Controle biológico da podridão radicular e promoção de crescimento em pepino hidropônico com microrganismos de manguezais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORREA, E. B.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: GALVAO, J. A. H., BETTIOL, W.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898155
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de microrganismos de manguezais para controlar a podridão radicular causada por Pythium aphanidermatum e para promover o crescimento em pepino hidropônico (Cucumis sativus). Avaliaram-se 19 microrganismos quanto ao controle da doença em mini-hidroponia. Os microrganismos mais promissores para esse fim - Gordonia rubripertincta SO-3B-2 e a mistura dos isolados G. rubripertincta SO-3B-2, MB-P3A-49, MB-P3-C68 e SO-3L-3, de Pseudomonas stutzeri, e Bacillus cereus AVIC-3-6 - foram, posteriormente, testados quanto à promoção de crescimento do pepineiro, em casa de vegetação. Microrganismos de manguezais podem ter importância funcional no controle biológico da podridão radicular causada por P. aphanidermatum e na promoção do crescimento do pepineiro cultivado em hidroponia. Os microrganismos G. rubripertincta SO-3B-2 e P. stutzeri MB-P3A-49 são promissores na promoção do crescimento das plantas não infestadas com o patógeno.
id EMBR_b26682ff97e041144c322d3cf566eb0a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/898155
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Controle biológico da podridão radicular e promoção de crescimento em pepino hidropônico com microrganismos de manguezais.Gordonia rubripertinctaBioprospecçãoPepinoCultivo hidropônicoPodridão radicularControle biológicoPythium aphanidermatumMangueMicrorganismoCucumis SativusRoot rotBiological controlBacillus cereusPseudomonas stutzeriO objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de microrganismos de manguezais para controlar a podridão radicular causada por Pythium aphanidermatum e para promover o crescimento em pepino hidropônico (Cucumis sativus). Avaliaram-se 19 microrganismos quanto ao controle da doença em mini-hidroponia. Os microrganismos mais promissores para esse fim - Gordonia rubripertincta SO-3B-2 e a mistura dos isolados G. rubripertincta SO-3B-2, MB-P3A-49, MB-P3-C68 e SO-3L-3, de Pseudomonas stutzeri, e Bacillus cereus AVIC-3-6 - foram, posteriormente, testados quanto à promoção de crescimento do pepineiro, em casa de vegetação. Microrganismos de manguezais podem ter importância funcional no controle biológico da podridão radicular causada por P. aphanidermatum e na promoção do crescimento do pepineiro cultivado em hidroponia. Os microrganismos G. rubripertincta SO-3B-2 e P. stutzeri MB-P3A-49 são promissores na promoção do crescimento das plantas não infestadas com o patógeno.ÉLIDA BARBOSA CORRÊA, UNESP-Botucatu; JOSE ABRAHAO HADDAD GALVAO, CNPMA; WAGNER BETTIOL, CNPMA.CORREA, E. B.GALVAO, J. A. H.BETTIOL, W.2011-08-20T01:02:07Z2011-08-20T01:02:07Z2011-08-1720112011-08-20T01:02:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 46, n.2, p. 130-136, fev. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:07:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/898155Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:07:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:07:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle biológico da podridão radicular e promoção de crescimento em pepino hidropônico com microrganismos de manguezais.
title Controle biológico da podridão radicular e promoção de crescimento em pepino hidropônico com microrganismos de manguezais.
spellingShingle Controle biológico da podridão radicular e promoção de crescimento em pepino hidropônico com microrganismos de manguezais.
CORREA, E. B.
Gordonia rubripertincta
Bioprospecção
Pepino
Cultivo hidropônico
Podridão radicular
Controle biológico
Pythium aphanidermatum
Mangue
Microrganismo
Cucumis Sativus
Root rot
Biological control
Bacillus cereus
Pseudomonas stutzeri
title_short Controle biológico da podridão radicular e promoção de crescimento em pepino hidropônico com microrganismos de manguezais.
title_full Controle biológico da podridão radicular e promoção de crescimento em pepino hidropônico com microrganismos de manguezais.
title_fullStr Controle biológico da podridão radicular e promoção de crescimento em pepino hidropônico com microrganismos de manguezais.
title_full_unstemmed Controle biológico da podridão radicular e promoção de crescimento em pepino hidropônico com microrganismos de manguezais.
title_sort Controle biológico da podridão radicular e promoção de crescimento em pepino hidropônico com microrganismos de manguezais.
author CORREA, E. B.
author_facet CORREA, E. B.
GALVAO, J. A. H.
BETTIOL, W.
author_role author
author2 GALVAO, J. A. H.
BETTIOL, W.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ÉLIDA BARBOSA CORRÊA, UNESP-Botucatu; JOSE ABRAHAO HADDAD GALVAO, CNPMA; WAGNER BETTIOL, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv CORREA, E. B.
GALVAO, J. A. H.
BETTIOL, W.
dc.subject.por.fl_str_mv Gordonia rubripertincta
Bioprospecção
Pepino
Cultivo hidropônico
Podridão radicular
Controle biológico
Pythium aphanidermatum
Mangue
Microrganismo
Cucumis Sativus
Root rot
Biological control
Bacillus cereus
Pseudomonas stutzeri
topic Gordonia rubripertincta
Bioprospecção
Pepino
Cultivo hidropônico
Podridão radicular
Controle biológico
Pythium aphanidermatum
Mangue
Microrganismo
Cucumis Sativus
Root rot
Biological control
Bacillus cereus
Pseudomonas stutzeri
description O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de microrganismos de manguezais para controlar a podridão radicular causada por Pythium aphanidermatum e para promover o crescimento em pepino hidropônico (Cucumis sativus). Avaliaram-se 19 microrganismos quanto ao controle da doença em mini-hidroponia. Os microrganismos mais promissores para esse fim - Gordonia rubripertincta SO-3B-2 e a mistura dos isolados G. rubripertincta SO-3B-2, MB-P3A-49, MB-P3-C68 e SO-3L-3, de Pseudomonas stutzeri, e Bacillus cereus AVIC-3-6 - foram, posteriormente, testados quanto à promoção de crescimento do pepineiro, em casa de vegetação. Microrganismos de manguezais podem ter importância funcional no controle biológico da podridão radicular causada por P. aphanidermatum e na promoção do crescimento do pepineiro cultivado em hidroponia. Os microrganismos G. rubripertincta SO-3B-2 e P. stutzeri MB-P3A-49 são promissores na promoção do crescimento das plantas não infestadas com o patógeno.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-20T01:02:07Z
2011-08-20T01:02:07Z
2011-08-17
2011
2011-08-20T01:02:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 46, n.2, p. 130-136, fev. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898155
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 46, n.2, p. 130-136, fev. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503347998294016