Estudo da reação de genótipos de videira quanto a resistência a Xanthomonas campestris pv. viticola, na região do Submédio São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEIXOTO, A. R.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SILVA, M. S., BARBOSA, M. A. G., LIMA, M. A. G., BORGES, I. V.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914876
Resumo: O cancro bacteriano, causado por Xanthomonas campestris pv. viticola (Xcv), é a doença bacteriana mais importante da videira na região do Submédio São Francisco. A reação de 18 genótipos de videira, sendo 12 de copa e seis de porta-enxerto, foi avaliada quanto a resistência ao patógeno, em condições de casa de vegetação. Mudas de videira foram inoculadas com a suspensão do isolado Xcv1 (A570=6x108UFC mL-1), incubadas em casa de vegetação e observadas diariamente quanto aos componentes epidemiológicos do cancro bacteriano: período de incubação (PI), incidência de folhas com sintomas (INC), incidência de folhas com cancro (IFC), severidade da doença (SEV), área abaixo da curva de progresso da severidade da doença (AACPSD). Todos os genótipos foram suscetíveis ao patógeno, embora diferindo significativamente entre si (P=0,05) para a maioria das variáveis analisadas. Em geral, ?Thompson Seedless? e ?A1118? apresentaram os maiores níveis de doença para todas as variáveis testadas, enquanto ?Paulsen 1103? destacou-se por possuir o maior valor de período de PI e os menores valores de INC, IFC, SEV e AACPSD, indicando grande potencial de utilização em programas de Melhoramento genético e manejo integrado. As correlações significativas (P=0,05) verificadas entre as variáveis estudadas indicam que quaisquer delas pode ser utilizada em pesquisas envolvendo reação de genótipos ao cancro bacteriano da videira.
id EMBR_988ee5d9a897392961b02baf67aa6cf5
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/914876
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estudo da reação de genótipos de videira quanto a resistência a Xanthomonas campestris pv. viticola, na região do Submédio São Francisco.Xanthomonas campestris pv viticolaUvaCancro BacterianoDoençaResistênciaVitis ViniferaGrapesO cancro bacteriano, causado por Xanthomonas campestris pv. viticola (Xcv), é a doença bacteriana mais importante da videira na região do Submédio São Francisco. A reação de 18 genótipos de videira, sendo 12 de copa e seis de porta-enxerto, foi avaliada quanto a resistência ao patógeno, em condições de casa de vegetação. Mudas de videira foram inoculadas com a suspensão do isolado Xcv1 (A570=6x108UFC mL-1), incubadas em casa de vegetação e observadas diariamente quanto aos componentes epidemiológicos do cancro bacteriano: período de incubação (PI), incidência de folhas com sintomas (INC), incidência de folhas com cancro (IFC), severidade da doença (SEV), área abaixo da curva de progresso da severidade da doença (AACPSD). Todos os genótipos foram suscetíveis ao patógeno, embora diferindo significativamente entre si (P=0,05) para a maioria das variáveis analisadas. Em geral, ?Thompson Seedless? e ?A1118? apresentaram os maiores níveis de doença para todas as variáveis testadas, enquanto ?Paulsen 1103? destacou-se por possuir o maior valor de período de PI e os menores valores de INC, IFC, SEV e AACPSD, indicando grande potencial de utilização em programas de Melhoramento genético e manejo integrado. As correlações significativas (P=0,05) verificadas entre as variáveis estudadas indicam que quaisquer delas pode ser utilizada em pesquisas envolvendo reação de genótipos ao cancro bacteriano da videira.Suplemento. Edição dos Resumos do 44 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Bento Gonçalves, ago. 2011.ANA ROSA PEIXOTO, UNEB; M. S. SILVA, UNEB; MARIA ANGELICA GUIMARAES BARBOSA, CPATSA; M. A. G. LIMA, UNEB; I. V. BORGES, UNEB.PEIXOTO, A. R.SILVA, M. S.BARBOSA, M. A. G.LIMA, M. A. G.BORGES, I. V.2012-02-09T11:11:11Z2012-02-09T11:11:11Z2012-02-0920112012-05-14T11:11:11ZResumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.p. 970.Tropical Plant Pathology, v. 36, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:11:44Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/914876Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:11:44Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da reação de genótipos de videira quanto a resistência a Xanthomonas campestris pv. viticola, na região do Submédio São Francisco.
title Estudo da reação de genótipos de videira quanto a resistência a Xanthomonas campestris pv. viticola, na região do Submédio São Francisco.
spellingShingle Estudo da reação de genótipos de videira quanto a resistência a Xanthomonas campestris pv. viticola, na região do Submédio São Francisco.
PEIXOTO, A. R.
Xanthomonas campestris pv viticola
Uva
Cancro Bacteriano
Doença
Resistência
Vitis Vinifera
Grapes
title_short Estudo da reação de genótipos de videira quanto a resistência a Xanthomonas campestris pv. viticola, na região do Submédio São Francisco.
title_full Estudo da reação de genótipos de videira quanto a resistência a Xanthomonas campestris pv. viticola, na região do Submédio São Francisco.
title_fullStr Estudo da reação de genótipos de videira quanto a resistência a Xanthomonas campestris pv. viticola, na região do Submédio São Francisco.
title_full_unstemmed Estudo da reação de genótipos de videira quanto a resistência a Xanthomonas campestris pv. viticola, na região do Submédio São Francisco.
title_sort Estudo da reação de genótipos de videira quanto a resistência a Xanthomonas campestris pv. viticola, na região do Submédio São Francisco.
author PEIXOTO, A. R.
author_facet PEIXOTO, A. R.
SILVA, M. S.
BARBOSA, M. A. G.
LIMA, M. A. G.
BORGES, I. V.
author_role author
author2 SILVA, M. S.
BARBOSA, M. A. G.
LIMA, M. A. G.
BORGES, I. V.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANA ROSA PEIXOTO, UNEB; M. S. SILVA, UNEB; MARIA ANGELICA GUIMARAES BARBOSA, CPATSA; M. A. G. LIMA, UNEB; I. V. BORGES, UNEB.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEIXOTO, A. R.
SILVA, M. S.
BARBOSA, M. A. G.
LIMA, M. A. G.
BORGES, I. V.
dc.subject.por.fl_str_mv Xanthomonas campestris pv viticola
Uva
Cancro Bacteriano
Doença
Resistência
Vitis Vinifera
Grapes
topic Xanthomonas campestris pv viticola
Uva
Cancro Bacteriano
Doença
Resistência
Vitis Vinifera
Grapes
description O cancro bacteriano, causado por Xanthomonas campestris pv. viticola (Xcv), é a doença bacteriana mais importante da videira na região do Submédio São Francisco. A reação de 18 genótipos de videira, sendo 12 de copa e seis de porta-enxerto, foi avaliada quanto a resistência ao patógeno, em condições de casa de vegetação. Mudas de videira foram inoculadas com a suspensão do isolado Xcv1 (A570=6x108UFC mL-1), incubadas em casa de vegetação e observadas diariamente quanto aos componentes epidemiológicos do cancro bacteriano: período de incubação (PI), incidência de folhas com sintomas (INC), incidência de folhas com cancro (IFC), severidade da doença (SEV), área abaixo da curva de progresso da severidade da doença (AACPSD). Todos os genótipos foram suscetíveis ao patógeno, embora diferindo significativamente entre si (P=0,05) para a maioria das variáveis analisadas. Em geral, ?Thompson Seedless? e ?A1118? apresentaram os maiores níveis de doença para todas as variáveis testadas, enquanto ?Paulsen 1103? destacou-se por possuir o maior valor de período de PI e os menores valores de INC, IFC, SEV e AACPSD, indicando grande potencial de utilização em programas de Melhoramento genético e manejo integrado. As correlações significativas (P=0,05) verificadas entre as variáveis estudadas indicam que quaisquer delas pode ser utilizada em pesquisas envolvendo reação de genótipos ao cancro bacteriano da videira.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-02-09T11:11:11Z
2012-02-09T11:11:11Z
2012-02-09
2012-05-14T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Tropical Plant Pathology, v. 36, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914876
identifier_str_mv Tropical Plant Pathology, v. 36, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
p. 970.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695228062072832