Sazonalidade da produtividade e pós-colheita de melão Pele de Sapo submetido à lâminas de irrigação e doses de bioestimulante.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, D. S. R.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SIMOES, W. L., SILVA, J. A. B. da, AMORIM, M. do N., SILVA, J. S. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146759
Resumo: Buscando minimizar os efeitos sazonais nas plantas cultivadas em diferentes épocas, o presente estudo objetivou avaliar as respostas de produtividade e pós-colheita do melão ?pele de sapo? submetido à lâminas de irrigação e doses de bioestimulante em diferentes períodos no Semiárido brasileiro. As parcelas foram as lâminas de irrigação: 60; 80; 100; e 120% da evapotranspiração da cultura (ETc), as subparcelas foram cinco doses do bioestimulante Stimulate®: 0; 0,6; 1,2; 2,4 e 4,8 L ha-1, e as subsubparcelas foram dois períodos de cultivo: quente e frio. Foram avaliadas as variáveis produtividade total e comercial, peso médio do fruto comercial, sólidos solúveis totais (SST), pH, acidez total titulável (ATT) e firmeza de polpa (FP). A dose de 4,8 L ha-1 com a lâmina de 120% da ETc, no período quente, promoveram melhores condições de desenvolvimento e, consequentemente, um maior incremento na produtividade quando comparado com o período frio do semiárido brasileiro. A qualidade dos frutos foi influenciada pelo maior teor de SST no período quente e ATT no período frio, submetida à dose de 4,8 L ha-1 do Stimulate® e às lâminas abaixo de 100% da evapotranspiração da cultura.
id EMBR_95491a880c39f5d7577f552f517d3e38
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1146759
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Sazonalidade da produtividade e pós-colheita de melão Pele de Sapo submetido à lâminas de irrigação e doses de bioestimulante.Qualidade do frutoPele de sapoBioestimulanteSemiáridoMelãoPós-ColheitaIrrigaçãoProdutividadePostharvest treatmentPostharvest physiologyMelonsFruit qualityBuscando minimizar os efeitos sazonais nas plantas cultivadas em diferentes épocas, o presente estudo objetivou avaliar as respostas de produtividade e pós-colheita do melão ?pele de sapo? submetido à lâminas de irrigação e doses de bioestimulante em diferentes períodos no Semiárido brasileiro. As parcelas foram as lâminas de irrigação: 60; 80; 100; e 120% da evapotranspiração da cultura (ETc), as subparcelas foram cinco doses do bioestimulante Stimulate®: 0; 0,6; 1,2; 2,4 e 4,8 L ha-1, e as subsubparcelas foram dois períodos de cultivo: quente e frio. Foram avaliadas as variáveis produtividade total e comercial, peso médio do fruto comercial, sólidos solúveis totais (SST), pH, acidez total titulável (ATT) e firmeza de polpa (FP). A dose de 4,8 L ha-1 com a lâmina de 120% da ETc, no período quente, promoveram melhores condições de desenvolvimento e, consequentemente, um maior incremento na produtividade quando comparado com o período frio do semiárido brasileiro. A qualidade dos frutos foi influenciada pelo maior teor de SST no período quente e ATT no período frio, submetida à dose de 4,8 L ha-1 do Stimulate® e às lâminas abaixo de 100% da evapotranspiração da cultura.Edição Especial. Nordeste.DAÍSE SOUZA REIS LIMA, Docente, Faculdade de Tecnologia e Ciências-UniFTC; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; JOSÉ ALIÇANDRO BEZERRA DA SILVA, UNIVASF; MAGNO DO NASCIMENTO AMORIM, Mestrando da UNIVASF; JUCICLÉIA SOARES DA SILVA.LIMA, D. S. R.SIMOES, W. L.SILVA, J. A. B. daAMORIM, M. do N.SILVA, J. S. da2022-09-23T12:05:20Z2022-09-23T12:05:20Z2022-09-232021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleIrriga, v. 1, n. 1, p. 221-236, 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146759porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-09-23T12:05:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1146759Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-09-23T12:05:29falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-09-23T12:05:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Sazonalidade da produtividade e pós-colheita de melão Pele de Sapo submetido à lâminas de irrigação e doses de bioestimulante.
title Sazonalidade da produtividade e pós-colheita de melão Pele de Sapo submetido à lâminas de irrigação e doses de bioestimulante.
spellingShingle Sazonalidade da produtividade e pós-colheita de melão Pele de Sapo submetido à lâminas de irrigação e doses de bioestimulante.
LIMA, D. S. R.
Qualidade do fruto
Pele de sapo
Bioestimulante
Semiárido
Melão
Pós-Colheita
Irrigação
Produtividade
Postharvest treatment
Postharvest physiology
Melons
Fruit quality
title_short Sazonalidade da produtividade e pós-colheita de melão Pele de Sapo submetido à lâminas de irrigação e doses de bioestimulante.
title_full Sazonalidade da produtividade e pós-colheita de melão Pele de Sapo submetido à lâminas de irrigação e doses de bioestimulante.
title_fullStr Sazonalidade da produtividade e pós-colheita de melão Pele de Sapo submetido à lâminas de irrigação e doses de bioestimulante.
title_full_unstemmed Sazonalidade da produtividade e pós-colheita de melão Pele de Sapo submetido à lâminas de irrigação e doses de bioestimulante.
title_sort Sazonalidade da produtividade e pós-colheita de melão Pele de Sapo submetido à lâminas de irrigação e doses de bioestimulante.
author LIMA, D. S. R.
author_facet LIMA, D. S. R.
SIMOES, W. L.
SILVA, J. A. B. da
AMORIM, M. do N.
SILVA, J. S. da
author_role author
author2 SIMOES, W. L.
SILVA, J. A. B. da
AMORIM, M. do N.
SILVA, J. S. da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DAÍSE SOUZA REIS LIMA, Docente, Faculdade de Tecnologia e Ciências-UniFTC; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; JOSÉ ALIÇANDRO BEZERRA DA SILVA, UNIVASF; MAGNO DO NASCIMENTO AMORIM, Mestrando da UNIVASF; JUCICLÉIA SOARES DA SILVA.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, D. S. R.
SIMOES, W. L.
SILVA, J. A. B. da
AMORIM, M. do N.
SILVA, J. S. da
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade do fruto
Pele de sapo
Bioestimulante
Semiárido
Melão
Pós-Colheita
Irrigação
Produtividade
Postharvest treatment
Postharvest physiology
Melons
Fruit quality
topic Qualidade do fruto
Pele de sapo
Bioestimulante
Semiárido
Melão
Pós-Colheita
Irrigação
Produtividade
Postharvest treatment
Postharvest physiology
Melons
Fruit quality
description Buscando minimizar os efeitos sazonais nas plantas cultivadas em diferentes épocas, o presente estudo objetivou avaliar as respostas de produtividade e pós-colheita do melão ?pele de sapo? submetido à lâminas de irrigação e doses de bioestimulante em diferentes períodos no Semiárido brasileiro. As parcelas foram as lâminas de irrigação: 60; 80; 100; e 120% da evapotranspiração da cultura (ETc), as subparcelas foram cinco doses do bioestimulante Stimulate®: 0; 0,6; 1,2; 2,4 e 4,8 L ha-1, e as subsubparcelas foram dois períodos de cultivo: quente e frio. Foram avaliadas as variáveis produtividade total e comercial, peso médio do fruto comercial, sólidos solúveis totais (SST), pH, acidez total titulável (ATT) e firmeza de polpa (FP). A dose de 4,8 L ha-1 com a lâmina de 120% da ETc, no período quente, promoveram melhores condições de desenvolvimento e, consequentemente, um maior incremento na produtividade quando comparado com o período frio do semiárido brasileiro. A qualidade dos frutos foi influenciada pelo maior teor de SST no período quente e ATT no período frio, submetida à dose de 4,8 L ha-1 do Stimulate® e às lâminas abaixo de 100% da evapotranspiração da cultura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-09-23T12:05:20Z
2022-09-23T12:05:20Z
2022-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Irriga, v. 1, n. 1, p. 221-236, 2021.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146759
identifier_str_mv Irriga, v. 1, n. 1, p. 221-236, 2021.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503531806326784