Simulação hidrológica de rios com grandes planícies de inundação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAZ, A. R. da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: COLLISCHONN, W., TUCCI, C. E. M.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660511
Resumo: Conhecer o comportamento hidrológico de um rio permite investigar diversas questões ecológicas relacionadas. Além de descrever o comportamento hidrológico, é importante poder prevê-lo frente a cenários futuros, e modelos matemáticos têm sido largamente utilizados com essa finalidade. A simulação do escoamento em rios tem sido realizada principalmente com modelos unidimensionais acoplados ou não com células de armazenamento de água na planície. Para o caso de rios com grandes planícies de inundação, o extravasamento de água do canal para a planície e a propagação da inundação na planície governam a passagem da onda de cheia. Caso o interesse do estudo seja representar esses processos, métodos tradicionais não são adequados e uma abordagem recente tem sido proposta baseada no acoplamento de um modelo unidimensional para simular o escoamento na calha principal e um modelo tipo raster para simular o escoamento bidimensional na planície. Este artigo discute as dificuldades e desafios para a modelagem de rios com grandes planícies de inundação e as vantagens e limitações das diferentes abordagens empregadas. É apresentado um sistema de simulação desenvolvido com esse propósito, com resultados da aplicação ao Pantanal como exemplo.
id EMBR_ba6be83bc013aa44eb68841ce8cb6520
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/660511
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Simulação hidrológica de rios com grandes planícies de inundação.Planície de inundaçãoModelagem hidrológicaPantanalConhecer o comportamento hidrológico de um rio permite investigar diversas questões ecológicas relacionadas. Além de descrever o comportamento hidrológico, é importante poder prevê-lo frente a cenários futuros, e modelos matemáticos têm sido largamente utilizados com essa finalidade. A simulação do escoamento em rios tem sido realizada principalmente com modelos unidimensionais acoplados ou não com células de armazenamento de água na planície. Para o caso de rios com grandes planícies de inundação, o extravasamento de água do canal para a planície e a propagação da inundação na planície governam a passagem da onda de cheia. Caso o interesse do estudo seja representar esses processos, métodos tradicionais não são adequados e uma abordagem recente tem sido proposta baseada no acoplamento de um modelo unidimensional para simular o escoamento na calha principal e um modelo tipo raster para simular o escoamento bidimensional na planície. Este artigo discute as dificuldades e desafios para a modelagem de rios com grandes planícies de inundação e as vantagens e limitações das diferentes abordagens empregadas. É apresentado um sistema de simulação desenvolvido com esse propósito, com resultados da aplicação ao Pantanal como exemplo.ADRIANO ROLIM DA PAZ, CNPM; WALTER COLLISCHONN, UFRGS; CARLOS E. M. TUCCI, UFRGS.PAZ, A. R. daCOLLISCHONN, W.TUCCI, C. E. M.2011-06-06T17:59:12Z2011-06-06T17:59:12Z2010-03-0920092019-04-26T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.p. 1-19.In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 18., 2009, Campo Grande. Campo Grande: ABRH, 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:29:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/660511Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:29:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação hidrológica de rios com grandes planícies de inundação.
title Simulação hidrológica de rios com grandes planícies de inundação.
spellingShingle Simulação hidrológica de rios com grandes planícies de inundação.
PAZ, A. R. da
Planície de inundação
Modelagem hidrológica
Pantanal
title_short Simulação hidrológica de rios com grandes planícies de inundação.
title_full Simulação hidrológica de rios com grandes planícies de inundação.
title_fullStr Simulação hidrológica de rios com grandes planícies de inundação.
title_full_unstemmed Simulação hidrológica de rios com grandes planícies de inundação.
title_sort Simulação hidrológica de rios com grandes planícies de inundação.
author PAZ, A. R. da
author_facet PAZ, A. R. da
COLLISCHONN, W.
TUCCI, C. E. M.
author_role author
author2 COLLISCHONN, W.
TUCCI, C. E. M.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ADRIANO ROLIM DA PAZ, CNPM; WALTER COLLISCHONN, UFRGS; CARLOS E. M. TUCCI, UFRGS.
dc.contributor.author.fl_str_mv PAZ, A. R. da
COLLISCHONN, W.
TUCCI, C. E. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Planície de inundação
Modelagem hidrológica
Pantanal
topic Planície de inundação
Modelagem hidrológica
Pantanal
description Conhecer o comportamento hidrológico de um rio permite investigar diversas questões ecológicas relacionadas. Além de descrever o comportamento hidrológico, é importante poder prevê-lo frente a cenários futuros, e modelos matemáticos têm sido largamente utilizados com essa finalidade. A simulação do escoamento em rios tem sido realizada principalmente com modelos unidimensionais acoplados ou não com células de armazenamento de água na planície. Para o caso de rios com grandes planícies de inundação, o extravasamento de água do canal para a planície e a propagação da inundação na planície governam a passagem da onda de cheia. Caso o interesse do estudo seja representar esses processos, métodos tradicionais não são adequados e uma abordagem recente tem sido proposta baseada no acoplamento de um modelo unidimensional para simular o escoamento na calha principal e um modelo tipo raster para simular o escoamento bidimensional na planície. Este artigo discute as dificuldades e desafios para a modelagem de rios com grandes planícies de inundação e as vantagens e limitações das diferentes abordagens empregadas. É apresentado um sistema de simulação desenvolvido com esse propósito, com resultados da aplicação ao Pantanal como exemplo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-03-09
2011-06-06T17:59:12Z
2011-06-06T17:59:12Z
2019-04-26T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 18., 2009, Campo Grande. Campo Grande: ABRH, 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660511
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 18., 2009, Campo Grande. Campo Grande: ABRH, 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
p. 1-19.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695181472792576