Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, A. de S. P.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SILVA JÚNIOR, R. G. C., VIEIRA, M. C. A., NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. do, SILVA, A. F., LIMA, K. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146946
Resumo: O objetivo deste trabalho foi relatar as práticas educativas ambientais desenvolvidas por educadores e educandos da Sala Avançada D. Pedro II, na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia, e seus resultados para o desenvolvimento da educação na rede municipal de ensino. Este relato foi desenvolvido a partir de um estudo de caráter descritivo, tendo como participantes discentes de classes multisseriadas dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a fim de conhecer, sob a ótica da educação ambiental, as ações dos indivíduos ou grupos em seu próprio ambiente e contexto social. A abordagem qualitativa foi utilizada com o intuito de obter uma maior compreensão da comunidade e a existência dessas práticas educativas relacionadas à educação ambiental como um instrumento de emancipação dos sujeitos. Como resultado, identificou-se que os discentes e a comunidade perceberam o poder das ações realizadas de forma coletiva e construíram novos conhecimentos. Contudo, a promoção de práticas relacionadas à educação ambiental deve ser exercida por todos, pois a temática envolve toda a sociedade e transcende o espaço escolar. Sendo assim, torna-se necessário difundir essas boas práticas por todos os lugares, para que os objetivos sejam atingidos coletivamente.
id EMBR_9481f43e20c2f23b6fd1295a74acf434
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1146946
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino.Educação do CampoPráticas educativasDesenvolvimento SustentávelDesenvolvimento RuralEducação AmbientalSustainable developmentRural developmentO objetivo deste trabalho foi relatar as práticas educativas ambientais desenvolvidas por educadores e educandos da Sala Avançada D. Pedro II, na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia, e seus resultados para o desenvolvimento da educação na rede municipal de ensino. Este relato foi desenvolvido a partir de um estudo de caráter descritivo, tendo como participantes discentes de classes multisseriadas dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a fim de conhecer, sob a ótica da educação ambiental, as ações dos indivíduos ou grupos em seu próprio ambiente e contexto social. A abordagem qualitativa foi utilizada com o intuito de obter uma maior compreensão da comunidade e a existência dessas práticas educativas relacionadas à educação ambiental como um instrumento de emancipação dos sujeitos. Como resultado, identificou-se que os discentes e a comunidade perceberam o poder das ações realizadas de forma coletiva e construíram novos conhecimentos. Contudo, a promoção de práticas relacionadas à educação ambiental deve ser exercida por todos, pois a temática envolve toda a sociedade e transcende o espaço escolar. Sendo assim, torna-se necessário difundir essas boas práticas por todos os lugares, para que os objetivos sejam atingidos coletivamente.ADRIANA DE SÁ PASSOS SANTOS, UNIVASF; RENÉ GERALDO CORDEIRO SILVA JÚNIOR, UFRPE; MICHELLE CHRISTINI ARAÚJO VIEIRA, UNIVASF; BRAZ JOSÉ DO NASCIMENTO JÚNIOR, UFPE; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; KEDMA MAGALHÃES LIMA, UNIVASF.SANTOS, A. de S. P.SILVA JÚNIOR, R. G. C.VIEIRA, M. C. A.NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. doSILVA, A. F.LIMA, K. M.2022-09-28T19:07:05Z2022-09-28T19:07:05Z2022-09-282022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Educação Popular, v. 21, n. 1, p. 346-355, 2022.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146946porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-09-28T19:07:13Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1146946Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-09-28T19:07:13falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-09-28T19:07:13Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino.
title Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino.
spellingShingle Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino.
SANTOS, A. de S. P.
Educação do Campo
Práticas educativas
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Rural
Educação Ambiental
Sustainable development
Rural development
title_short Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino.
title_full Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino.
title_fullStr Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino.
title_full_unstemmed Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino.
title_sort Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino.
author SANTOS, A. de S. P.
author_facet SANTOS, A. de S. P.
SILVA JÚNIOR, R. G. C.
VIEIRA, M. C. A.
NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. do
SILVA, A. F.
LIMA, K. M.
author_role author
author2 SILVA JÚNIOR, R. G. C.
VIEIRA, M. C. A.
NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. do
SILVA, A. F.
LIMA, K. M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ADRIANA DE SÁ PASSOS SANTOS, UNIVASF; RENÉ GERALDO CORDEIRO SILVA JÚNIOR, UFRPE; MICHELLE CHRISTINI ARAÚJO VIEIRA, UNIVASF; BRAZ JOSÉ DO NASCIMENTO JÚNIOR, UFPE; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; KEDMA MAGALHÃES LIMA, UNIVASF.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, A. de S. P.
SILVA JÚNIOR, R. G. C.
VIEIRA, M. C. A.
NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. do
SILVA, A. F.
LIMA, K. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Práticas educativas
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Rural
Educação Ambiental
Sustainable development
Rural development
topic Educação do Campo
Práticas educativas
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Rural
Educação Ambiental
Sustainable development
Rural development
description O objetivo deste trabalho foi relatar as práticas educativas ambientais desenvolvidas por educadores e educandos da Sala Avançada D. Pedro II, na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia, e seus resultados para o desenvolvimento da educação na rede municipal de ensino. Este relato foi desenvolvido a partir de um estudo de caráter descritivo, tendo como participantes discentes de classes multisseriadas dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a fim de conhecer, sob a ótica da educação ambiental, as ações dos indivíduos ou grupos em seu próprio ambiente e contexto social. A abordagem qualitativa foi utilizada com o intuito de obter uma maior compreensão da comunidade e a existência dessas práticas educativas relacionadas à educação ambiental como um instrumento de emancipação dos sujeitos. Como resultado, identificou-se que os discentes e a comunidade perceberam o poder das ações realizadas de forma coletiva e construíram novos conhecimentos. Contudo, a promoção de práticas relacionadas à educação ambiental deve ser exercida por todos, pois a temática envolve toda a sociedade e transcende o espaço escolar. Sendo assim, torna-se necessário difundir essas boas práticas por todos os lugares, para que os objetivos sejam atingidos coletivamente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T19:07:05Z
2022-09-28T19:07:05Z
2022-09-28
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Educação Popular, v. 21, n. 1, p. 346-355, 2022.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146946
identifier_str_mv Revista de Educação Popular, v. 21, n. 1, p. 346-355, 2022.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503531913281536