Transferência de supressividade de solos a Rhizoctonia solani e efeito de metabolitos voláteis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GHINI, R.
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12816
Resumo: A possibilidade de transferência da supressividade a R. solani foi testada através da mistura de um solo supressivo com um solo conducente nas concentrações de 0; 0,1; 0,5; 1,0; 5,0 e 10,0%. O solo supressivo foi obtido numa mata na microbacia do Córrego do Taquara Branca (Sumaré, SP), e o conducente em cultivo comercial de tomate, na mesma microbacia. A avaliação foi realizada através do crescimento de R. solani GA 4, em placas de Petri contendo os solos, fumigados ou não com clorofórmio, e uma camada de ágar-água. A fumigação foi realizada para verificar o efeito da eliminação da microbiota do solo na supressividade ao patógeno. Houve redução no crescimento do patógeno, isto é, a supressividade foi transferida nas concentrações de 5 e 10% de solo supressivo não fumigado. Não houve transferência quando foi usado o solo fumigado demonstrando a importância da microbiota na supressividade. O efeito de metabólitos voláteis na supressividade foi avaliado através do crescimento do patógeno em fundos de placas de Petri (5 cm de diâmetro), contendo meio de cultura ágar-água, cobertos por tela de nylon, e enterrados em solos de mata, de tomate, de cana-de-açúcar e de pastagem, obtidos na mesma microbacia. Houve uma reducao significativa no crescimento do patógeno nos solos de mata e pastagem em relação a testemunha (BDA), evidenciando que também este mecanismo esta associado a supressividade a R. solani.
id EMBR_b92c79b7fe7b907268849dfe2a4fd598
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/12816
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Transferência de supressividade de solos a Rhizoctonia solani e efeito de metabolitos voláteis.TransferênciaSupressividadeSolosEfeitoMetabólitos voláteisRhizoctonia SolaniA possibilidade de transferência da supressividade a R. solani foi testada através da mistura de um solo supressivo com um solo conducente nas concentrações de 0; 0,1; 0,5; 1,0; 5,0 e 10,0%. O solo supressivo foi obtido numa mata na microbacia do Córrego do Taquara Branca (Sumaré, SP), e o conducente em cultivo comercial de tomate, na mesma microbacia. A avaliação foi realizada através do crescimento de R. solani GA 4, em placas de Petri contendo os solos, fumigados ou não com clorofórmio, e uma camada de ágar-água. A fumigação foi realizada para verificar o efeito da eliminação da microbiota do solo na supressividade ao patógeno. Houve redução no crescimento do patógeno, isto é, a supressividade foi transferida nas concentrações de 5 e 10% de solo supressivo não fumigado. Não houve transferência quando foi usado o solo fumigado demonstrando a importância da microbiota na supressividade. O efeito de metabólitos voláteis na supressividade foi avaliado através do crescimento do patógeno em fundos de placas de Petri (5 cm de diâmetro), contendo meio de cultura ágar-água, cobertos por tela de nylon, e enterrados em solos de mata, de tomate, de cana-de-açúcar e de pastagem, obtidos na mesma microbacia. Houve uma reducao significativa no crescimento do patógeno nos solos de mata e pastagem em relação a testemunha (BDA), evidenciando que também este mecanismo esta associado a supressividade a R. solani.RAQUEL GHINI, CNPMA.GHINI, R.2016-11-22T23:00:34Z2016-11-22T23:00:34Z1998-04-0819972019-03-19T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 30., 1997, Poços de Caldas, MG. Fitopatologia Brasileira, v.22, p.265, 1997. Suplemento. Resumos. ref.197.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:48:37Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/12816Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:48:37falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:48:37Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Transferência de supressividade de solos a Rhizoctonia solani e efeito de metabolitos voláteis.
title Transferência de supressividade de solos a Rhizoctonia solani e efeito de metabolitos voláteis.
spellingShingle Transferência de supressividade de solos a Rhizoctonia solani e efeito de metabolitos voláteis.
GHINI, R.
Transferência
Supressividade
Solos
Efeito
Metabólitos voláteis
Rhizoctonia Solani
title_short Transferência de supressividade de solos a Rhizoctonia solani e efeito de metabolitos voláteis.
title_full Transferência de supressividade de solos a Rhizoctonia solani e efeito de metabolitos voláteis.
title_fullStr Transferência de supressividade de solos a Rhizoctonia solani e efeito de metabolitos voláteis.
title_full_unstemmed Transferência de supressividade de solos a Rhizoctonia solani e efeito de metabolitos voláteis.
title_sort Transferência de supressividade de solos a Rhizoctonia solani e efeito de metabolitos voláteis.
author GHINI, R.
author_facet GHINI, R.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAQUEL GHINI, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv GHINI, R.
dc.subject.por.fl_str_mv Transferência
Supressividade
Solos
Efeito
Metabólitos voláteis
Rhizoctonia Solani
topic Transferência
Supressividade
Solos
Efeito
Metabólitos voláteis
Rhizoctonia Solani
description A possibilidade de transferência da supressividade a R. solani foi testada através da mistura de um solo supressivo com um solo conducente nas concentrações de 0; 0,1; 0,5; 1,0; 5,0 e 10,0%. O solo supressivo foi obtido numa mata na microbacia do Córrego do Taquara Branca (Sumaré, SP), e o conducente em cultivo comercial de tomate, na mesma microbacia. A avaliação foi realizada através do crescimento de R. solani GA 4, em placas de Petri contendo os solos, fumigados ou não com clorofórmio, e uma camada de ágar-água. A fumigação foi realizada para verificar o efeito da eliminação da microbiota do solo na supressividade ao patógeno. Houve redução no crescimento do patógeno, isto é, a supressividade foi transferida nas concentrações de 5 e 10% de solo supressivo não fumigado. Não houve transferência quando foi usado o solo fumigado demonstrando a importância da microbiota na supressividade. O efeito de metabólitos voláteis na supressividade foi avaliado através do crescimento do patógeno em fundos de placas de Petri (5 cm de diâmetro), contendo meio de cultura ágar-água, cobertos por tela de nylon, e enterrados em solos de mata, de tomate, de cana-de-açúcar e de pastagem, obtidos na mesma microbacia. Houve uma reducao significativa no crescimento do patógeno nos solos de mata e pastagem em relação a testemunha (BDA), evidenciando que também este mecanismo esta associado a supressividade a R. solani.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1998-04-08
2016-11-22T23:00:34Z
2016-11-22T23:00:34Z
2019-03-19T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 30., 1997, Poços de Caldas, MG. Fitopatologia Brasileira, v.22, p.265, 1997. Suplemento. Resumos. ref.197.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12816
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 30., 1997, Poços de Caldas, MG. Fitopatologia Brasileira, v.22, p.265, 1997. Suplemento. Resumos. ref.197.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503428542562304