Efeito da autocorrelação residual na avaliação genética de cabras para a produção de leite e para o formato da curva de lactação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, A. L. P.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: TORRES, R. A., SILVA, F. F. e, RIBEIRO JUNIOR, J. I., RODRIGUES, M. T., MENEZES, G. R. de O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905359
Resumo: Avaliou-se o efeito da autocorrelação residual sobre a qualidade das estimativas dos parâmetros genéticos para produção total de leite (PL) e para os coeficientes a, b e c do modelo de Wood e, consequentemente, sobre a classificação dos animais para estas características. O modelo de Wood foi ajustado às lactações de cabras considerando-se três situações de estrutura residual: (EI) ? erros independentes, (AR1) ? erros autorregressivos de primeira ordem e (EI ? AR1) ? erros AR1 somente para as lactações que apresentaram autocorrelação residual significativa e EI para as demais. As estimativas dos coeficientes a, b e c e PL foram utilizadas como variáveis dependentes em um modelo animal multicaracterístico, o qual incluiu os efeitos aleatórios de animal e de ambiente permanente e os efeitos fixos de grupo contemporâneo, número de crias por parto, grupos genéticos e ordem de parto, além das covariáveis duração da lactação e a idade da cabra ao parto. As diferentes estruturas residuais afetaram as estimativas dos parâmetros genéticos e as classificações dos animais para as características estudadas. Portanto, a seleção dos animais pode ser modificada pela presença da autocorrelação residual, sendo a estrutura EI-AR1 uma alternativa para contornar este problema.
id EMBR_b6f62098693c4df5c12cc8710bc265b7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/905359
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito da autocorrelação residual na avaliação genética de cabras para a produção de leite e para o formato da curva de lactação.Produção de leiteCaprinoCurva de LactaçãoMelhoramento Genético AnimalAvaliou-se o efeito da autocorrelação residual sobre a qualidade das estimativas dos parâmetros genéticos para produção total de leite (PL) e para os coeficientes a, b e c do modelo de Wood e, consequentemente, sobre a classificação dos animais para estas características. O modelo de Wood foi ajustado às lactações de cabras considerando-se três situações de estrutura residual: (EI) ? erros independentes, (AR1) ? erros autorregressivos de primeira ordem e (EI ? AR1) ? erros AR1 somente para as lactações que apresentaram autocorrelação residual significativa e EI para as demais. As estimativas dos coeficientes a, b e c e PL foram utilizadas como variáveis dependentes em um modelo animal multicaracterístico, o qual incluiu os efeitos aleatórios de animal e de ambiente permanente e os efeitos fixos de grupo contemporâneo, número de crias por parto, grupos genéticos e ordem de parto, além das covariáveis duração da lactação e a idade da cabra ao parto. As diferentes estruturas residuais afetaram as estimativas dos parâmetros genéticos e as classificações dos animais para as características estudadas. Portanto, a seleção dos animais pode ser modificada pela presença da autocorrelação residual, sendo a estrutura EI-AR1 uma alternativa para contornar este problema.UFV; GILBERTO ROMEIRO DE OLIVEIRA MENEZES, CNPGC.MELO, A. L. P.TORRES, R. A.SILVA, F. F. eRIBEIRO JUNIOR, J. I.RODRIGUES, M. T.MENEZES, G. R. de O.2011-11-09T11:11:11Z2011-11-09T11:11:11Z2011-11-09T11:11:11Z2011-11-09T11:11:11Z2011-11-0920112020-04-08T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleArquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 63, n. 3, p. 609-615, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:34:43Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/905359Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:34:43Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da autocorrelação residual na avaliação genética de cabras para a produção de leite e para o formato da curva de lactação.
title Efeito da autocorrelação residual na avaliação genética de cabras para a produção de leite e para o formato da curva de lactação.
spellingShingle Efeito da autocorrelação residual na avaliação genética de cabras para a produção de leite e para o formato da curva de lactação.
MELO, A. L. P.
Produção de leite
Caprino
Curva de Lactação
Melhoramento Genético Animal
title_short Efeito da autocorrelação residual na avaliação genética de cabras para a produção de leite e para o formato da curva de lactação.
title_full Efeito da autocorrelação residual na avaliação genética de cabras para a produção de leite e para o formato da curva de lactação.
title_fullStr Efeito da autocorrelação residual na avaliação genética de cabras para a produção de leite e para o formato da curva de lactação.
title_full_unstemmed Efeito da autocorrelação residual na avaliação genética de cabras para a produção de leite e para o formato da curva de lactação.
title_sort Efeito da autocorrelação residual na avaliação genética de cabras para a produção de leite e para o formato da curva de lactação.
author MELO, A. L. P.
author_facet MELO, A. L. P.
TORRES, R. A.
SILVA, F. F. e
RIBEIRO JUNIOR, J. I.
RODRIGUES, M. T.
MENEZES, G. R. de O.
author_role author
author2 TORRES, R. A.
SILVA, F. F. e
RIBEIRO JUNIOR, J. I.
RODRIGUES, M. T.
MENEZES, G. R. de O.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UFV; GILBERTO ROMEIRO DE OLIVEIRA MENEZES, CNPGC.
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, A. L. P.
TORRES, R. A.
SILVA, F. F. e
RIBEIRO JUNIOR, J. I.
RODRIGUES, M. T.
MENEZES, G. R. de O.
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de leite
Caprino
Curva de Lactação
Melhoramento Genético Animal
topic Produção de leite
Caprino
Curva de Lactação
Melhoramento Genético Animal
description Avaliou-se o efeito da autocorrelação residual sobre a qualidade das estimativas dos parâmetros genéticos para produção total de leite (PL) e para os coeficientes a, b e c do modelo de Wood e, consequentemente, sobre a classificação dos animais para estas características. O modelo de Wood foi ajustado às lactações de cabras considerando-se três situações de estrutura residual: (EI) ? erros independentes, (AR1) ? erros autorregressivos de primeira ordem e (EI ? AR1) ? erros AR1 somente para as lactações que apresentaram autocorrelação residual significativa e EI para as demais. As estimativas dos coeficientes a, b e c e PL foram utilizadas como variáveis dependentes em um modelo animal multicaracterístico, o qual incluiu os efeitos aleatórios de animal e de ambiente permanente e os efeitos fixos de grupo contemporâneo, número de crias por parto, grupos genéticos e ordem de parto, além das covariáveis duração da lactação e a idade da cabra ao parto. As diferentes estruturas residuais afetaram as estimativas dos parâmetros genéticos e as classificações dos animais para as características estudadas. Portanto, a seleção dos animais pode ser modificada pela presença da autocorrelação residual, sendo a estrutura EI-AR1 uma alternativa para contornar este problema.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-09T11:11:11Z
2011-11-09T11:11:11Z
2011-11-09T11:11:11Z
2011-11-09T11:11:11Z
2011-11-09
2011
2020-04-08T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 63, n. 3, p. 609-615, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905359
identifier_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 63, n. 3, p. 609-615, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695208948629504