Os mediadores, os políticos e a sociedade civil: a realidade e os limites da governança territorial - o caso do território do TASPP no Nordeste brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRAUX, M.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: AZEVEDO, S. G. de, TONNEAU, J. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872663
Resumo: A govemança territorial é o objeto de um debate intenso sobre por que o território tornou-se urna referência privilegiada para as operações de desenvolvimento rural. Esta comunicação trata de urna experiência de pesquisa-ação de desenvolvimento territorial desenvolvida pela Embrapa e pelo ClRAD no território do Alto Sertão do Piauí e de Pemambuco. O contexto da região é difícil. A situação atual de dominação político-fundiária torna difícil fazer urna parceria entre a sociedade civil e o poder político, parceria, portanto, importante na governança territorial. Mostraremos que o desenvolvimento territorial pressupõe a legitimação de um espaço coletivo de debate (o fórum) e um dispositivo de governança (o consórcio), destinados a repensar a ação política. Estes dispositivos se constroem num processo de institucionalização crescente, isto é, sobre a criação evolutiva de normas e de valores compartilhados, assim corno numa abordagem que cruza aprendizagem e inovação. A legitimidade dos dispositivos se impõe nas modificações das relações de força entre sociedade civil e políticos. Destacamos o papel específico dos mediadores neste processo. Concluímos que, devido às condições específicas do exercício do poder na região estudada, a situação do território apresenta situações difíceis do ponto de vista da governança territorial.
id EMBR_ad56c336f8b9d5d3572782bd74a4e822
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/872663
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Os mediadores, os políticos e a sociedade civil: a realidade e os limites da governança territorial - o caso do território do TASPP no Nordeste brasileiro.Governança territorialNordesteAlto Sertão do PiauíPernambucoDesenvolvimento territorialDesenvolvimento SustentávelRural developmentA govemança territorial é o objeto de um debate intenso sobre por que o território tornou-se urna referência privilegiada para as operações de desenvolvimento rural. Esta comunicação trata de urna experiência de pesquisa-ação de desenvolvimento territorial desenvolvida pela Embrapa e pelo ClRAD no território do Alto Sertão do Piauí e de Pemambuco. O contexto da região é difícil. A situação atual de dominação político-fundiária torna difícil fazer urna parceria entre a sociedade civil e o poder político, parceria, portanto, importante na governança territorial. Mostraremos que o desenvolvimento territorial pressupõe a legitimação de um espaço coletivo de debate (o fórum) e um dispositivo de governança (o consórcio), destinados a repensar a ação política. Estes dispositivos se constroem num processo de institucionalização crescente, isto é, sobre a criação evolutiva de normas e de valores compartilhados, assim corno numa abordagem que cruza aprendizagem e inovação. A legitimidade dos dispositivos se impõe nas modificações das relações de força entre sociedade civil e políticos. Destacamos o papel específico dos mediadores neste processo. Concluímos que, devido às condições específicas do exercício do poder na região estudada, a situação do território apresenta situações difíceis do ponto de vista da governança territorial.MARC PIRAUX, CIRAD; SERGIO GUILHERME DE AZEVEDO, CPATSA; JEAN-PHILIPPE TONNEAU, CIRAD.PIRAUX, M.AZEVEDO, S. G. deTONNEAU, J. P.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-01-1120102015-10-01T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRaízes - Revista de Ciências Sociais e Econômicas, Campina Grande, v. 28-29, n. 1-2, p. 97-108, 2009/2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872663porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:49:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/872663Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:49:03falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:49:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Os mediadores, os políticos e a sociedade civil: a realidade e os limites da governança territorial - o caso do território do TASPP no Nordeste brasileiro.
title Os mediadores, os políticos e a sociedade civil: a realidade e os limites da governança territorial - o caso do território do TASPP no Nordeste brasileiro.
spellingShingle Os mediadores, os políticos e a sociedade civil: a realidade e os limites da governança territorial - o caso do território do TASPP no Nordeste brasileiro.
PIRAUX, M.
Governança territorial
Nordeste
Alto Sertão do Piauí
Pernambuco
Desenvolvimento territorial
Desenvolvimento Sustentável
Rural development
title_short Os mediadores, os políticos e a sociedade civil: a realidade e os limites da governança territorial - o caso do território do TASPP no Nordeste brasileiro.
title_full Os mediadores, os políticos e a sociedade civil: a realidade e os limites da governança territorial - o caso do território do TASPP no Nordeste brasileiro.
title_fullStr Os mediadores, os políticos e a sociedade civil: a realidade e os limites da governança territorial - o caso do território do TASPP no Nordeste brasileiro.
title_full_unstemmed Os mediadores, os políticos e a sociedade civil: a realidade e os limites da governança territorial - o caso do território do TASPP no Nordeste brasileiro.
title_sort Os mediadores, os políticos e a sociedade civil: a realidade e os limites da governança territorial - o caso do território do TASPP no Nordeste brasileiro.
author PIRAUX, M.
author_facet PIRAUX, M.
AZEVEDO, S. G. de
TONNEAU, J. P.
author_role author
author2 AZEVEDO, S. G. de
TONNEAU, J. P.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARC PIRAUX, CIRAD; SERGIO GUILHERME DE AZEVEDO, CPATSA; JEAN-PHILIPPE TONNEAU, CIRAD.
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRAUX, M.
AZEVEDO, S. G. de
TONNEAU, J. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Governança territorial
Nordeste
Alto Sertão do Piauí
Pernambuco
Desenvolvimento territorial
Desenvolvimento Sustentável
Rural development
topic Governança territorial
Nordeste
Alto Sertão do Piauí
Pernambuco
Desenvolvimento territorial
Desenvolvimento Sustentável
Rural development
description A govemança territorial é o objeto de um debate intenso sobre por que o território tornou-se urna referência privilegiada para as operações de desenvolvimento rural. Esta comunicação trata de urna experiência de pesquisa-ação de desenvolvimento territorial desenvolvida pela Embrapa e pelo ClRAD no território do Alto Sertão do Piauí e de Pemambuco. O contexto da região é difícil. A situação atual de dominação político-fundiária torna difícil fazer urna parceria entre a sociedade civil e o poder político, parceria, portanto, importante na governança territorial. Mostraremos que o desenvolvimento territorial pressupõe a legitimação de um espaço coletivo de debate (o fórum) e um dispositivo de governança (o consórcio), destinados a repensar a ação política. Estes dispositivos se constroem num processo de institucionalização crescente, isto é, sobre a criação evolutiva de normas e de valores compartilhados, assim corno numa abordagem que cruza aprendizagem e inovação. A legitimidade dos dispositivos se impõe nas modificações das relações de força entre sociedade civil e políticos. Destacamos o papel específico dos mediadores neste processo. Concluímos que, devido às condições específicas do exercício do poder na região estudada, a situação do território apresenta situações difíceis do ponto de vista da governança territorial.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-01-11
2015-10-01T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Raízes - Revista de Ciências Sociais e Econômicas, Campina Grande, v. 28-29, n. 1-2, p. 97-108, 2009/2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872663
identifier_str_mv Raízes - Revista de Ciências Sociais e Econômicas, Campina Grande, v. 28-29, n. 1-2, p. 97-108, 2009/2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503412172193792