Planilhas de cálculo para estimativa do ciclo de culturas, a partir de graus-dia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CALVE, L.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: ALFONSI, R. R., ASSAD, E. D.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/9065
Resumo: A temperatura é um dos principais fatores de controle do desenvolvimento vegetal. Por volta de 1735, Reaumur, na França, realizou os primeiros estudos relacionando desenvolvimento vegetal e temperatura do ar, quando ele observou que o somatório da temperatura do ar era praticamente constante durante o ciclo de desenvolvimento de várias espécies em diferentes anos (Pereira et ai., 2002). Dessa forma, foi desenvolvido o conceito de Graus-dia que baseia-se no fato de que existem duas temperaturas base, uma mínima e outra máxima, entre as quais a planta tem pleno desenvolvimento. Fora desse intervalo, a planta não se desenvolve ou o faz em taxas muito reduzidas (Pereira et al., 2002). Nesse sentido, a temperatura pode ser considerada o fator principal de controle do desenvolvimento das plantas e de grande influência na sua distribuição geográfica (Holmes e Robertson, 1959). Assim, pode-se considerar que a teoria dos graus-dia pode ser utilizada, na estimativa dos ciclos das culturas, previsão de data de colheita e, principalmente, no zoneamento agrícola, fazendo com que este último deixe de ser estático e passe a ser dinâmico. Pedro Júnior et al. (1975) mostraram que o cálculo de graus-dia a partir de equações de regressão múltipla, para o estado de São Paulo, é viável, tornando-se uma técnica útil para o planejamento do plantio e colheita. A partir dessas afirmações, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma planilha de cálculo em ambiente computacional Excel for WindowsTM para facilitar os cálculos de graus-dia a partir da estimativa das temperaturas médias de várias regiões e auxiliar no cálculo dos ciclos das culturas.
id EMBR_ae6808224d4bc7d7e3a880091a657c15
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/9065
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Planilhas de cálculo para estimativa do ciclo de culturas, a partir de graus-dia.Ciclo de culturasGraus-diaPlanilha de cálculoClimaA temperatura é um dos principais fatores de controle do desenvolvimento vegetal. Por volta de 1735, Reaumur, na França, realizou os primeiros estudos relacionando desenvolvimento vegetal e temperatura do ar, quando ele observou que o somatório da temperatura do ar era praticamente constante durante o ciclo de desenvolvimento de várias espécies em diferentes anos (Pereira et ai., 2002). Dessa forma, foi desenvolvido o conceito de Graus-dia que baseia-se no fato de que existem duas temperaturas base, uma mínima e outra máxima, entre as quais a planta tem pleno desenvolvimento. Fora desse intervalo, a planta não se desenvolve ou o faz em taxas muito reduzidas (Pereira et al., 2002). Nesse sentido, a temperatura pode ser considerada o fator principal de controle do desenvolvimento das plantas e de grande influência na sua distribuição geográfica (Holmes e Robertson, 1959). Assim, pode-se considerar que a teoria dos graus-dia pode ser utilizada, na estimativa dos ciclos das culturas, previsão de data de colheita e, principalmente, no zoneamento agrícola, fazendo com que este último deixe de ser estático e passe a ser dinâmico. Pedro Júnior et al. (1975) mostraram que o cálculo de graus-dia a partir de equações de regressão múltipla, para o estado de São Paulo, é viável, tornando-se uma técnica útil para o planejamento do plantio e colheita. A partir dessas afirmações, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma planilha de cálculo em ambiente computacional Excel for WindowsTM para facilitar os cálculos de graus-dia a partir da estimativa das temperaturas médias de várias regiões e auxiliar no cálculo dos ciclos das culturas.CBAgro 2005.LEANDRO CALVE, Cepagri/Unicamp; ROGÉRIO REMO ALFONSI, IAC; EDUARDO DELGADO ASSAD, CNPTIA.CALVE, L.ALFONSI, R. R.ASSAD, E. D.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2005-07-2820052020-02-10T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 14., 2005, Campinas. Agrometeorologia, agroclimatologia e agronegócio: anais. Campinas: UNICAMP, 2005. 2 p.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/9065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:28:15Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/9065Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:28:15Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Planilhas de cálculo para estimativa do ciclo de culturas, a partir de graus-dia.
title Planilhas de cálculo para estimativa do ciclo de culturas, a partir de graus-dia.
spellingShingle Planilhas de cálculo para estimativa do ciclo de culturas, a partir de graus-dia.
CALVE, L.
Ciclo de culturas
Graus-dia
Planilha de cálculo
Clima
title_short Planilhas de cálculo para estimativa do ciclo de culturas, a partir de graus-dia.
title_full Planilhas de cálculo para estimativa do ciclo de culturas, a partir de graus-dia.
title_fullStr Planilhas de cálculo para estimativa do ciclo de culturas, a partir de graus-dia.
title_full_unstemmed Planilhas de cálculo para estimativa do ciclo de culturas, a partir de graus-dia.
title_sort Planilhas de cálculo para estimativa do ciclo de culturas, a partir de graus-dia.
author CALVE, L.
author_facet CALVE, L.
ALFONSI, R. R.
ASSAD, E. D.
author_role author
author2 ALFONSI, R. R.
ASSAD, E. D.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LEANDRO CALVE, Cepagri/Unicamp; ROGÉRIO REMO ALFONSI, IAC; EDUARDO DELGADO ASSAD, CNPTIA.
dc.contributor.author.fl_str_mv CALVE, L.
ALFONSI, R. R.
ASSAD, E. D.
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo de culturas
Graus-dia
Planilha de cálculo
Clima
topic Ciclo de culturas
Graus-dia
Planilha de cálculo
Clima
description A temperatura é um dos principais fatores de controle do desenvolvimento vegetal. Por volta de 1735, Reaumur, na França, realizou os primeiros estudos relacionando desenvolvimento vegetal e temperatura do ar, quando ele observou que o somatório da temperatura do ar era praticamente constante durante o ciclo de desenvolvimento de várias espécies em diferentes anos (Pereira et ai., 2002). Dessa forma, foi desenvolvido o conceito de Graus-dia que baseia-se no fato de que existem duas temperaturas base, uma mínima e outra máxima, entre as quais a planta tem pleno desenvolvimento. Fora desse intervalo, a planta não se desenvolve ou o faz em taxas muito reduzidas (Pereira et al., 2002). Nesse sentido, a temperatura pode ser considerada o fator principal de controle do desenvolvimento das plantas e de grande influência na sua distribuição geográfica (Holmes e Robertson, 1959). Assim, pode-se considerar que a teoria dos graus-dia pode ser utilizada, na estimativa dos ciclos das culturas, previsão de data de colheita e, principalmente, no zoneamento agrícola, fazendo com que este último deixe de ser estático e passe a ser dinâmico. Pedro Júnior et al. (1975) mostraram que o cálculo de graus-dia a partir de equações de regressão múltipla, para o estado de São Paulo, é viável, tornando-se uma técnica útil para o planejamento do plantio e colheita. A partir dessas afirmações, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma planilha de cálculo em ambiente computacional Excel for WindowsTM para facilitar os cálculos de graus-dia a partir da estimativa das temperaturas médias de várias regiões e auxiliar no cálculo dos ciclos das culturas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-07-28
2005
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2020-02-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 14., 2005, Campinas. Agrometeorologia, agroclimatologia e agronegócio: anais. Campinas: UNICAMP, 2005. 2 p.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/9065
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 14., 2005, Campinas. Agrometeorologia, agroclimatologia e agronegócio: anais. Campinas: UNICAMP, 2005. 2 p.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/9065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695470898642944