Colheita foliar da cancorosa [Sorocea bonplandii (Baill.) Burg., Lanj. & W. Boer]: uma espinheira-santa da Mata Atlântica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RUSCHEL, A. R.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: NODARI, R. O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/410056
Resumo: Sorocea bonplandii, conhecida por cancorosa ou falsa-espinheira-santa, é uma pequena árvore abundante no sub-bosque florestal da Mata Atlântica. A espécie tem reconhecido valor medicinal e é amplamente usada na medicina popular. Neste contexto o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de produção foliar e estratégias para a colheita foliar de S. bonplandii em florestas nativas visando subsidiar estratégias de uso sustentável da espécie. Os resultados indicaram que a espécie permite a poda de ramos, pois não foram identificados problemas quanto à regeneração pós-poda. As avaliações nas florestas secundárias de Santa Catarina demonstraram ainda a superioridade das formações de Floresta Estacional Decidual (FED) sobre a Floresta Ombrófila Densa (FOD), em termos de quantidade e qualidade de folhas produzidas por planta. Na FED, além de ser dominante no sub-bosque, a espécie ainda apresenta qualidade foliar superior em comparação à FOD, pois na FED aproximadamente menos de 10% da biomassa de folhas colhidas foram classificadas de péssima qualidade, comparativamente a 30%, na FOD. A estimativa de produtividade foi de 64 kg de massa foliar seca por hectare, revelando o grande potencial para manejo da espécie. Embora estes resultados sejam os primeiros com o manejo desta espécie, a sua utilização de forma sustentável colaborará para a conservação da Mata Atlântica, pois isto poderá diminuir a pressão exploratória das demais etno-espécies denominadas espinheiras santas. Contudo, é necessária a continuidade de estudos com esta espécie, visando conhecer a sua auto-ecologia em condições de manejo por períodos longos
id EMBR_aae367ee4a39ecb549618ba6bc02e5c9
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/410056
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Colheita foliar da cancorosa [Sorocea bonplandii (Baill.) Burg., Lanj. & W. Boer]: uma espinheira-santa da Mata Atlântica.Espinheira-santaMata AtlânticaFlorestaMoraceaeProduto FlorestalPlanta MedicinalMaytenusSorocea bonplandii, conhecida por cancorosa ou falsa-espinheira-santa, é uma pequena árvore abundante no sub-bosque florestal da Mata Atlântica. A espécie tem reconhecido valor medicinal e é amplamente usada na medicina popular. Neste contexto o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de produção foliar e estratégias para a colheita foliar de S. bonplandii em florestas nativas visando subsidiar estratégias de uso sustentável da espécie. Os resultados indicaram que a espécie permite a poda de ramos, pois não foram identificados problemas quanto à regeneração pós-poda. As avaliações nas florestas secundárias de Santa Catarina demonstraram ainda a superioridade das formações de Floresta Estacional Decidual (FED) sobre a Floresta Ombrófila Densa (FOD), em termos de quantidade e qualidade de folhas produzidas por planta. Na FED, além de ser dominante no sub-bosque, a espécie ainda apresenta qualidade foliar superior em comparação à FOD, pois na FED aproximadamente menos de 10% da biomassa de folhas colhidas foram classificadas de péssima qualidade, comparativamente a 30%, na FOD. A estimativa de produtividade foi de 64 kg de massa foliar seca por hectare, revelando o grande potencial para manejo da espécie. Embora estes resultados sejam os primeiros com o manejo desta espécie, a sua utilização de forma sustentável colaborará para a conservação da Mata Atlântica, pois isto poderá diminuir a pressão exploratória das demais etno-espécies denominadas espinheiras santas. Contudo, é necessária a continuidade de estudos com esta espécie, visando conhecer a sua auto-ecologia em condições de manejo por períodos longosDisponível também on-line.ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CPATU; Rubens Onofre Nodari, UFSC.RUSCHEL, A. R.NODARI, R. O.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2009-03-1320082013-05-08T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, v. 10, n. 4, p. 43-50, nov. 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/410056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:57:09Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/410056Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:57:09falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:57:09Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Colheita foliar da cancorosa [Sorocea bonplandii (Baill.) Burg., Lanj. & W. Boer]: uma espinheira-santa da Mata Atlântica.
title Colheita foliar da cancorosa [Sorocea bonplandii (Baill.) Burg., Lanj. & W. Boer]: uma espinheira-santa da Mata Atlântica.
spellingShingle Colheita foliar da cancorosa [Sorocea bonplandii (Baill.) Burg., Lanj. & W. Boer]: uma espinheira-santa da Mata Atlântica.
RUSCHEL, A. R.
Espinheira-santa
Mata Atlântica
Floresta
Moraceae
Produto Florestal
Planta Medicinal
Maytenus
title_short Colheita foliar da cancorosa [Sorocea bonplandii (Baill.) Burg., Lanj. & W. Boer]: uma espinheira-santa da Mata Atlântica.
title_full Colheita foliar da cancorosa [Sorocea bonplandii (Baill.) Burg., Lanj. & W. Boer]: uma espinheira-santa da Mata Atlântica.
title_fullStr Colheita foliar da cancorosa [Sorocea bonplandii (Baill.) Burg., Lanj. & W. Boer]: uma espinheira-santa da Mata Atlântica.
title_full_unstemmed Colheita foliar da cancorosa [Sorocea bonplandii (Baill.) Burg., Lanj. & W. Boer]: uma espinheira-santa da Mata Atlântica.
title_sort Colheita foliar da cancorosa [Sorocea bonplandii (Baill.) Burg., Lanj. & W. Boer]: uma espinheira-santa da Mata Atlântica.
author RUSCHEL, A. R.
author_facet RUSCHEL, A. R.
NODARI, R. O.
author_role author
author2 NODARI, R. O.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CPATU; Rubens Onofre Nodari, UFSC.
dc.contributor.author.fl_str_mv RUSCHEL, A. R.
NODARI, R. O.
dc.subject.por.fl_str_mv Espinheira-santa
Mata Atlântica
Floresta
Moraceae
Produto Florestal
Planta Medicinal
Maytenus
topic Espinheira-santa
Mata Atlântica
Floresta
Moraceae
Produto Florestal
Planta Medicinal
Maytenus
description Sorocea bonplandii, conhecida por cancorosa ou falsa-espinheira-santa, é uma pequena árvore abundante no sub-bosque florestal da Mata Atlântica. A espécie tem reconhecido valor medicinal e é amplamente usada na medicina popular. Neste contexto o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de produção foliar e estratégias para a colheita foliar de S. bonplandii em florestas nativas visando subsidiar estratégias de uso sustentável da espécie. Os resultados indicaram que a espécie permite a poda de ramos, pois não foram identificados problemas quanto à regeneração pós-poda. As avaliações nas florestas secundárias de Santa Catarina demonstraram ainda a superioridade das formações de Floresta Estacional Decidual (FED) sobre a Floresta Ombrófila Densa (FOD), em termos de quantidade e qualidade de folhas produzidas por planta. Na FED, além de ser dominante no sub-bosque, a espécie ainda apresenta qualidade foliar superior em comparação à FOD, pois na FED aproximadamente menos de 10% da biomassa de folhas colhidas foram classificadas de péssima qualidade, comparativamente a 30%, na FOD. A estimativa de produtividade foi de 64 kg de massa foliar seca por hectare, revelando o grande potencial para manejo da espécie. Embora estes resultados sejam os primeiros com o manejo desta espécie, a sua utilização de forma sustentável colaborará para a conservação da Mata Atlântica, pois isto poderá diminuir a pressão exploratória das demais etno-espécies denominadas espinheiras santas. Contudo, é necessária a continuidade de estudos com esta espécie, visando conhecer a sua auto-ecologia em condições de manejo por períodos longos
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2009-03-13
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2013-05-08T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, v. 10, n. 4, p. 43-50, nov. 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/410056
identifier_str_mv Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, v. 10, n. 4, p. 43-50, nov. 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/410056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503346720079872