Semeadura direta de arroz em resteva de soja cultivada no sistema sulco-camalhão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONCENÇO, G.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: PARFITT, J. M. B., SINNEMANN, C. S., CAMPOS, A. D. S., VEIGA, A. B., BERGMANN, H. M., MELO, T. S., SILVA, L. B. X.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127408
Resumo: Nas Terras Baixas do Rio Grande do Sul predomina o monocultivo do arroz irrigado, que resultou na seleção de espécies daninhas resistentes aos herbicidas. Demanda-se altos investimentos em herbicidas para o controle dessas plantas, e a rotação de culturas torna-se essencial para otimizar os custos de produção. A soja é uma das alternativas para rotação, mas enfrenta as limitações físicas e hídricas dos solos de várzeas. Por isso, o plantio é feito em grande parte, sobre sulco-camalhões. Um dos inconvenientes é que os camalhões devem ser desmanchados antes da semeadura do arroz na safra subsequente, o que representa custo adicional. Objetivou se determinar a viabilidade da semeadura do arroz diretamente sobre a resteva da soja cultivada em sulco-camalhões. Após a colheita da soja foi semeado azevém, dessecado 15 dias antes do plantio do arroz. Foram avaliados indicadores de estabelecimento e desenvolvimento inicial da cultura do arroz, comparativamente a área sem sulco-camalhão. A semeadura do arroz diretamente sobre sulco-camalhão residual da soja da safra anterior resulta em redução entre 5 e 15% no estabelecimento das plantas da cultura; no entanto, isso não afeta a produtividade de grãos. Há potencial viabilidade da semeadura direta do arroz sobre sulco-camalhões residuais de safra anterior de soja em áreas de terras baixas de clima temperado, mas maiores estudos são necessários antes de sua ampla recomendação.
id EMBR_90df0cedeed6abbfe73c2b6221f511d2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1127408
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Semeadura direta de arroz em resteva de soja cultivada no sistema sulco-camalhão.Glycine MaxOryza SativaArrozSolo HidromórficoRotação de CulturaNas Terras Baixas do Rio Grande do Sul predomina o monocultivo do arroz irrigado, que resultou na seleção de espécies daninhas resistentes aos herbicidas. Demanda-se altos investimentos em herbicidas para o controle dessas plantas, e a rotação de culturas torna-se essencial para otimizar os custos de produção. A soja é uma das alternativas para rotação, mas enfrenta as limitações físicas e hídricas dos solos de várzeas. Por isso, o plantio é feito em grande parte, sobre sulco-camalhões. Um dos inconvenientes é que os camalhões devem ser desmanchados antes da semeadura do arroz na safra subsequente, o que representa custo adicional. Objetivou se determinar a viabilidade da semeadura do arroz diretamente sobre a resteva da soja cultivada em sulco-camalhões. Após a colheita da soja foi semeado azevém, dessecado 15 dias antes do plantio do arroz. Foram avaliados indicadores de estabelecimento e desenvolvimento inicial da cultura do arroz, comparativamente a área sem sulco-camalhão. A semeadura do arroz diretamente sobre sulco-camalhão residual da soja da safra anterior resulta em redução entre 5 e 15% no estabelecimento das plantas da cultura; no entanto, isso não afeta a produtividade de grãos. Há potencial viabilidade da semeadura direta do arroz sobre sulco-camalhões residuais de safra anterior de soja em áreas de terras baixas de clima temperado, mas maiores estudos são necessários antes de sua ampla recomendação.GERMANI CONCENCO, CPACT; JOSE MARIA BARBAT PARFITT, CPACT; CAMILA S. SINNEMANN, UFPEL; ALEXSSANDRA D. S. CAMPOS, UFPEL; ALISSOM B. VEIGA, UFPEL; HENRIQUE M. BERGMANN, UFPEL; THAIS S. MELO, UFPEL; LARYSSA B. X. SILVA, UFPEL.CONCENÇO, G.PARFITT, J. M. B.SINNEMANN, C. S.CAMPOS, A. D. S.VEIGA, A. B.BERGMANN, H. M.MELO, T. S.SILVA, L. B. X.2020-12-02T09:06:41Z2020-12-02T09:06:41Z2020-12-012020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 13221-13231, mar. 2020.2525-8761http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/112740810.34117/bjdv6n3-258porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-12-02T09:06:47Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1127408Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-12-02T09:06:47falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-12-02T09:06:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Semeadura direta de arroz em resteva de soja cultivada no sistema sulco-camalhão.
title Semeadura direta de arroz em resteva de soja cultivada no sistema sulco-camalhão.
spellingShingle Semeadura direta de arroz em resteva de soja cultivada no sistema sulco-camalhão.
CONCENÇO, G.
Glycine Max
Oryza Sativa
Arroz
Solo Hidromórfico
Rotação de Cultura
title_short Semeadura direta de arroz em resteva de soja cultivada no sistema sulco-camalhão.
title_full Semeadura direta de arroz em resteva de soja cultivada no sistema sulco-camalhão.
title_fullStr Semeadura direta de arroz em resteva de soja cultivada no sistema sulco-camalhão.
title_full_unstemmed Semeadura direta de arroz em resteva de soja cultivada no sistema sulco-camalhão.
title_sort Semeadura direta de arroz em resteva de soja cultivada no sistema sulco-camalhão.
author CONCENÇO, G.
author_facet CONCENÇO, G.
PARFITT, J. M. B.
SINNEMANN, C. S.
CAMPOS, A. D. S.
VEIGA, A. B.
BERGMANN, H. M.
MELO, T. S.
SILVA, L. B. X.
author_role author
author2 PARFITT, J. M. B.
SINNEMANN, C. S.
CAMPOS, A. D. S.
VEIGA, A. B.
BERGMANN, H. M.
MELO, T. S.
SILVA, L. B. X.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GERMANI CONCENCO, CPACT; JOSE MARIA BARBAT PARFITT, CPACT; CAMILA S. SINNEMANN, UFPEL; ALEXSSANDRA D. S. CAMPOS, UFPEL; ALISSOM B. VEIGA, UFPEL; HENRIQUE M. BERGMANN, UFPEL; THAIS S. MELO, UFPEL; LARYSSA B. X. SILVA, UFPEL.
dc.contributor.author.fl_str_mv CONCENÇO, G.
PARFITT, J. M. B.
SINNEMANN, C. S.
CAMPOS, A. D. S.
VEIGA, A. B.
BERGMANN, H. M.
MELO, T. S.
SILVA, L. B. X.
dc.subject.por.fl_str_mv Glycine Max
Oryza Sativa
Arroz
Solo Hidromórfico
Rotação de Cultura
topic Glycine Max
Oryza Sativa
Arroz
Solo Hidromórfico
Rotação de Cultura
description Nas Terras Baixas do Rio Grande do Sul predomina o monocultivo do arroz irrigado, que resultou na seleção de espécies daninhas resistentes aos herbicidas. Demanda-se altos investimentos em herbicidas para o controle dessas plantas, e a rotação de culturas torna-se essencial para otimizar os custos de produção. A soja é uma das alternativas para rotação, mas enfrenta as limitações físicas e hídricas dos solos de várzeas. Por isso, o plantio é feito em grande parte, sobre sulco-camalhões. Um dos inconvenientes é que os camalhões devem ser desmanchados antes da semeadura do arroz na safra subsequente, o que representa custo adicional. Objetivou se determinar a viabilidade da semeadura do arroz diretamente sobre a resteva da soja cultivada em sulco-camalhões. Após a colheita da soja foi semeado azevém, dessecado 15 dias antes do plantio do arroz. Foram avaliados indicadores de estabelecimento e desenvolvimento inicial da cultura do arroz, comparativamente a área sem sulco-camalhão. A semeadura do arroz diretamente sobre sulco-camalhão residual da soja da safra anterior resulta em redução entre 5 e 15% no estabelecimento das plantas da cultura; no entanto, isso não afeta a produtividade de grãos. Há potencial viabilidade da semeadura direta do arroz sobre sulco-camalhões residuais de safra anterior de soja em áreas de terras baixas de clima temperado, mas maiores estudos são necessários antes de sua ampla recomendação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02T09:06:41Z
2020-12-02T09:06:41Z
2020-12-01
2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 13221-13231, mar. 2020.
2525-8761
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127408
10.34117/bjdv6n3-258
identifier_str_mv Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 13221-13231, mar. 2020.
2525-8761
10.34117/bjdv6n3-258
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503498651402240