Adaptação do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) à seca.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUIMARÃES, C. M.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: STONE, L. F., BRUNINI, O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/214250
Resumo: Realizou-se este trabalho tendo em vista o propósito de se estudar a adaptação de genótipos de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) à seca, como suporte a programas de melhoramento que visem à criação de cultivares para regiões sujeitas a deficiência hídrica, mediante a avaliação do potencial da água nas folhas e da resistência difusiva estomática. Adicionalmente avaliou-se a técnica de medição da temperatura do dossel pela termometria de infravermelho para inferir o estado hídrico da planta. Os genótipos Carioca e RAB 96 foram submetidos, dos 20 dias após a emergência até a colheita, a dois tratamentos hídricos: irrigação adequada e com deficiência hídrica. Em geral, a cultivar Carioca manteve potenciais de água na folha mais altos e também melhor capacidade de recuperação hídrica, além de apresentar resistência difusiva estomática e temperatura do dossel mais baixas que a linhagem RAB 96 sendo, portanto, melhor adaptada à seca. A temperatura do dossel correlacionou-se significativamente com o potencial da água nas folhas e, devido a sua medição ser rápida e não-destrutiva, mostrou tratar-se de uma técnica útil no processo de seleção de genótipos para regiões sujeitas a deficiência hídrica.
id EMBR_900360311641a471e8762443a7487a55
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/214250
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Adaptação do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) à seca.Resistência difusiva estomáticaFeijãoPhaseolus VulgarisSecaTermômetroRealizou-se este trabalho tendo em vista o propósito de se estudar a adaptação de genótipos de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) à seca, como suporte a programas de melhoramento que visem à criação de cultivares para regiões sujeitas a deficiência hídrica, mediante a avaliação do potencial da água nas folhas e da resistência difusiva estomática. Adicionalmente avaliou-se a técnica de medição da temperatura do dossel pela termometria de infravermelho para inferir o estado hídrico da planta. Os genótipos Carioca e RAB 96 foram submetidos, dos 20 dias após a emergência até a colheita, a dois tratamentos hídricos: irrigação adequada e com deficiência hídrica. Em geral, a cultivar Carioca manteve potenciais de água na folha mais altos e também melhor capacidade de recuperação hídrica, além de apresentar resistência difusiva estomática e temperatura do dossel mais baixas que a linhagem RAB 96 sendo, portanto, melhor adaptada à seca. A temperatura do dossel correlacionou-se significativamente com o potencial da água nas folhas e, devido a sua medição ser rápida e não-destrutiva, mostrou tratar-se de uma técnica útil no processo de seleção de genótipos para regiões sujeitas a deficiência hídrica.CLEBER MORAIS GUIMARAES, CNPAF; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; ORIVALDO BRUNINI, IAC.GUIMARÃES, C. M.STONE, L. F.BRUNINI, O.2019-02-12T23:46:30Z2019-02-12T23:46:30Z2006-08-0720062019-02-12T23:46:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 10, n. 1, p. 70-75, jan./mar. 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/214250porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-02-12T23:46:37Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/214250Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-02-12T23:46:37falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-02-12T23:46:37Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) à seca.
title Adaptação do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) à seca.
spellingShingle Adaptação do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) à seca.
GUIMARÃES, C. M.
Resistência difusiva estomática
Feijão
Phaseolus Vulgaris
Seca
Termômetro
title_short Adaptação do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) à seca.
title_full Adaptação do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) à seca.
title_fullStr Adaptação do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) à seca.
title_full_unstemmed Adaptação do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) à seca.
title_sort Adaptação do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) à seca.
author GUIMARÃES, C. M.
author_facet GUIMARÃES, C. M.
STONE, L. F.
BRUNINI, O.
author_role author
author2 STONE, L. F.
BRUNINI, O.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLEBER MORAIS GUIMARAES, CNPAF; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; ORIVALDO BRUNINI, IAC.
dc.contributor.author.fl_str_mv GUIMARÃES, C. M.
STONE, L. F.
BRUNINI, O.
dc.subject.por.fl_str_mv Resistência difusiva estomática
Feijão
Phaseolus Vulgaris
Seca
Termômetro
topic Resistência difusiva estomática
Feijão
Phaseolus Vulgaris
Seca
Termômetro
description Realizou-se este trabalho tendo em vista o propósito de se estudar a adaptação de genótipos de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) à seca, como suporte a programas de melhoramento que visem à criação de cultivares para regiões sujeitas a deficiência hídrica, mediante a avaliação do potencial da água nas folhas e da resistência difusiva estomática. Adicionalmente avaliou-se a técnica de medição da temperatura do dossel pela termometria de infravermelho para inferir o estado hídrico da planta. Os genótipos Carioca e RAB 96 foram submetidos, dos 20 dias após a emergência até a colheita, a dois tratamentos hídricos: irrigação adequada e com deficiência hídrica. Em geral, a cultivar Carioca manteve potenciais de água na folha mais altos e também melhor capacidade de recuperação hídrica, além de apresentar resistência difusiva estomática e temperatura do dossel mais baixas que a linhagem RAB 96 sendo, portanto, melhor adaptada à seca. A temperatura do dossel correlacionou-se significativamente com o potencial da água nas folhas e, devido a sua medição ser rápida e não-destrutiva, mostrou tratar-se de uma técnica útil no processo de seleção de genótipos para regiões sujeitas a deficiência hídrica.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-07
2006
2019-02-12T23:46:30Z
2019-02-12T23:46:30Z
2019-02-12T23:46:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 10, n. 1, p. 70-75, jan./mar. 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/214250
identifier_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 10, n. 1, p. 70-75, jan./mar. 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/214250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503471406252032