Parâmetros de fermentação e medidas morfométricas dos compartimentos ruminais de bezerros leiteiros suplementados com milho processado (floculado vc. laminado a vapor ) e monensina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUSSIO, C. M. B.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: SANTOS, F. A. P., ZOPOLLATTO, M., PIRES, A. V., MORAIS, J. B. de, FERNANDES, J. J. de R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46624
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações do fornecimento de grãos processados (laminado a vapor vs. floculado) e monensina em parâmetros ruminais. Dezesseis bezerros holandeses foram fistulados no rúmen com 3-5 dias de vida e agrupados em blocos ao acaso, com arranjo fatorial 2 x 2. Os animais receberam concentrado ad libitum até o consumo de 2 kg/d, 4 litros diários de leite e tiveram acesso livre à água. Após a desmama, realizada na oitava semana de vida, os animais passaram a receber 2 kg/d de concentrado e feno de coastcross picado ad libitum. Os tratamentos não afetaram o consumo de concentrado e feno, assim como o desempenho animal, os quais foram inferiores ao esperado. A concentração molar de propionato foi maior para animais recebendo grão laminado. Houve tendência de maior concentração molar de AGV total (P = 0,11) e butirato (P = 0,13) para animais recebendo grão laminado. A inclusão de monensina tendeu a reduzir as concentrações de N-NH3 ruminal (P = 0,12). O peso do retículo-rúmen (% trato total) tendeu (P = 0,09) a ser maior em animais recebendo grão laminado e monensina. A capacidade do retículo-rúmen foi aumentada pelo fornecimento de grão laminado e monensina. Milho floculado resultou em maior peso do abomaso em % trato total.
id EMBR_9d6113db98ba8f49511752c7dfc0be73
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/46624
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Parâmetros de fermentação e medidas morfométricas dos compartimentos ruminais de bezerros leiteiros suplementados com milho processado (floculado vc. laminado a vapor ) e monensina.Acidos grxosAmônia ruminalIonóforoO objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações do fornecimento de grãos processados (laminado a vapor vs. floculado) e monensina em parâmetros ruminais. Dezesseis bezerros holandeses foram fistulados no rúmen com 3-5 dias de vida e agrupados em blocos ao acaso, com arranjo fatorial 2 x 2. Os animais receberam concentrado ad libitum até o consumo de 2 kg/d, 4 litros diários de leite e tiveram acesso livre à água. Após a desmama, realizada na oitava semana de vida, os animais passaram a receber 2 kg/d de concentrado e feno de coastcross picado ad libitum. Os tratamentos não afetaram o consumo de concentrado e feno, assim como o desempenho animal, os quais foram inferiores ao esperado. A concentração molar de propionato foi maior para animais recebendo grão laminado. Houve tendência de maior concentração molar de AGV total (P = 0,11) e butirato (P = 0,13) para animais recebendo grão laminado. A inclusão de monensina tendeu a reduzir as concentrações de N-NH3 ruminal (P = 0,12). O peso do retículo-rúmen (% trato total) tendeu (P = 0,09) a ser maior em animais recebendo grão laminado e monensina. A capacidade do retículo-rúmen foi aumentada pelo fornecimento de grão laminado e monensina. Milho floculado resultou em maior peso do abomaso em % trato total.CARLA MARIS BITTAR NUSSIO, CPPSE, SÃO CARLOS, SP.FLÁVIO AUGUSTO PORTELA SANTOS, FAPESPMAITY ZOPOLLATTO, USP-ESALQALEXANDRE VAZ PIRES, USP-ESALQJANICE BARRETO DE MORAIS, USP-ESALQJULIANO JOSÉ DE RESENDE FERNANDES, USP-ESALQ.NUSSIO, C. M. B.SANTOS, F. A. P.ZOPOLLATTO, M.PIRES, A. V.MORAIS, J. B. deFERNANDES, J. J. de R.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2004-01-0920032011-11-30T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 32, n. 4, p. 1021-1031, 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:11:55Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/46624Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:11:55Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros de fermentação e medidas morfométricas dos compartimentos ruminais de bezerros leiteiros suplementados com milho processado (floculado vc. laminado a vapor ) e monensina.
title Parâmetros de fermentação e medidas morfométricas dos compartimentos ruminais de bezerros leiteiros suplementados com milho processado (floculado vc. laminado a vapor ) e monensina.
spellingShingle Parâmetros de fermentação e medidas morfométricas dos compartimentos ruminais de bezerros leiteiros suplementados com milho processado (floculado vc. laminado a vapor ) e monensina.
NUSSIO, C. M. B.
Acidos grxos
Amônia ruminal
Ionóforo
title_short Parâmetros de fermentação e medidas morfométricas dos compartimentos ruminais de bezerros leiteiros suplementados com milho processado (floculado vc. laminado a vapor ) e monensina.
title_full Parâmetros de fermentação e medidas morfométricas dos compartimentos ruminais de bezerros leiteiros suplementados com milho processado (floculado vc. laminado a vapor ) e monensina.
title_fullStr Parâmetros de fermentação e medidas morfométricas dos compartimentos ruminais de bezerros leiteiros suplementados com milho processado (floculado vc. laminado a vapor ) e monensina.
title_full_unstemmed Parâmetros de fermentação e medidas morfométricas dos compartimentos ruminais de bezerros leiteiros suplementados com milho processado (floculado vc. laminado a vapor ) e monensina.
title_sort Parâmetros de fermentação e medidas morfométricas dos compartimentos ruminais de bezerros leiteiros suplementados com milho processado (floculado vc. laminado a vapor ) e monensina.
author NUSSIO, C. M. B.
author_facet NUSSIO, C. M. B.
SANTOS, F. A. P.
ZOPOLLATTO, M.
PIRES, A. V.
MORAIS, J. B. de
FERNANDES, J. J. de R.
author_role author
author2 SANTOS, F. A. P.
ZOPOLLATTO, M.
PIRES, A. V.
MORAIS, J. B. de
FERNANDES, J. J. de R.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARLA MARIS BITTAR NUSSIO, CPPSE, SÃO CARLOS, SP.
FLÁVIO AUGUSTO PORTELA SANTOS, FAPESP
MAITY ZOPOLLATTO, USP-ESALQ
ALEXANDRE VAZ PIRES, USP-ESALQ
JANICE BARRETO DE MORAIS, USP-ESALQ
JULIANO JOSÉ DE RESENDE FERNANDES, USP-ESALQ.
dc.contributor.author.fl_str_mv NUSSIO, C. M. B.
SANTOS, F. A. P.
ZOPOLLATTO, M.
PIRES, A. V.
MORAIS, J. B. de
FERNANDES, J. J. de R.
dc.subject.por.fl_str_mv Acidos grxos
Amônia ruminal
Ionóforo
topic Acidos grxos
Amônia ruminal
Ionóforo
description O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações do fornecimento de grãos processados (laminado a vapor vs. floculado) e monensina em parâmetros ruminais. Dezesseis bezerros holandeses foram fistulados no rúmen com 3-5 dias de vida e agrupados em blocos ao acaso, com arranjo fatorial 2 x 2. Os animais receberam concentrado ad libitum até o consumo de 2 kg/d, 4 litros diários de leite e tiveram acesso livre à água. Após a desmama, realizada na oitava semana de vida, os animais passaram a receber 2 kg/d de concentrado e feno de coastcross picado ad libitum. Os tratamentos não afetaram o consumo de concentrado e feno, assim como o desempenho animal, os quais foram inferiores ao esperado. A concentração molar de propionato foi maior para animais recebendo grão laminado. Houve tendência de maior concentração molar de AGV total (P = 0,11) e butirato (P = 0,13) para animais recebendo grão laminado. A inclusão de monensina tendeu a reduzir as concentrações de N-NH3 ruminal (P = 0,12). O peso do retículo-rúmen (% trato total) tendeu (P = 0,09) a ser maior em animais recebendo grão laminado e monensina. A capacidade do retículo-rúmen foi aumentada pelo fornecimento de grão laminado e monensina. Milho floculado resultou em maior peso do abomaso em % trato total.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2004-01-09
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-11-30T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 32, n. 4, p. 1021-1031, 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46624
identifier_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 32, n. 4, p. 1021-1031, 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822720831750406144