Teor de fibra e digestibilidade in vitro da matéria seca de Brachiaria brizantha cv. Marandu em sistema silvipastoril.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALLI, J.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SILVA, A. da, HOLSCHUCH, S. G., BOURSCHEIDT, M. L. B., GOMES, G. J., DOMICIANO, L. F., PINA, D. dos S., PEDREIRA, B. C. e
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040373
Resumo: O teor de fibra e digestibilidade in vitro da material seca (DIVMS) das forrageiras são variáveis de grande interferência na produção animal e podem ser influenciados pelo nível de sombreamento do sistema. O objetivo com este trabalho foi avaliar teor de fibra e digestibilidade do capim Marandu (Brachiaria brizantha cv. Marandu) em sistema silvipastoril. O delineamento foi inteiramente casualizado, em parcela subdividida, com quatro repetições. Os teores de FDN e FDA foram maiores no outono (63,4% e 30,8%) e menores para inverno e verão (59,0 e 27%). A DIVMS foi afetada pela interação estações do ano x face de exposição do renque de Eucalipto (P<0,05). Na face norte a digestibilidade foi maior para verão e outono (77,2%) e menor para inverno (75,3%). A face sul apresentou maior digestibilidade no verão (81%), e valor intermediário no outono (77%) com menor valor no inverno (71%). O teor de fibra e digestibilidade da forragem de capim Marandu em sistemas silvipastoris com renques espaçados de 30 metros e com árvores de até 9 metros varia em função da distância do renque, face de exposição e estação do ano.
id EMBR_91fdae19f95f84322ac6286dbe2d5a09
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1040373
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Teor de fibra e digestibilidade in vitro da matéria seca de Brachiaria brizantha cv. Marandu em sistema silvipastoril.IlpfIntegração lavoura-pecuária-florestaEucaliptoMateria secaBrachiaria brizanthaO teor de fibra e digestibilidade in vitro da material seca (DIVMS) das forrageiras são variáveis de grande interferência na produção animal e podem ser influenciados pelo nível de sombreamento do sistema. O objetivo com este trabalho foi avaliar teor de fibra e digestibilidade do capim Marandu (Brachiaria brizantha cv. Marandu) em sistema silvipastoril. O delineamento foi inteiramente casualizado, em parcela subdividida, com quatro repetições. Os teores de FDN e FDA foram maiores no outono (63,4% e 30,8%) e menores para inverno e verão (59,0 e 27%). A DIVMS foi afetada pela interação estações do ano x face de exposição do renque de Eucalipto (P<0,05). Na face norte a digestibilidade foi maior para verão e outono (77,2%) e menor para inverno (75,3%). A face sul apresentou maior digestibilidade no verão (81%), e valor intermediário no outono (77%) com menor valor no inverno (71%). O teor de fibra e digestibilidade da forragem de capim Marandu em sistemas silvipastoris com renques espaçados de 30 metros e com árvores de até 9 metros varia em função da distância do renque, face de exposição e estação do ano.JOSIANA CAVALLI, UFMT; ANGÉLICA DA SILVA, UFMT; SOLANGE GARCIA HOLSCHUCH, UFMT; MAIRA LAÍS BOTH BOURSCHEIDT, UFMT; FAGNER JUNIOR GOMES, USP; LEANDRO FERREIRA DOMICIANO, UFMT; DOUGLAS DOS SANTOS PINA, UFMT; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT.CAVALLI, J.SILVA, A. daHOLSCHUCH, S. G.BOURSCHEIDT, M. L. B.GOMES, G. J.DOMICIANO, L. F.PINA, D. dos S.PEDREIRA, B. C. e2016-03-09T11:11:11Z2016-03-09T11:11:11Z2016-03-0920152016-04-04T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 25., 2015, Fortaleza. Dimensões tecnológicas e sociais da zootecnia: anais. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015. ZOOTEC.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:42:10Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1040373Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:42:10Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Teor de fibra e digestibilidade in vitro da matéria seca de Brachiaria brizantha cv. Marandu em sistema silvipastoril.
title Teor de fibra e digestibilidade in vitro da matéria seca de Brachiaria brizantha cv. Marandu em sistema silvipastoril.
spellingShingle Teor de fibra e digestibilidade in vitro da matéria seca de Brachiaria brizantha cv. Marandu em sistema silvipastoril.
CAVALLI, J.
Ilpf
Integração lavoura-pecuária-floresta
Eucalipto
Materia seca
Brachiaria brizantha
title_short Teor de fibra e digestibilidade in vitro da matéria seca de Brachiaria brizantha cv. Marandu em sistema silvipastoril.
title_full Teor de fibra e digestibilidade in vitro da matéria seca de Brachiaria brizantha cv. Marandu em sistema silvipastoril.
title_fullStr Teor de fibra e digestibilidade in vitro da matéria seca de Brachiaria brizantha cv. Marandu em sistema silvipastoril.
title_full_unstemmed Teor de fibra e digestibilidade in vitro da matéria seca de Brachiaria brizantha cv. Marandu em sistema silvipastoril.
title_sort Teor de fibra e digestibilidade in vitro da matéria seca de Brachiaria brizantha cv. Marandu em sistema silvipastoril.
author CAVALLI, J.
author_facet CAVALLI, J.
SILVA, A. da
HOLSCHUCH, S. G.
BOURSCHEIDT, M. L. B.
GOMES, G. J.
DOMICIANO, L. F.
PINA, D. dos S.
PEDREIRA, B. C. e
author_role author
author2 SILVA, A. da
HOLSCHUCH, S. G.
BOURSCHEIDT, M. L. B.
GOMES, G. J.
DOMICIANO, L. F.
PINA, D. dos S.
PEDREIRA, B. C. e
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSIANA CAVALLI, UFMT; ANGÉLICA DA SILVA, UFMT; SOLANGE GARCIA HOLSCHUCH, UFMT; MAIRA LAÍS BOTH BOURSCHEIDT, UFMT; FAGNER JUNIOR GOMES, USP; LEANDRO FERREIRA DOMICIANO, UFMT; DOUGLAS DOS SANTOS PINA, UFMT; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALLI, J.
SILVA, A. da
HOLSCHUCH, S. G.
BOURSCHEIDT, M. L. B.
GOMES, G. J.
DOMICIANO, L. F.
PINA, D. dos S.
PEDREIRA, B. C. e
dc.subject.por.fl_str_mv Ilpf
Integração lavoura-pecuária-floresta
Eucalipto
Materia seca
Brachiaria brizantha
topic Ilpf
Integração lavoura-pecuária-floresta
Eucalipto
Materia seca
Brachiaria brizantha
description O teor de fibra e digestibilidade in vitro da material seca (DIVMS) das forrageiras são variáveis de grande interferência na produção animal e podem ser influenciados pelo nível de sombreamento do sistema. O objetivo com este trabalho foi avaliar teor de fibra e digestibilidade do capim Marandu (Brachiaria brizantha cv. Marandu) em sistema silvipastoril. O delineamento foi inteiramente casualizado, em parcela subdividida, com quatro repetições. Os teores de FDN e FDA foram maiores no outono (63,4% e 30,8%) e menores para inverno e verão (59,0 e 27%). A DIVMS foi afetada pela interação estações do ano x face de exposição do renque de Eucalipto (P<0,05). Na face norte a digestibilidade foi maior para verão e outono (77,2%) e menor para inverno (75,3%). A face sul apresentou maior digestibilidade no verão (81%), e valor intermediário no outono (77%) com menor valor no inverno (71%). O teor de fibra e digestibilidade da forragem de capim Marandu em sistemas silvipastoris com renques espaçados de 30 metros e com árvores de até 9 metros varia em função da distância do renque, face de exposição e estação do ano.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-03-09T11:11:11Z
2016-03-09T11:11:11Z
2016-03-09
2016-04-04T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 25., 2015, Fortaleza. Dimensões tecnológicas e sociais da zootecnia: anais. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015. ZOOTEC.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040373
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 25., 2015, Fortaleza. Dimensões tecnológicas e sociais da zootecnia: anais. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015. ZOOTEC.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695426403368960