas com potenciais para conservação. A pesquisa é descritiva e foi realizada em diferentes sedes municipais e/ou povoados de seis microrregiões do estado do Maranhão: Baixada Maranhense, Gurupi, Chapada das Mangabeiras, Litoral Ocidental Maranhense, Rosário e Itapecuru. Os pontos de ocorrência foram georreferenciados e armazenadas no aparelho GPS. Posteriormente no software (Qgis 2.18) foi feita a conversão das coordenadas de extensão KML para shapefile, criando um banco de dados utilizado para produzir o mapa da distribuição espacial da bacaba. Entre as áreas pesquisadas a maior ocorrência identificada foi na microrregião de Rosário, com destaque para os municípios de Axixá e Presidente Juscelino; seguido da microrregião do Litoral Ocidental Maranhense, em Serrano do Maranhão. Constatou-se que as populações de bacaba estão bastante reduzidas nas áreas mapeadas, contudo ainda existem indivíduos preservados em quintais, favorecendo estratégias de conservação on farm.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-02-25T18:01:09Z
2021-02-25T18:01:09Z
2021-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista InterEspaço, v.6, p. 1-18, 2020.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130296
10.18764/2446-6549.e202039
identifier_str_mv Revista InterEspaço, v.6, p. 1-18, 2020.
10.18764/2446-6549.e202039
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503503277719552