Forma do fuste de eucalipto em diferentes arranjos de plantio e espaçamentos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CERQUEIRA, C. L.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MÔRA, R., TONINI, H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086806
Resumo: Neste trabalho objetivou-se avaliar o efeito do espaçamento e arranjo de plantio na forma do fuste de Eucalyptus. Os dados foram obtidos em um sistema de integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF), numa área experimental implantado pela empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) agrossilvipastoril, localizada no município de Sinop, estado do Mato Grosso. Para este estudo utilizou-se quatro tratamentos: Presença de árvores periféricas na pastagem (T1), área de pastagem totalmente arborizada (T2), Pecuária-floresta (T3) e plantio homogêneo (T4). Os dados foram obtidos por meio da cubagem rigorosa das árvores em cada tratamento, perfazendo um total de 186 árvores aos 51 meses de idade. Para estudar a forma do fuste utilizou-se o modelo de afilamento polinomial proposto por Schöepfer (1966), tendo seu ajuste nos diferentes tratamentos realizado a partir do método dos mínimos quadrados ordinários e sua acurácia avaliada com base em indicadores estatísticos e análise gráfica dos resíduos. Para avaliar se há influência dos tratamentos na forma do fuste das árvores adotou-se o teste de identidade de modelos. Com base nas estatísticas de ajuste e análise gráfica dos resíduos o modelo apresentou-se adequado e pode ser empregado para estimativa dos diâmetros ao longo do fuste das árvores de Eucalyptus em sistema de ILPF. Os resultados do teste de identidade de modelos indicaram que a forma do fuste altera-se de forma significativa entre os tratamentos e uma única equação não deverá ser ajustada para predizer o afilamento para dados globais que contemplem diferentes densidades em sistema ILPF.
id EMBR_9b65ff1352b1cf82a5babe336d1d154d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1086806
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Forma do fuste de eucalipto em diferentes arranjos de plantio e espaçamentos.Sistema agroflorestalAgroforestry sistemsIlpfIntegração lavoura-pecuária-florestaIclfEucaliptoEucalyptusNeste trabalho objetivou-se avaliar o efeito do espaçamento e arranjo de plantio na forma do fuste de Eucalyptus. Os dados foram obtidos em um sistema de integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF), numa área experimental implantado pela empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) agrossilvipastoril, localizada no município de Sinop, estado do Mato Grosso. Para este estudo utilizou-se quatro tratamentos: Presença de árvores periféricas na pastagem (T1), área de pastagem totalmente arborizada (T2), Pecuária-floresta (T3) e plantio homogêneo (T4). Os dados foram obtidos por meio da cubagem rigorosa das árvores em cada tratamento, perfazendo um total de 186 árvores aos 51 meses de idade. Para estudar a forma do fuste utilizou-se o modelo de afilamento polinomial proposto por Schöepfer (1966), tendo seu ajuste nos diferentes tratamentos realizado a partir do método dos mínimos quadrados ordinários e sua acurácia avaliada com base em indicadores estatísticos e análise gráfica dos resíduos. Para avaliar se há influência dos tratamentos na forma do fuste das árvores adotou-se o teste de identidade de modelos. Com base nas estatísticas de ajuste e análise gráfica dos resíduos o modelo apresentou-se adequado e pode ser empregado para estimativa dos diâmetros ao longo do fuste das árvores de Eucalyptus em sistema de ILPF. Os resultados do teste de identidade de modelos indicaram que a forma do fuste altera-se de forma significativa entre os tratamentos e uma única equação não deverá ser ajustada para predizer o afilamento para dados globais que contemplem diferentes densidades em sistema ILPF.CLEBSON LIMA CERQUEIRA, UFMT-CUIABA; RÔMULO MÔRA, UFMT-CUIABA; HELIO TONINI, CPAMT.CERQUEIRA, C. L.MÔRA, R.TONINI, H.2018-01-31T23:59:38Z2018-01-31T23:59:38Z2018-01-3120172018-01-31T23:59:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAdvances in Forestry Science, v. 4, n. 3, p. 137-141, 2017.2357-8181http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-01-31T23:59:45Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1086806Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-01-31T23:59:45falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-01-31T23:59:45Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Forma do fuste de eucalipto em diferentes arranjos de plantio e espaçamentos.
title Forma do fuste de eucalipto em diferentes arranjos de plantio e espaçamentos.
spellingShingle Forma do fuste de eucalipto em diferentes arranjos de plantio e espaçamentos.
CERQUEIRA, C. L.
Sistema agroflorestal
Agroforestry sistems
Ilpf
Integração lavoura-pecuária-floresta
Iclf
Eucalipto
Eucalyptus
title_short Forma do fuste de eucalipto em diferentes arranjos de plantio e espaçamentos.
title_full Forma do fuste de eucalipto em diferentes arranjos de plantio e espaçamentos.
title_fullStr Forma do fuste de eucalipto em diferentes arranjos de plantio e espaçamentos.
title_full_unstemmed Forma do fuste de eucalipto em diferentes arranjos de plantio e espaçamentos.
title_sort Forma do fuste de eucalipto em diferentes arranjos de plantio e espaçamentos.
author CERQUEIRA, C. L.
author_facet CERQUEIRA, C. L.
MÔRA, R.
TONINI, H.
author_role author
author2 MÔRA, R.
TONINI, H.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLEBSON LIMA CERQUEIRA, UFMT-CUIABA; RÔMULO MÔRA, UFMT-CUIABA; HELIO TONINI, CPAMT.
dc.contributor.author.fl_str_mv CERQUEIRA, C. L.
MÔRA, R.
TONINI, H.
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema agroflorestal
Agroforestry sistems
Ilpf
Integração lavoura-pecuária-floresta
Iclf
Eucalipto
Eucalyptus
topic Sistema agroflorestal
Agroforestry sistems
Ilpf
Integração lavoura-pecuária-floresta
Iclf
Eucalipto
Eucalyptus
description Neste trabalho objetivou-se avaliar o efeito do espaçamento e arranjo de plantio na forma do fuste de Eucalyptus. Os dados foram obtidos em um sistema de integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF), numa área experimental implantado pela empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) agrossilvipastoril, localizada no município de Sinop, estado do Mato Grosso. Para este estudo utilizou-se quatro tratamentos: Presença de árvores periféricas na pastagem (T1), área de pastagem totalmente arborizada (T2), Pecuária-floresta (T3) e plantio homogêneo (T4). Os dados foram obtidos por meio da cubagem rigorosa das árvores em cada tratamento, perfazendo um total de 186 árvores aos 51 meses de idade. Para estudar a forma do fuste utilizou-se o modelo de afilamento polinomial proposto por Schöepfer (1966), tendo seu ajuste nos diferentes tratamentos realizado a partir do método dos mínimos quadrados ordinários e sua acurácia avaliada com base em indicadores estatísticos e análise gráfica dos resíduos. Para avaliar se há influência dos tratamentos na forma do fuste das árvores adotou-se o teste de identidade de modelos. Com base nas estatísticas de ajuste e análise gráfica dos resíduos o modelo apresentou-se adequado e pode ser empregado para estimativa dos diâmetros ao longo do fuste das árvores de Eucalyptus em sistema de ILPF. Os resultados do teste de identidade de modelos indicaram que a forma do fuste altera-se de forma significativa entre os tratamentos e uma única equação não deverá ser ajustada para predizer o afilamento para dados globais que contemplem diferentes densidades em sistema ILPF.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-31T23:59:38Z
2018-01-31T23:59:38Z
2018-01-31
2018-01-31T23:59:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Advances in Forestry Science, v. 4, n. 3, p. 137-141, 2017.
2357-8181
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086806
identifier_str_mv Advances in Forestry Science, v. 4, n. 3, p. 137-141, 2017.
2357-8181
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503449238306816