Exigência térmica e caracterização fenológica da videira Syrah no Vale do Rio São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, M. S. B. de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: BRANDÃO, E. O., SOARES, J. M., DONOSO, C. D. S., SOUSA, L. S. B.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159172
Resumo: O objetivo deste trabalho foi caracterizar o comportamento fenológico da videira Syrah produzida no Submédio São Francisco, bem como caracterizar sua exigência térmica em grausdia. A área experimental foi instalada em um parreiral comercial pertencente à Fazenda Ouro Verde, Casa Nova, BA. As avaliações tiveram início a partir da poda de produção, realizada no primeiro e segundo semestres dos anos de 2005 e 2006. A fenologia das plantas foi avaliada quanto à duração em dias de cada um dos seguintes subperíodos: da poda à brotação, da poda à plena floração, da poda ao pintor (início da maturação das uvas) e da poda à colheita. A exigência térmica da videira Syrah foi calculada pelo somatório dos graus dia da poda até a colheita para os quatro ciclos de produção, bem como para cada um dos subperíodos fenológicos, considerando a temperatura base de 10°C. Os resultados mostraram que a duração do ciclo da poda à colheita da variedade de videira Syrah no Vale do Rio São Francisco é de 118 dias e sua exigência térmica é de 1.939,3 graus dia.
id EMBR_a4ffc39bde4ad602e505bd6ac123308f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/159172
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Exigência térmica e caracterização fenológica da videira Syrah no Vale do Rio São Francisco.VideiraSyrahGraus-diaExigência térmicaVale do São FranciscoFenologiaUvaVariedadeVinhoO objetivo deste trabalho foi caracterizar o comportamento fenológico da videira Syrah produzida no Submédio São Francisco, bem como caracterizar sua exigência térmica em grausdia. A área experimental foi instalada em um parreiral comercial pertencente à Fazenda Ouro Verde, Casa Nova, BA. As avaliações tiveram início a partir da poda de produção, realizada no primeiro e segundo semestres dos anos de 2005 e 2006. A fenologia das plantas foi avaliada quanto à duração em dias de cada um dos seguintes subperíodos: da poda à brotação, da poda à plena floração, da poda ao pintor (início da maturação das uvas) e da poda à colheita. A exigência térmica da videira Syrah foi calculada pelo somatório dos graus dia da poda até a colheita para os quatro ciclos de produção, bem como para cada um dos subperíodos fenológicos, considerando a temperatura base de 10°C. Os resultados mostraram que a duração do ciclo da poda à colheita da variedade de videira Syrah no Vale do Rio São Francisco é de 118 dias e sua exigência térmica é de 1.939,3 graus dia.MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSAJOSÉ MONTEIRO SOARES, CPATSA.MOURA, M. S. B. deBRANDÃO, E. O.SOARES, J. M.DONOSO, C. D. S.SOUSA, L. S. B.2011-04-09T20:33:23Z2011-04-09T20:33:23Z2007-07-2020072019-01-30T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPart1 CD-ROM.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 15., 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura: anais. Aracaju: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159172porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:14:15Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/159172Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:14:15falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:14:15Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Exigência térmica e caracterização fenológica da videira Syrah no Vale do Rio São Francisco.
title Exigência térmica e caracterização fenológica da videira Syrah no Vale do Rio São Francisco.
spellingShingle Exigência térmica e caracterização fenológica da videira Syrah no Vale do Rio São Francisco.
MOURA, M. S. B. de
Videira
Syrah
Graus-dia
Exigência térmica
Vale do São Francisco
Fenologia
Uva
Variedade
Vinho
title_short Exigência térmica e caracterização fenológica da videira Syrah no Vale do Rio São Francisco.
title_full Exigência térmica e caracterização fenológica da videira Syrah no Vale do Rio São Francisco.
title_fullStr Exigência térmica e caracterização fenológica da videira Syrah no Vale do Rio São Francisco.
title_full_unstemmed Exigência térmica e caracterização fenológica da videira Syrah no Vale do Rio São Francisco.
title_sort Exigência térmica e caracterização fenológica da videira Syrah no Vale do Rio São Francisco.
author MOURA, M. S. B. de
author_facet MOURA, M. S. B. de
BRANDÃO, E. O.
SOARES, J. M.
DONOSO, C. D. S.
SOUSA, L. S. B.
author_role author
author2 BRANDÃO, E. O.
SOARES, J. M.
DONOSO, C. D. S.
SOUSA, L. S. B.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA
JOSÉ MONTEIRO SOARES, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, M. S. B. de
BRANDÃO, E. O.
SOARES, J. M.
DONOSO, C. D. S.
SOUSA, L. S. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Videira
Syrah
Graus-dia
Exigência térmica
Vale do São Francisco
Fenologia
Uva
Variedade
Vinho
topic Videira
Syrah
Graus-dia
Exigência térmica
Vale do São Francisco
Fenologia
Uva
Variedade
Vinho
description O objetivo deste trabalho foi caracterizar o comportamento fenológico da videira Syrah produzida no Submédio São Francisco, bem como caracterizar sua exigência térmica em grausdia. A área experimental foi instalada em um parreiral comercial pertencente à Fazenda Ouro Verde, Casa Nova, BA. As avaliações tiveram início a partir da poda de produção, realizada no primeiro e segundo semestres dos anos de 2005 e 2006. A fenologia das plantas foi avaliada quanto à duração em dias de cada um dos seguintes subperíodos: da poda à brotação, da poda à plena floração, da poda ao pintor (início da maturação das uvas) e da poda à colheita. A exigência térmica da videira Syrah foi calculada pelo somatório dos graus dia da poda até a colheita para os quatro ciclos de produção, bem como para cada um dos subperíodos fenológicos, considerando a temperatura base de 10°C. Os resultados mostraram que a duração do ciclo da poda à colheita da variedade de videira Syrah no Vale do Rio São Francisco é de 118 dias e sua exigência térmica é de 1.939,3 graus dia.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-20
2007
2011-04-09T20:33:23Z
2011-04-09T20:33:23Z
2019-01-30T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 15., 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura: anais. Aracaju: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159172
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 15., 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura: anais. Aracaju: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503332971151360