Trocas gasosas e composição físico-química de vinhos em função de estratégias de irrigação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, R. L.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SILVA, J. A. B. da, BASSOI, L. H., PEREIRA, G. E., COSTA, B. R. S., OLIVEIRA, V. de S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1066488
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações nas variáveis fisiológicas e composição físico-química de vinhos elaborados a partir de videiras submetidas a diferentes estratégias de irrigação. Os tratamentos aplicados foram: irrigação plena - irrigação realizada durante todo o ciclo de produção; irrigação com déficit controlado - onde a irrigação foi interrompida aos 49 dias após a poda, sendo realizadas eventuais irrigações após a interrupção, de acordo com o monitoramento da água no solo; e a irrigação com déficit, onde a aplicação de água foi interrompida desde os 49 dapp até a colheita. O potencial hídrico foliar foi medido utilizando a bomba de Scholander. Os índices de clorofila a, be total foram mensurados utilizando o dispositivo portátil (ClorofiLOG -CFL 1030). As coletas de dados referentes a atividade fotossintética foram determinadas a partir do analisador portátil de gás por infravermelho (Modelo Li-6400). Os ácidos orgânicos e os compostos fenólicos foram quantificados utilizando a cromatografia líquida de alta eficiência. O déficit de irrigação reduziu o potencial hídrico, a fotossíntese, a produtividade, o ácido tartárico e aumentou a concentração de compostos fenólicos. Vinhos obtidos de uvas de plantas dos tratamentos com déficit podem ser destinados a elaboração de vinhos de guarda
id EMBR_8dcdf3a2feaabed8236008295869e9cf
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1066488
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Trocas gasosas e composição físico-química de vinhos em função de estratégias de irrigação.Variedade SyrahSemiáridoÁcidos orgânicosVinho tropicalAcids organicUvaIrrigaçãoClorofilaVitis ViniferaGrapesO objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações nas variáveis fisiológicas e composição físico-química de vinhos elaborados a partir de videiras submetidas a diferentes estratégias de irrigação. Os tratamentos aplicados foram: irrigação plena - irrigação realizada durante todo o ciclo de produção; irrigação com déficit controlado - onde a irrigação foi interrompida aos 49 dias após a poda, sendo realizadas eventuais irrigações após a interrupção, de acordo com o monitoramento da água no solo; e a irrigação com déficit, onde a aplicação de água foi interrompida desde os 49 dapp até a colheita. O potencial hídrico foliar foi medido utilizando a bomba de Scholander. Os índices de clorofila a, be total foram mensurados utilizando o dispositivo portátil (ClorofiLOG -CFL 1030). As coletas de dados referentes a atividade fotossintética foram determinadas a partir do analisador portátil de gás por infravermelho (Modelo Li-6400). Os ácidos orgânicos e os compostos fenólicos foram quantificados utilizando a cromatografia líquida de alta eficiência. O déficit de irrigação reduziu o potencial hídrico, a fotossíntese, a produtividade, o ácido tartárico e aumentou a concentração de compostos fenólicos. Vinhos obtidos de uvas de plantas dos tratamentos com déficit podem ser destinados a elaboração de vinhos de guardaEdição Especial, Irrigação.RUSSAIKA LÍRIO NASCIMENTO, UNIVASF; JOSÉ ALIÇANDRO BEZERRA DA SILVA, UNIVASF; LUIS HENRIQUE BASSOI, CNPDIA / CPATSA; GIULIANO ELIAS PEREIRA, CNPUV / CPATSA; BRUNO RICARDO SILVA COSTA, UNIVASF; VANESSA DE SOUZA OLIVEIRA, UNIVASF.NASCIMENTO, R. L.SILVA, J. A. B. daBASSOI, L. H.PEREIRA, G. E.COSTA, B. R. S.OLIVEIRA, V. de S.2019-08-17T00:39:28Z2019-08-17T00:39:28Z2017-03-0720162019-08-17T00:39:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleIrriga, Botucatu, v. 1, n. 1, p. 205-217, 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1066488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-08-17T00:39:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1066488Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-08-17T00:39:34falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-08-17T00:39:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Trocas gasosas e composição físico-química de vinhos em função de estratégias de irrigação.
title Trocas gasosas e composição físico-química de vinhos em função de estratégias de irrigação.
spellingShingle Trocas gasosas e composição físico-química de vinhos em função de estratégias de irrigação.
NASCIMENTO, R. L.
Variedade Syrah
Semiárido
Ácidos orgânicos
Vinho tropical
Acids organic
Uva
Irrigação
Clorofila
Vitis Vinifera
Grapes
title_short Trocas gasosas e composição físico-química de vinhos em função de estratégias de irrigação.
title_full Trocas gasosas e composição físico-química de vinhos em função de estratégias de irrigação.
title_fullStr Trocas gasosas e composição físico-química de vinhos em função de estratégias de irrigação.
title_full_unstemmed Trocas gasosas e composição físico-química de vinhos em função de estratégias de irrigação.
title_sort Trocas gasosas e composição físico-química de vinhos em função de estratégias de irrigação.
author NASCIMENTO, R. L.
author_facet NASCIMENTO, R. L.
SILVA, J. A. B. da
BASSOI, L. H.
PEREIRA, G. E.
COSTA, B. R. S.
OLIVEIRA, V. de S.
author_role author
author2 SILVA, J. A. B. da
BASSOI, L. H.
PEREIRA, G. E.
COSTA, B. R. S.
OLIVEIRA, V. de S.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUSSAIKA LÍRIO NASCIMENTO, UNIVASF; JOSÉ ALIÇANDRO BEZERRA DA SILVA, UNIVASF; LUIS HENRIQUE BASSOI, CNPDIA / CPATSA; GIULIANO ELIAS PEREIRA, CNPUV / CPATSA; BRUNO RICARDO SILVA COSTA, UNIVASF; VANESSA DE SOUZA OLIVEIRA, UNIVASF.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, R. L.
SILVA, J. A. B. da
BASSOI, L. H.
PEREIRA, G. E.
COSTA, B. R. S.
OLIVEIRA, V. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Variedade Syrah
Semiárido
Ácidos orgânicos
Vinho tropical
Acids organic
Uva
Irrigação
Clorofila
Vitis Vinifera
Grapes
topic Variedade Syrah
Semiárido
Ácidos orgânicos
Vinho tropical
Acids organic
Uva
Irrigação
Clorofila
Vitis Vinifera
Grapes
description O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações nas variáveis fisiológicas e composição físico-química de vinhos elaborados a partir de videiras submetidas a diferentes estratégias de irrigação. Os tratamentos aplicados foram: irrigação plena - irrigação realizada durante todo o ciclo de produção; irrigação com déficit controlado - onde a irrigação foi interrompida aos 49 dias após a poda, sendo realizadas eventuais irrigações após a interrupção, de acordo com o monitoramento da água no solo; e a irrigação com déficit, onde a aplicação de água foi interrompida desde os 49 dapp até a colheita. O potencial hídrico foliar foi medido utilizando a bomba de Scholander. Os índices de clorofila a, be total foram mensurados utilizando o dispositivo portátil (ClorofiLOG -CFL 1030). As coletas de dados referentes a atividade fotossintética foram determinadas a partir do analisador portátil de gás por infravermelho (Modelo Li-6400). Os ácidos orgânicos e os compostos fenólicos foram quantificados utilizando a cromatografia líquida de alta eficiência. O déficit de irrigação reduziu o potencial hídrico, a fotossíntese, a produtividade, o ácido tartárico e aumentou a concentração de compostos fenólicos. Vinhos obtidos de uvas de plantas dos tratamentos com déficit podem ser destinados a elaboração de vinhos de guarda
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-03-07
2019-08-17T00:39:28Z
2019-08-17T00:39:28Z
2019-08-17T00:39:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Irriga, Botucatu, v. 1, n. 1, p. 205-217, 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1066488
identifier_str_mv Irriga, Botucatu, v. 1, n. 1, p. 205-217, 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1066488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503479332438016