Evolução da maturação fisiológica de uvas apirenas cultivadas no Vale do Submédio do São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, A. E. dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SILVA, E. de O., OSTER, A. H., LIMA, M. A. C. de, MISTURA, C., BATISTA, P. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/983780
Resumo: Propôs-se, neste trabalho, caracterizar a evolução da maturação fisiológica de uvas de mesa apirenas BRS Morena, BRS Clara e BRS Linda cultivadas no Vale do Submédio do São Francisco. A evolução da maturação foi acompanhada semanalmente após a mudança de cor das bagas. As características físicas e físico-químicas avaliadas foram: massa dos cachos, diâmetro e comprimento das bagas, firmeza da polpa, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e pH. A evolução da maturação caracterizou-se por aumentos significativos de massa dos cachos, diâmetro e comprimento das bagas, teor de SS e pH, e por decréscimos da acidez e firmeza da polpa, podendo ser realizada a colheita a partir de 95 dias, para a cultivar BRS Morena; 97 dias, para BRS Clara e 103 dias para BRS Linda.
id EMBR_bd450a98d5d024eeec38a645861d2a2e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/983780
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Evolução da maturação fisiológica de uvas apirenas cultivadas no Vale do Submédio do São Francisco.ApireniaCultivaresUvaViticulturaColheitaFisiologiaVitis ViniferaGrapesPropôs-se, neste trabalho, caracterizar a evolução da maturação fisiológica de uvas de mesa apirenas BRS Morena, BRS Clara e BRS Linda cultivadas no Vale do Submédio do São Francisco. A evolução da maturação foi acompanhada semanalmente após a mudança de cor das bagas. As características físicas e físico-químicas avaliadas foram: massa dos cachos, diâmetro e comprimento das bagas, firmeza da polpa, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e pH. A evolução da maturação caracterizou-se por aumentos significativos de massa dos cachos, diâmetro e comprimento das bagas, teor de SS e pH, e por decréscimos da acidez e firmeza da polpa, podendo ser realizada a colheita a partir de 95 dias, para a cultivar BRS Morena; 97 dias, para BRS Clara e 103 dias para BRS Linda.ANA ELISA O. DOS SANTOS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano; EBENEZER DE OLIVEIRA SILVA, CNPAT; ANDREIA HANSEN OSTER, CNPAT; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; CLAUDIO MISTURA, Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais; PATRÍCIO F. BATISTA, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.SANTOS, A. E. dosSILVA, E. de O.OSTER, A. H.LIMA, M. A. C. deMISTURA, C.BATISTA, P. F.2014-04-02T11:11:11Z2014-04-02T11:11:11Z2014-04-0220142015-01-05T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Ciências Agrárias, Recife, v. 9, n. 1, p. 25-30, 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/98378010.5039/agraria.v9i1a3345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:55:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/983780Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:55:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:55:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução da maturação fisiológica de uvas apirenas cultivadas no Vale do Submédio do São Francisco.
title Evolução da maturação fisiológica de uvas apirenas cultivadas no Vale do Submédio do São Francisco.
spellingShingle Evolução da maturação fisiológica de uvas apirenas cultivadas no Vale do Submédio do São Francisco.
SANTOS, A. E. dos
Apirenia
Cultivares
Uva
Viticultura
Colheita
Fisiologia
Vitis Vinifera
Grapes
title_short Evolução da maturação fisiológica de uvas apirenas cultivadas no Vale do Submédio do São Francisco.
title_full Evolução da maturação fisiológica de uvas apirenas cultivadas no Vale do Submédio do São Francisco.
title_fullStr Evolução da maturação fisiológica de uvas apirenas cultivadas no Vale do Submédio do São Francisco.
title_full_unstemmed Evolução da maturação fisiológica de uvas apirenas cultivadas no Vale do Submédio do São Francisco.
title_sort Evolução da maturação fisiológica de uvas apirenas cultivadas no Vale do Submédio do São Francisco.
author SANTOS, A. E. dos
author_facet SANTOS, A. E. dos
SILVA, E. de O.
OSTER, A. H.
LIMA, M. A. C. de
MISTURA, C.
BATISTA, P. F.
author_role author
author2 SILVA, E. de O.
OSTER, A. H.
LIMA, M. A. C. de
MISTURA, C.
BATISTA, P. F.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANA ELISA O. DOS SANTOS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano; EBENEZER DE OLIVEIRA SILVA, CNPAT; ANDREIA HANSEN OSTER, CNPAT; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; CLAUDIO MISTURA, Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais; PATRÍCIO F. BATISTA, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, A. E. dos
SILVA, E. de O.
OSTER, A. H.
LIMA, M. A. C. de
MISTURA, C.
BATISTA, P. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Apirenia
Cultivares
Uva
Viticultura
Colheita
Fisiologia
Vitis Vinifera
Grapes
topic Apirenia
Cultivares
Uva
Viticultura
Colheita
Fisiologia
Vitis Vinifera
Grapes
description Propôs-se, neste trabalho, caracterizar a evolução da maturação fisiológica de uvas de mesa apirenas BRS Morena, BRS Clara e BRS Linda cultivadas no Vale do Submédio do São Francisco. A evolução da maturação foi acompanhada semanalmente após a mudança de cor das bagas. As características físicas e físico-químicas avaliadas foram: massa dos cachos, diâmetro e comprimento das bagas, firmeza da polpa, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e pH. A evolução da maturação caracterizou-se por aumentos significativos de massa dos cachos, diâmetro e comprimento das bagas, teor de SS e pH, e por decréscimos da acidez e firmeza da polpa, podendo ser realizada a colheita a partir de 95 dias, para a cultivar BRS Morena; 97 dias, para BRS Clara e 103 dias para BRS Linda.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-02T11:11:11Z
2014-04-02T11:11:11Z
2014-04-02
2014
2015-01-05T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Agrárias, Recife, v. 9, n. 1, p. 25-30, 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/983780
10.5039/agraria.v9i1a3345
identifier_str_mv Revista Brasileira de Ciências Agrárias, Recife, v. 9, n. 1, p. 25-30, 2014.
10.5039/agraria.v9i1a3345
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/983780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503389206282240