Distribuição dos contatos florísticos e refúgios vegetacionais no Pantanal brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, A. M. da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SILVA, J. dos S. V. da, LUCIANO, A. C. dos
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865153
Resumo: A vegetação do Pantanal é composta por quatro principais Regiões Fitoecológicas: Cerrado, Chaco, Mata Decídua e Mata Semidecídua. Os contatos florísticos são transições de diferentes Regiões Fitoecológicas onde as espécies se misturam e são de grande importância para o equilíbrio ambiental e da biodiversidade. O objetivo deste trabalho é mapear a distribuição das áreas de contatos florísticos e refúgios vegetacionais no Pantanal conforme os limites do bioma Pantanal e da planície do Pantanal. Foram utilizados mapas de vegetação e dos limites do Pantanal já existentes. Para elaboração dos mapas de distribuição e cálculo das áreas foi utilizado o SIG Spring. São mostrados mapas da distribuição dos contatos florísticos e refúgios vegetacionais de acordo com o limite do bioma e da planície. Os contatos florísticos possuem ampla ocorrência no Pantanal, ocupando 17,61% e 18,22% do bioma e da planície, respectivamente. Os refúgios foram observados nas Morrarias do Urucum, próxima a cidade de Corumbá, MS. Estes mapas podem ser utilizados como importantes ferramentas para planejamento e definição de normas para conservação e preservação das áreas de contatos florísticos e refúgios existentes no Pantanal.
id EMBR_8b8b18d4c2eaff849d6415b6277fc341
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/865153
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Distribuição dos contatos florísticos e refúgios vegetacionais no Pantanal brasileiro.Transição florísticaEcótonosEncravesEcotoneEnclaveFloristic transitionBiodiversidadeBiodiversityA vegetação do Pantanal é composta por quatro principais Regiões Fitoecológicas: Cerrado, Chaco, Mata Decídua e Mata Semidecídua. Os contatos florísticos são transições de diferentes Regiões Fitoecológicas onde as espécies se misturam e são de grande importância para o equilíbrio ambiental e da biodiversidade. O objetivo deste trabalho é mapear a distribuição das áreas de contatos florísticos e refúgios vegetacionais no Pantanal conforme os limites do bioma Pantanal e da planície do Pantanal. Foram utilizados mapas de vegetação e dos limites do Pantanal já existentes. Para elaboração dos mapas de distribuição e cálculo das áreas foi utilizado o SIG Spring. São mostrados mapas da distribuição dos contatos florísticos e refúgios vegetacionais de acordo com o limite do bioma e da planície. Os contatos florísticos possuem ampla ocorrência no Pantanal, ocupando 17,61% e 18,22% do bioma e da planície, respectivamente. Os refúgios foram observados nas Morrarias do Urucum, próxima a cidade de Corumbá, MS. Estes mapas podem ser utilizados como importantes ferramentas para planejamento e definição de normas para conservação e preservação das áreas de contatos florísticos e refúgios existentes no Pantanal.Geopantanal 2010.ARIADINY MONTEIRO DA SILVA, FEAGRI/UNICAMP; JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; ANA CLÁUDIA DOS SANTOS LUCIANO, Estagiária CNPTIA.SILVA, A. M. daSILVA, J. dos S. V. daLUCIANO, A. C. dos2011-04-09T17:48:01Z2011-04-09T17:48:01Z2010-10-2620102020-01-27T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 352-362.In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 3., 2010, Cáceres, MT. Anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuária; São José dos Campos: INPE, 2010.978-85-60424-05-4http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:51:16Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/865153Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:51:16Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Distribuição dos contatos florísticos e refúgios vegetacionais no Pantanal brasileiro.
title Distribuição dos contatos florísticos e refúgios vegetacionais no Pantanal brasileiro.
spellingShingle Distribuição dos contatos florísticos e refúgios vegetacionais no Pantanal brasileiro.
SILVA, A. M. da
Transição florística
Ecótonos
Encraves
Ecotone
Enclave
Floristic transition
Biodiversidade
Biodiversity
title_short Distribuição dos contatos florísticos e refúgios vegetacionais no Pantanal brasileiro.
title_full Distribuição dos contatos florísticos e refúgios vegetacionais no Pantanal brasileiro.
title_fullStr Distribuição dos contatos florísticos e refúgios vegetacionais no Pantanal brasileiro.
title_full_unstemmed Distribuição dos contatos florísticos e refúgios vegetacionais no Pantanal brasileiro.
title_sort Distribuição dos contatos florísticos e refúgios vegetacionais no Pantanal brasileiro.
author SILVA, A. M. da
author_facet SILVA, A. M. da
SILVA, J. dos S. V. da
LUCIANO, A. C. dos
author_role author
author2 SILVA, J. dos S. V. da
LUCIANO, A. C. dos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARIADINY MONTEIRO DA SILVA, FEAGRI/UNICAMP; JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; ANA CLÁUDIA DOS SANTOS LUCIANO, Estagiária CNPTIA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, A. M. da
SILVA, J. dos S. V. da
LUCIANO, A. C. dos
dc.subject.por.fl_str_mv Transição florística
Ecótonos
Encraves
Ecotone
Enclave
Floristic transition
Biodiversidade
Biodiversity
topic Transição florística
Ecótonos
Encraves
Ecotone
Enclave
Floristic transition
Biodiversidade
Biodiversity
description A vegetação do Pantanal é composta por quatro principais Regiões Fitoecológicas: Cerrado, Chaco, Mata Decídua e Mata Semidecídua. Os contatos florísticos são transições de diferentes Regiões Fitoecológicas onde as espécies se misturam e são de grande importância para o equilíbrio ambiental e da biodiversidade. O objetivo deste trabalho é mapear a distribuição das áreas de contatos florísticos e refúgios vegetacionais no Pantanal conforme os limites do bioma Pantanal e da planície do Pantanal. Foram utilizados mapas de vegetação e dos limites do Pantanal já existentes. Para elaboração dos mapas de distribuição e cálculo das áreas foi utilizado o SIG Spring. São mostrados mapas da distribuição dos contatos florísticos e refúgios vegetacionais de acordo com o limite do bioma e da planície. Os contatos florísticos possuem ampla ocorrência no Pantanal, ocupando 17,61% e 18,22% do bioma e da planície, respectivamente. Os refúgios foram observados nas Morrarias do Urucum, próxima a cidade de Corumbá, MS. Estes mapas podem ser utilizados como importantes ferramentas para planejamento e definição de normas para conservação e preservação das áreas de contatos florísticos e refúgios existentes no Pantanal.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-26
2010
2011-04-09T17:48:01Z
2011-04-09T17:48:01Z
2020-01-27T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 3., 2010, Cáceres, MT. Anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuária; São José dos Campos: INPE, 2010.
978-85-60424-05-4
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865153
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 3., 2010, Cáceres, MT. Anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuária; São José dos Campos: INPE, 2010.
978-85-60424-05-4
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 352-362.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695149640122368