Taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs "Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HENDGES, M. V.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: STEFFENS, C. A., ANTONIOLLI, L. R., AMARANTE, C. V. T. do, ZANARDI, O. Z.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543235
Resumo: Os danos mecânicos são responsáveis por consideráveis perdas de qualidade na cadeia produtiva de frutas, desde o produtor até o consumidor, sendo geralmente ocasionados devido ao impacto e vibrações durante a colheita, transporte e classificação (DINTWA et al., 2008). Dentre os diferentes tipos de danos mecânicos, destaca-se como grande responsável por perdas pós-colheita o dano por impacto. Neste tipo de dano geralmente há a contusão, expondo o suco celular ao ar, onde ocorre a oxidação e o posterior escurecimento da polpa e aumento na taxa respiratória e de produção de etileno (MATTIUZ; DURIGAN, 2001). Apesar disso, Kaaya e Njoroge (2004) observaram uma diminuição na taxa respiratória em tomates com o aumento na intensidade do dano mecânico por impacto. Deste modo, este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento das taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs 'Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.
id EMBR_b65cfbe59edb448d1ae815a9a6656acc
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/543235
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs "Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.Royal GalaPink LadyDano MecânicoEtilenoFruticulturaMaçãPós-ColheitaVariedadeOs danos mecânicos são responsáveis por consideráveis perdas de qualidade na cadeia produtiva de frutas, desde o produtor até o consumidor, sendo geralmente ocasionados devido ao impacto e vibrações durante a colheita, transporte e classificação (DINTWA et al., 2008). Dentre os diferentes tipos de danos mecânicos, destaca-se como grande responsável por perdas pós-colheita o dano por impacto. Neste tipo de dano geralmente há a contusão, expondo o suco celular ao ar, onde ocorre a oxidação e o posterior escurecimento da polpa e aumento na taxa respiratória e de produção de etileno (MATTIUZ; DURIGAN, 2001). Apesar disso, Kaaya e Njoroge (2004) observaram uma diminuição na taxa respiratória em tomates com o aumento na intensidade do dano mecânico por impacto. Deste modo, este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento das taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs 'Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.Lucimara Rogéria Antoniolli, Embrapa Uva e Vinho; Marcos Vinícius Hendges, UDESC; Cristiano André Steffens, UDESC; Cassandro Vidal Talamini do Amarante, UDESC; Odimar Zanuso Zanardi, UDESC.HENDGES, M. V.STEFFENS, C. A.ANTONIOLLI, L. R.AMARANTE, C. V. T. doZANARDI, O. Z.2022-08-12T17:20:55Z2022-08-12T17:20:55Z2008-10-312008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartNão paginado.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20., 2008, Vitória, ES. Anais... Vitória: Incaper, 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-08-12T17:21:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/543235Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-08-12T17:21:03falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-08-12T17:21:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs "Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.
title Taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs "Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.
spellingShingle Taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs "Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.
HENDGES, M. V.
Royal Gala
Pink Lady
Dano Mecânico
Etileno
Fruticultura
Maçã
Pós-Colheita
Variedade
title_short Taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs "Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.
title_full Taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs "Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.
title_fullStr Taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs "Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.
title_full_unstemmed Taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs "Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.
title_sort Taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs "Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.
author HENDGES, M. V.
author_facet HENDGES, M. V.
STEFFENS, C. A.
ANTONIOLLI, L. R.
AMARANTE, C. V. T. do
ZANARDI, O. Z.
author_role author
author2 STEFFENS, C. A.
ANTONIOLLI, L. R.
AMARANTE, C. V. T. do
ZANARDI, O. Z.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lucimara Rogéria Antoniolli, Embrapa Uva e Vinho; Marcos Vinícius Hendges, UDESC; Cristiano André Steffens, UDESC; Cassandro Vidal Talamini do Amarante, UDESC; Odimar Zanuso Zanardi, UDESC.
dc.contributor.author.fl_str_mv HENDGES, M. V.
STEFFENS, C. A.
ANTONIOLLI, L. R.
AMARANTE, C. V. T. do
ZANARDI, O. Z.
dc.subject.por.fl_str_mv Royal Gala
Pink Lady
Dano Mecânico
Etileno
Fruticultura
Maçã
Pós-Colheita
Variedade
topic Royal Gala
Pink Lady
Dano Mecânico
Etileno
Fruticultura
Maçã
Pós-Colheita
Variedade
description Os danos mecânicos são responsáveis por consideráveis perdas de qualidade na cadeia produtiva de frutas, desde o produtor até o consumidor, sendo geralmente ocasionados devido ao impacto e vibrações durante a colheita, transporte e classificação (DINTWA et al., 2008). Dentre os diferentes tipos de danos mecânicos, destaca-se como grande responsável por perdas pós-colheita o dano por impacto. Neste tipo de dano geralmente há a contusão, expondo o suco celular ao ar, onde ocorre a oxidação e o posterior escurecimento da polpa e aumento na taxa respiratória e de produção de etileno (MATTIUZ; DURIGAN, 2001). Apesar disso, Kaaya e Njoroge (2004) observaram uma diminuição na taxa respiratória em tomates com o aumento na intensidade do dano mecânico por impacto. Deste modo, este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento das taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs 'Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-31
2008
2022-08-12T17:20:55Z
2022-08-12T17:20:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20., 2008, Vitória, ES. Anais... Vitória: Incaper, 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543235
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20., 2008, Vitória, ES. Anais... Vitória: Incaper, 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Não paginado.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503528515895296