Influência de ferro e de alumínio amorfos do solo na reatividade de quatro corretivos de acidez.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, M. A. F.
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: RIBEIRO, A. C., COSTA, L. M. da, MOURA FILHO, W.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12758
Resumo: Foram tomadas amostras moídas de quatro rochas carbonatadas de gêneses distintas, sendo duas de baixa e duas de alta solubilidade. Amostras de três latossolos com teores distintos em Fe e Al obtidos pelo ataque sulfúrico, pelo ditionito-citrato-bicarbonato e pelo oxalato de amônio foram incubadas com os corretivos. Aplicaram-se os corretivos. Aplicaram-se os corretivos aos solos em dose calculada para elevar o nível de saturação por base a 60%. A umidade foi mantida próxima a da capacidade de campo durante os 120 dias de incubação. Os resultados obtidos permitem concluir que: a) a reatividade dos corretivos estudados depende de sua natureza, alem da classe de solo em que são aplicados; e b) houve capeamento de partículas de corretivo por oxi-hidróxidos de ferro e de alumínio no solo.
id EMBR_8e572bf61a0af64b3b845b3df126ec58
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/12758
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência de ferro e de alumínio amorfos do solo na reatividade de quatro corretivos de acidez.Corretivos agrícolasMármoreAnálise QuímicaCalcárioGranulometriaLatossoloSolubilizaçãoForam tomadas amostras moídas de quatro rochas carbonatadas de gêneses distintas, sendo duas de baixa e duas de alta solubilidade. Amostras de três latossolos com teores distintos em Fe e Al obtidos pelo ataque sulfúrico, pelo ditionito-citrato-bicarbonato e pelo oxalato de amônio foram incubadas com os corretivos. Aplicaram-se os corretivos. Aplicaram-se os corretivos aos solos em dose calculada para elevar o nível de saturação por base a 60%. A umidade foi mantida próxima a da capacidade de campo durante os 120 dias de incubação. Os resultados obtidos permitem concluir que: a) a reatividade dos corretivos estudados depende de sua natureza, alem da classe de solo em que são aplicados; e b) houve capeamento de partículas de corretivo por oxi-hidróxidos de ferro e de alumínio no solo.MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA; ANTONIO CARLOS RIBEIRO; LIOVANDO MARCIANO DA COSTA; WALDEMAR MOURA FILHO.GOMES, M. A. F.RIBEIRO, A. C.COSTA, L. M. daMOURA FILHO, W.2017-11-01T23:12:24Z2017-11-01T23:12:24Z1997-10-2819962017-11-01T23:12:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Ceres, Viçosa, v.43, n.249, p.444-453, 1996.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-11-01T23:12:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/12758Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-11-01T23:12:30falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-11-01T23:12:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência de ferro e de alumínio amorfos do solo na reatividade de quatro corretivos de acidez.
title Influência de ferro e de alumínio amorfos do solo na reatividade de quatro corretivos de acidez.
spellingShingle Influência de ferro e de alumínio amorfos do solo na reatividade de quatro corretivos de acidez.
GOMES, M. A. F.
Corretivos agrícolas
Mármore
Análise Química
Calcário
Granulometria
Latossolo
Solubilização
title_short Influência de ferro e de alumínio amorfos do solo na reatividade de quatro corretivos de acidez.
title_full Influência de ferro e de alumínio amorfos do solo na reatividade de quatro corretivos de acidez.
title_fullStr Influência de ferro e de alumínio amorfos do solo na reatividade de quatro corretivos de acidez.
title_full_unstemmed Influência de ferro e de alumínio amorfos do solo na reatividade de quatro corretivos de acidez.
title_sort Influência de ferro e de alumínio amorfos do solo na reatividade de quatro corretivos de acidez.
author GOMES, M. A. F.
author_facet GOMES, M. A. F.
RIBEIRO, A. C.
COSTA, L. M. da
MOURA FILHO, W.
author_role author
author2 RIBEIRO, A. C.
COSTA, L. M. da
MOURA FILHO, W.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA; ANTONIO CARLOS RIBEIRO; LIOVANDO MARCIANO DA COSTA; WALDEMAR MOURA FILHO.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, M. A. F.
RIBEIRO, A. C.
COSTA, L. M. da
MOURA FILHO, W.
dc.subject.por.fl_str_mv Corretivos agrícolas
Mármore
Análise Química
Calcário
Granulometria
Latossolo
Solubilização
topic Corretivos agrícolas
Mármore
Análise Química
Calcário
Granulometria
Latossolo
Solubilização
description Foram tomadas amostras moídas de quatro rochas carbonatadas de gêneses distintas, sendo duas de baixa e duas de alta solubilidade. Amostras de três latossolos com teores distintos em Fe e Al obtidos pelo ataque sulfúrico, pelo ditionito-citrato-bicarbonato e pelo oxalato de amônio foram incubadas com os corretivos. Aplicaram-se os corretivos. Aplicaram-se os corretivos aos solos em dose calculada para elevar o nível de saturação por base a 60%. A umidade foi mantida próxima a da capacidade de campo durante os 120 dias de incubação. Os resultados obtidos permitem concluir que: a) a reatividade dos corretivos estudados depende de sua natureza, alem da classe de solo em que são aplicados; e b) houve capeamento de partículas de corretivo por oxi-hidróxidos de ferro e de alumínio no solo.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1997-10-28
2017-11-01T23:12:24Z
2017-11-01T23:12:24Z
2017-11-01T23:12:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Ceres, Viçosa, v.43, n.249, p.444-453, 1996.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12758
identifier_str_mv Revista Ceres, Viçosa, v.43, n.249, p.444-453, 1996.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503443653591040