Análise tecnológica, nutricional e sensorial de macarrão elaborado com farinha de trigo adicionada de farinha de feijão-guandu.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASAGRANDI, D. A.
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: CANNIATI-BRAZACA, S. G., SALGADO, J. M., PIZZINATTO, A., NOVAES, N. J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/44690
Resumo: Foram produzidos macarrões tipo "padre nosso "utilizando farinha de trigo complementada com farinha de feijão-guandu nas proporções de 5, 10 e 15%. Os macarrões obtidos nos ensaios foram submetidos à avaliação através das determinações de umidade, acidez, teste de cozimento e análise sensorial. Foram desenvolvidos ensaios biológicos com ratos albinos para a avaliação da qualidade protéica das misturas empregadas na formulação do macarrão. Os valores encontrados, para os diferentes macarrões, para a umidade e acidez podem ser considerados normais e dentro da faixa de aceitação. Os dados obtidos nos testes de cozimento indicam que os macarrões testados são de qualidade média baixa. A análise biológica revelou que a melhor suplementação de aminoácidos ocorreu com a mistura contendo 5% farinha de feijão-guandu.
id EMBR_9bfc37799f383a26cdaac7985b995cda
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/44690
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análise tecnológica, nutricional e sensorial de macarrão elaborado com farinha de trigo adicionada de farinha de feijão-guandu.Feijao guanduQualidade de alimentosValor proteicoAnalise sensorialFarinha de TrigoForam produzidos macarrões tipo "padre nosso "utilizando farinha de trigo complementada com farinha de feijão-guandu nas proporções de 5, 10 e 15%. Os macarrões obtidos nos ensaios foram submetidos à avaliação através das determinações de umidade, acidez, teste de cozimento e análise sensorial. Foram desenvolvidos ensaios biológicos com ratos albinos para a avaliação da qualidade protéica das misturas empregadas na formulação do macarrão. Os valores encontrados, para os diferentes macarrões, para a umidade e acidez podem ser considerados normais e dentro da faixa de aceitação. Os dados obtidos nos testes de cozimento indicam que os macarrões testados são de qualidade média baixa. A análise biológica revelou que a melhor suplementação de aminoácidos ocorreu com a mistura contendo 5% farinha de feijão-guandu.DANIELA ABBAS CASAGRANDI, FAPESPSOLANGE GUIDOLIM CANNIATTI-BRAZACA, USP-ESALQJOCELEM MASTRODI SALGADO, USP-ESALQANTENOR PIZZINATTO, ITANELSON JOSE NOVAES, CPPSE.CASAGRANDI, D. A.CANNIATI-BRAZACA, S. G.SALGADO, J. M.PIZZINATTO, A.NOVAES, N. J.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2000-03-0119992015-03-26T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Nutrição, Campinas, v.12,n.2, p.137-143, maio/ago. 1999.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/44690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:59:15Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/44690Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:59:15falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:59:15Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise tecnológica, nutricional e sensorial de macarrão elaborado com farinha de trigo adicionada de farinha de feijão-guandu.
title Análise tecnológica, nutricional e sensorial de macarrão elaborado com farinha de trigo adicionada de farinha de feijão-guandu.
spellingShingle Análise tecnológica, nutricional e sensorial de macarrão elaborado com farinha de trigo adicionada de farinha de feijão-guandu.
CASAGRANDI, D. A.
Feijao guandu
Qualidade de alimentos
Valor proteico
Analise sensorial
Farinha de Trigo
title_short Análise tecnológica, nutricional e sensorial de macarrão elaborado com farinha de trigo adicionada de farinha de feijão-guandu.
title_full Análise tecnológica, nutricional e sensorial de macarrão elaborado com farinha de trigo adicionada de farinha de feijão-guandu.
title_fullStr Análise tecnológica, nutricional e sensorial de macarrão elaborado com farinha de trigo adicionada de farinha de feijão-guandu.
title_full_unstemmed Análise tecnológica, nutricional e sensorial de macarrão elaborado com farinha de trigo adicionada de farinha de feijão-guandu.
title_sort Análise tecnológica, nutricional e sensorial de macarrão elaborado com farinha de trigo adicionada de farinha de feijão-guandu.
author CASAGRANDI, D. A.
author_facet CASAGRANDI, D. A.
CANNIATI-BRAZACA, S. G.
SALGADO, J. M.
PIZZINATTO, A.
NOVAES, N. J.
author_role author
author2 CANNIATI-BRAZACA, S. G.
SALGADO, J. M.
PIZZINATTO, A.
NOVAES, N. J.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANIELA ABBAS CASAGRANDI, FAPESP
SOLANGE GUIDOLIM CANNIATTI-BRAZACA, USP-ESALQ
JOCELEM MASTRODI SALGADO, USP-ESALQ
ANTENOR PIZZINATTO, ITA
NELSON JOSE NOVAES, CPPSE.
dc.contributor.author.fl_str_mv CASAGRANDI, D. A.
CANNIATI-BRAZACA, S. G.
SALGADO, J. M.
PIZZINATTO, A.
NOVAES, N. J.
dc.subject.por.fl_str_mv Feijao guandu
Qualidade de alimentos
Valor proteico
Analise sensorial
Farinha de Trigo
topic Feijao guandu
Qualidade de alimentos
Valor proteico
Analise sensorial
Farinha de Trigo
description Foram produzidos macarrões tipo "padre nosso "utilizando farinha de trigo complementada com farinha de feijão-guandu nas proporções de 5, 10 e 15%. Os macarrões obtidos nos ensaios foram submetidos à avaliação através das determinações de umidade, acidez, teste de cozimento e análise sensorial. Foram desenvolvidos ensaios biológicos com ratos albinos para a avaliação da qualidade protéica das misturas empregadas na formulação do macarrão. Os valores encontrados, para os diferentes macarrões, para a umidade e acidez podem ser considerados normais e dentro da faixa de aceitação. Os dados obtidos nos testes de cozimento indicam que os macarrões testados são de qualidade média baixa. A análise biológica revelou que a melhor suplementação de aminoácidos ocorreu com a mistura contendo 5% farinha de feijão-guandu.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2000-03-01
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-03-26T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Nutrição, Campinas, v.12,n.2, p.137-143, maio/ago. 1999.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/44690
identifier_str_mv Revista de Nutrição, Campinas, v.12,n.2, p.137-143, maio/ago. 1999.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/44690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503395687530496