Balanço de nitrogênio e medida do teor de uréia no soro e na urina como monitores metabólicos de dietas contendo resíduo de uva de vitivinícolas para ovinos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENEZES, D. R.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: ARAUJO, G. G. L. de, OLIVEIRA, R. L., BAGALDO, A. R., SILVA, T. T., SANTOS, A. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149226
Resumo: O balanço de nitrogênio (BN) e os teores de uréia no soro (TUS) e urina (TUur) foram utilizados para avaliar o efeito da inclusão de níveis crescentes de uréia (0% - T1; 1% - T2; 2% - T3; e 3% - T4) sobre dietas contendo 40% de palma forrageira ?in natura? e 60% de resíduo desidratado de uva de vitivinícolas. Para tanto, foram utilizados 16 ovinos machos não castrados, com média de 9 meses de idade e com peso médio de 37 kg de PV. Os animais foram distribuídos em um delineamento experimental de blocos, ao acaso. O período experimental total foi de 40 dias, divididos em dois blocos de 20 dias cada, e constou de 4 tratamentos e 8 repetições. Os valores do N ingerido e N absorvido, a perda de N pelas fezes e urina não foram alterados significativamente pela inclusão de uréia. Os valores médios para as relações entre N retido/N ingerido e N retido/N absorvido também não foram afetadas significativamente pelos níveis de uréia nas dietas. Os TUS e TUur apresentaram comportamento linear em relação aos níveis de uréia. Os resultados indicam a inclusão de 3% de uréia em dietas contendo resíduo desidratado de uva de vitivinícolas e palma forrageira ?in natura,? havendo uma maior adequação ao metabolismo normal dos animais e um melhor desempenho dos animais. Palavras-chave:
id EMBR_b22e0d77377cf9ca1e60a7ce2939e79c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149226
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Balanço de nitrogênio e medida do teor de uréia no soro e na urina como monitores metabólicos de dietas contendo resíduo de uva de vitivinícolas para ovinos.Balanço de nitrogênioResíduos agroindustriaisMonitores metabólicosOvinoResíduo AgrícolaResíduo IndustrialResíduo OrgânicoOvinoculturaNitrogênio não ProtéicoSheepByproductsNonprotein nitrogenO balanço de nitrogênio (BN) e os teores de uréia no soro (TUS) e urina (TUur) foram utilizados para avaliar o efeito da inclusão de níveis crescentes de uréia (0% - T1; 1% - T2; 2% - T3; e 3% - T4) sobre dietas contendo 40% de palma forrageira ?in natura? e 60% de resíduo desidratado de uva de vitivinícolas. Para tanto, foram utilizados 16 ovinos machos não castrados, com média de 9 meses de idade e com peso médio de 37 kg de PV. Os animais foram distribuídos em um delineamento experimental de blocos, ao acaso. O período experimental total foi de 40 dias, divididos em dois blocos de 20 dias cada, e constou de 4 tratamentos e 8 repetições. Os valores do N ingerido e N absorvido, a perda de N pelas fezes e urina não foram alterados significativamente pela inclusão de uréia. Os valores médios para as relações entre N retido/N ingerido e N retido/N absorvido também não foram afetadas significativamente pelos níveis de uréia nas dietas. Os TUS e TUur apresentaram comportamento linear em relação aos níveis de uréia. Os resultados indicam a inclusão de 3% de uréia em dietas contendo resíduo desidratado de uva de vitivinícolas e palma forrageira ?in natura,? havendo uma maior adequação ao metabolismo normal dos animais e um melhor desempenho dos animais. Palavras-chave:D. R. MENEZES, Bolsista Capes; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; R. L. OLIVEIRA, EMEV/UFBA; A. R. BAGALDO, Bolsista Fapesb; T. M. SILVA, Bolsista Fapesb; A. P. SANTOS, CEFET.MENEZES, D. R.ARAUJO, G. G. L. deOLIVEIRA, R. L.BAGALDO, A. R.SILVA, T. T.SANTOS, A. P.2022-12-05T18:01:38Z2022-12-05T18:01:38Z2022-12-052006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 7, n. 2, p. 169-175, 2006.1519 9940http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149226porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-12-05T18:01:38Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149226Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-12-05T18:01:38falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-12-05T18:01:38Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Balanço de nitrogênio e medida do teor de uréia no soro e na urina como monitores metabólicos de dietas contendo resíduo de uva de vitivinícolas para ovinos.
title Balanço de nitrogênio e medida do teor de uréia no soro e na urina como monitores metabólicos de dietas contendo resíduo de uva de vitivinícolas para ovinos.
spellingShingle Balanço de nitrogênio e medida do teor de uréia no soro e na urina como monitores metabólicos de dietas contendo resíduo de uva de vitivinícolas para ovinos.
MENEZES, D. R.
Balanço de nitrogênio
Resíduos agroindustriais
Monitores metabólicos
Ovino
Resíduo Agrícola
Resíduo Industrial
Resíduo Orgânico
Ovinocultura
Nitrogênio não Protéico
Sheep
Byproducts
Nonprotein nitrogen
title_short Balanço de nitrogênio e medida do teor de uréia no soro e na urina como monitores metabólicos de dietas contendo resíduo de uva de vitivinícolas para ovinos.
title_full Balanço de nitrogênio e medida do teor de uréia no soro e na urina como monitores metabólicos de dietas contendo resíduo de uva de vitivinícolas para ovinos.
title_fullStr Balanço de nitrogênio e medida do teor de uréia no soro e na urina como monitores metabólicos de dietas contendo resíduo de uva de vitivinícolas para ovinos.
title_full_unstemmed Balanço de nitrogênio e medida do teor de uréia no soro e na urina como monitores metabólicos de dietas contendo resíduo de uva de vitivinícolas para ovinos.
title_sort Balanço de nitrogênio e medida do teor de uréia no soro e na urina como monitores metabólicos de dietas contendo resíduo de uva de vitivinícolas para ovinos.
author MENEZES, D. R.
author_facet MENEZES, D. R.
ARAUJO, G. G. L. de
OLIVEIRA, R. L.
BAGALDO, A. R.
SILVA, T. T.
SANTOS, A. P.
author_role author
author2 ARAUJO, G. G. L. de
OLIVEIRA, R. L.
BAGALDO, A. R.
SILVA, T. T.
SANTOS, A. P.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv D. R. MENEZES, Bolsista Capes; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; R. L. OLIVEIRA, EMEV/UFBA; A. R. BAGALDO, Bolsista Fapesb; T. M. SILVA, Bolsista Fapesb; A. P. SANTOS, CEFET.
dc.contributor.author.fl_str_mv MENEZES, D. R.
ARAUJO, G. G. L. de
OLIVEIRA, R. L.
BAGALDO, A. R.
SILVA, T. T.
SANTOS, A. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Balanço de nitrogênio
Resíduos agroindustriais
Monitores metabólicos
Ovino
Resíduo Agrícola
Resíduo Industrial
Resíduo Orgânico
Ovinocultura
Nitrogênio não Protéico
Sheep
Byproducts
Nonprotein nitrogen
topic Balanço de nitrogênio
Resíduos agroindustriais
Monitores metabólicos
Ovino
Resíduo Agrícola
Resíduo Industrial
Resíduo Orgânico
Ovinocultura
Nitrogênio não Protéico
Sheep
Byproducts
Nonprotein nitrogen
description O balanço de nitrogênio (BN) e os teores de uréia no soro (TUS) e urina (TUur) foram utilizados para avaliar o efeito da inclusão de níveis crescentes de uréia (0% - T1; 1% - T2; 2% - T3; e 3% - T4) sobre dietas contendo 40% de palma forrageira ?in natura? e 60% de resíduo desidratado de uva de vitivinícolas. Para tanto, foram utilizados 16 ovinos machos não castrados, com média de 9 meses de idade e com peso médio de 37 kg de PV. Os animais foram distribuídos em um delineamento experimental de blocos, ao acaso. O período experimental total foi de 40 dias, divididos em dois blocos de 20 dias cada, e constou de 4 tratamentos e 8 repetições. Os valores do N ingerido e N absorvido, a perda de N pelas fezes e urina não foram alterados significativamente pela inclusão de uréia. Os valores médios para as relações entre N retido/N ingerido e N retido/N absorvido também não foram afetadas significativamente pelos níveis de uréia nas dietas. Os TUS e TUur apresentaram comportamento linear em relação aos níveis de uréia. Os resultados indicam a inclusão de 3% de uréia em dietas contendo resíduo desidratado de uva de vitivinícolas e palma forrageira ?in natura,? havendo uma maior adequação ao metabolismo normal dos animais e um melhor desempenho dos animais. Palavras-chave:
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2022-12-05T18:01:38Z
2022-12-05T18:01:38Z
2022-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 7, n. 2, p. 169-175, 2006.
1519 9940
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149226
identifier_str_mv Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 7, n. 2, p. 169-175, 2006.
1519 9940
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503535076835328