Contribuição da adubação verde na produção orgânica de olerícolas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PURCINO, M. H. A.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: MASCARENHAS, M. H. T., LARA, J. F. R., CRUZ, J. C., DIAS, M. S., SIMÕES, J. C., FREIRE, F. M., VIANA, M. C. M., FACION, C. E.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490656
Resumo: Existe demanda crescente da sociedade por sistemas de produção eficientes e competitivos, capazes de garantir a auto-sustentabilidade destes em consonância com o meio ambiente. Neste contexto está inserido o sistema orgânico de produção. Qualquer fito massa pode ser utilizada como adubo verde, inclusive a vegetação espontânea. Como há escassez de informações sobre a adubação verde com leguminosas na região Central de Minas Gerais, este trabalho foi proposto para avaliar as produções de matéria seca e de minerais de leguminosas cultivadas como adubos verdes em pré-plantio de olerícolas. O experimento foi instalado em dezembro de 2004, na EPAMIG, Prudente de Morais, MG. O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso com quatro repetições. As parcelas foram formadas pelos adubos verdes: Stizolobium aterrinus, Crotalaria juncea, Cajanus cajan e vegetação espontânea. Os resultados mostraram que na região Central de Minas Gerais, a quantidade de fitomassa produzida pela vegetação espontânea foi inferior à quantidade mínima sugerida para adubação verde e que a fitomassa da adubação verde com leguminosas é mais rica em nitrogênio, cálcio e magnésio quando comparada com a da vegetação espontânea.
id EMBR_a6696c08f4c81683e8f1ba3c3f8a89ec
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/490656
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Contribuição da adubação verde na produção orgânica de olerícolas.LeguminosasAgroecologiaHorticultura OrgânicaExiste demanda crescente da sociedade por sistemas de produção eficientes e competitivos, capazes de garantir a auto-sustentabilidade destes em consonância com o meio ambiente. Neste contexto está inserido o sistema orgânico de produção. Qualquer fito massa pode ser utilizada como adubo verde, inclusive a vegetação espontânea. Como há escassez de informações sobre a adubação verde com leguminosas na região Central de Minas Gerais, este trabalho foi proposto para avaliar as produções de matéria seca e de minerais de leguminosas cultivadas como adubos verdes em pré-plantio de olerícolas. O experimento foi instalado em dezembro de 2004, na EPAMIG, Prudente de Morais, MG. O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso com quatro repetições. As parcelas foram formadas pelos adubos verdes: Stizolobium aterrinus, Crotalaria juncea, Cajanus cajan e vegetação espontânea. Os resultados mostraram que na região Central de Minas Gerais, a quantidade de fitomassa produzida pela vegetação espontânea foi inferior à quantidade mínima sugerida para adubação verde e que a fitomassa da adubação verde com leguminosas é mais rica em nitrogênio, cálcio e magnésio quando comparada com a da vegetação espontânea.JOSE CARLOS CRUZ, CNPMS.PURCINO, M. H. A.MASCARENHAS, M. H. T.LARA, J. F. R.CRUZ, J. C.DIAS, M. S.SIMÕES, J. C.FREIRE, F. M.VIANA, M. C. M.FACION, C. E.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2007-05-1120062018-05-25T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 4., 2006, Belo Horizonte. Construindo horizontes sustentáveis: anais. Belo Horizonte: Emater-MG, 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:21:01Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/490656Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:21:01Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição da adubação verde na produção orgânica de olerícolas.
title Contribuição da adubação verde na produção orgânica de olerícolas.
spellingShingle Contribuição da adubação verde na produção orgânica de olerícolas.
PURCINO, M. H. A.
Leguminosas
Agroecologia
Horticultura Orgânica
title_short Contribuição da adubação verde na produção orgânica de olerícolas.
title_full Contribuição da adubação verde na produção orgânica de olerícolas.
title_fullStr Contribuição da adubação verde na produção orgânica de olerícolas.
title_full_unstemmed Contribuição da adubação verde na produção orgânica de olerícolas.
title_sort Contribuição da adubação verde na produção orgânica de olerícolas.
author PURCINO, M. H. A.
author_facet PURCINO, M. H. A.
MASCARENHAS, M. H. T.
LARA, J. F. R.
CRUZ, J. C.
DIAS, M. S.
SIMÕES, J. C.
FREIRE, F. M.
VIANA, M. C. M.
FACION, C. E.
author_role author
author2 MASCARENHAS, M. H. T.
LARA, J. F. R.
CRUZ, J. C.
DIAS, M. S.
SIMÕES, J. C.
FREIRE, F. M.
VIANA, M. C. M.
FACION, C. E.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSE CARLOS CRUZ, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv PURCINO, M. H. A.
MASCARENHAS, M. H. T.
LARA, J. F. R.
CRUZ, J. C.
DIAS, M. S.
SIMÕES, J. C.
FREIRE, F. M.
VIANA, M. C. M.
FACION, C. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Leguminosas
Agroecologia
Horticultura Orgânica
topic Leguminosas
Agroecologia
Horticultura Orgânica
description Existe demanda crescente da sociedade por sistemas de produção eficientes e competitivos, capazes de garantir a auto-sustentabilidade destes em consonância com o meio ambiente. Neste contexto está inserido o sistema orgânico de produção. Qualquer fito massa pode ser utilizada como adubo verde, inclusive a vegetação espontânea. Como há escassez de informações sobre a adubação verde com leguminosas na região Central de Minas Gerais, este trabalho foi proposto para avaliar as produções de matéria seca e de minerais de leguminosas cultivadas como adubos verdes em pré-plantio de olerícolas. O experimento foi instalado em dezembro de 2004, na EPAMIG, Prudente de Morais, MG. O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso com quatro repetições. As parcelas foram formadas pelos adubos verdes: Stizolobium aterrinus, Crotalaria juncea, Cajanus cajan e vegetação espontânea. Os resultados mostraram que na região Central de Minas Gerais, a quantidade de fitomassa produzida pela vegetação espontânea foi inferior à quantidade mínima sugerida para adubação verde e que a fitomassa da adubação verde com leguminosas é mais rica em nitrogênio, cálcio e magnésio quando comparada com a da vegetação espontânea.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2007-05-11
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-05-25T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 4., 2006, Belo Horizonte. Construindo horizontes sustentáveis: anais. Belo Horizonte: Emater-MG, 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490656
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 4., 2006, Belo Horizonte. Construindo horizontes sustentáveis: anais. Belo Horizonte: Emater-MG, 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695219414466560