Mapeamento de QTL para características de crescimento de suínos por meio de modelos de regressão aleatória.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO, V. R.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: SILVA, F. F. e, GUIMARÃES, S. E. F., RESENDE, M. D. V. de, LOPES, P. S., CRUZ, C. D., AZEVEDO, C. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/966562
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar eficiência de modelos de regressão aleatória (MRA) para detectar locus de características quantitativas (QTL) para características de crescimento, em suínos. Utilizou-se uma população divergente F2 Piau x Comercial. A eficiência da metodologia proposta na detecção de QTL foi comparada à da metodologia tradicional de regressão por intervalo de mapeamento. Para tanto, utilizaram-se MRA com efeitos aleatórios poligênicos, de ambiente permanente e de QTL, tendo-se utilizado o enfoque de matriz de covariância ?identical‑by‑descent? associada aos efeitos de QTL. Testou-se a significância dos efeitos de QTL mediante a razão de verossimilhanças, tendo-se considerado o modelo como completo quando houve efeito de QTL, ou nulo, quando não. A comparação entre os modelos foi feita nas posições dos marcadores (seis marcadores microssatélites) e nas intermediárias, entre os marcadores. O MRA detectou QTL significativo na posição 65 cM do cromossomo 7 e, portanto, foi mais eficiente que a metodologia tradicional, que não detectou QTL significativo em nenhum dos fenótipos avaliados. A metodologia proposta possibilitou a detecção de QTL com efeito sobre toda a trajetória de crescimento, dentro da amplitude de idade considerada (do nascimento aos 150 dias).
id EMBR_abf4f677d07ecd846580ac3645a004c5
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/966562
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Mapeamento de QTL para características de crescimento de suínos por meio de modelos de regressão aleatória.Dados longitudinaisIdentical-by-descentLocos de característica quantitativasSeleção assistida por marcadoresCurva de CrescimentoSus scrofaO objetivo deste trabalho foi avaliar eficiência de modelos de regressão aleatória (MRA) para detectar locus de características quantitativas (QTL) para características de crescimento, em suínos. Utilizou-se uma população divergente F2 Piau x Comercial. A eficiência da metodologia proposta na detecção de QTL foi comparada à da metodologia tradicional de regressão por intervalo de mapeamento. Para tanto, utilizaram-se MRA com efeitos aleatórios poligênicos, de ambiente permanente e de QTL, tendo-se utilizado o enfoque de matriz de covariância ?identical‑by‑descent? associada aos efeitos de QTL. Testou-se a significância dos efeitos de QTL mediante a razão de verossimilhanças, tendo-se considerado o modelo como completo quando houve efeito de QTL, ou nulo, quando não. A comparação entre os modelos foi feita nas posições dos marcadores (seis marcadores microssatélites) e nas intermediárias, entre os marcadores. O MRA detectou QTL significativo na posição 65 cM do cromossomo 7 e, portanto, foi mais eficiente que a metodologia tradicional, que não detectou QTL significativo em nenhum dos fenótipos avaliados. A metodologia proposta possibilitou a detecção de QTL com efeito sobre toda a trajetória de crescimento, dentro da amplitude de idade considerada (do nascimento aos 150 dias).MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPF.PINHEIRO, V. R.SILVA, F. F. eGUIMARÃES, S. E. F.RESENDE, M. D. V. deLOPES, P. S.CRUZ, C. D.AZEVEDO, C. F.2014-03-19T23:24:52Z2014-03-19T23:24:52Z2013-09-1820132014-03-19T23:24:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 48, n. 2, p. 190-196, fev. 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/966562porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:59:35Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/966562Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:59:35falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:59:35Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de QTL para características de crescimento de suínos por meio de modelos de regressão aleatória.
title Mapeamento de QTL para características de crescimento de suínos por meio de modelos de regressão aleatória.
spellingShingle Mapeamento de QTL para características de crescimento de suínos por meio de modelos de regressão aleatória.
PINHEIRO, V. R.
Dados longitudinais
Identical-by-descent
Locos de característica quantitativas
Seleção assistida por marcadores
Curva de Crescimento
Sus scrofa
title_short Mapeamento de QTL para características de crescimento de suínos por meio de modelos de regressão aleatória.
title_full Mapeamento de QTL para características de crescimento de suínos por meio de modelos de regressão aleatória.
title_fullStr Mapeamento de QTL para características de crescimento de suínos por meio de modelos de regressão aleatória.
title_full_unstemmed Mapeamento de QTL para características de crescimento de suínos por meio de modelos de regressão aleatória.
title_sort Mapeamento de QTL para características de crescimento de suínos por meio de modelos de regressão aleatória.
author PINHEIRO, V. R.
author_facet PINHEIRO, V. R.
SILVA, F. F. e
GUIMARÃES, S. E. F.
RESENDE, M. D. V. de
LOPES, P. S.
CRUZ, C. D.
AZEVEDO, C. F.
author_role author
author2 SILVA, F. F. e
GUIMARÃES, S. E. F.
RESENDE, M. D. V. de
LOPES, P. S.
CRUZ, C. D.
AZEVEDO, C. F.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO, V. R.
SILVA, F. F. e
GUIMARÃES, S. E. F.
RESENDE, M. D. V. de
LOPES, P. S.
CRUZ, C. D.
AZEVEDO, C. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Dados longitudinais
Identical-by-descent
Locos de característica quantitativas
Seleção assistida por marcadores
Curva de Crescimento
Sus scrofa
topic Dados longitudinais
Identical-by-descent
Locos de característica quantitativas
Seleção assistida por marcadores
Curva de Crescimento
Sus scrofa
description O objetivo deste trabalho foi avaliar eficiência de modelos de regressão aleatória (MRA) para detectar locus de características quantitativas (QTL) para características de crescimento, em suínos. Utilizou-se uma população divergente F2 Piau x Comercial. A eficiência da metodologia proposta na detecção de QTL foi comparada à da metodologia tradicional de regressão por intervalo de mapeamento. Para tanto, utilizaram-se MRA com efeitos aleatórios poligênicos, de ambiente permanente e de QTL, tendo-se utilizado o enfoque de matriz de covariância ?identical‑by‑descent? associada aos efeitos de QTL. Testou-se a significância dos efeitos de QTL mediante a razão de verossimilhanças, tendo-se considerado o modelo como completo quando houve efeito de QTL, ou nulo, quando não. A comparação entre os modelos foi feita nas posições dos marcadores (seis marcadores microssatélites) e nas intermediárias, entre os marcadores. O MRA detectou QTL significativo na posição 65 cM do cromossomo 7 e, portanto, foi mais eficiente que a metodologia tradicional, que não detectou QTL significativo em nenhum dos fenótipos avaliados. A metodologia proposta possibilitou a detecção de QTL com efeito sobre toda a trajetória de crescimento, dentro da amplitude de idade considerada (do nascimento aos 150 dias).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-18
2013
2014-03-19T23:24:52Z
2014-03-19T23:24:52Z
2014-03-19T23:24:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 48, n. 2, p. 190-196, fev. 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/966562
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 48, n. 2, p. 190-196, fev. 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/966562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503388570845184