Indicadores agrometeorológicos espectrais em áreas irrigadas no Oeste da Bahia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEIVAS, J. F.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: TEIXEIRA, A. H. DE C., TAKEMURA, C. M., GARCON, E. A. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130376
Resumo: A região oeste da Bahia destaca-se pela agricultura de larga escala, que emprega tecnologia de ponta e apresenta elevados índices de produtividade para a produção de soja, milho e algodão. A região está situada em uma ampla bacia hidrográfica formada por rios perenes, que correm sobre o Aquífero Urucuia, e é considerada de extrema importância para o Rio São Francisco, aumentando o potencial de irrigação da região. Em 2016, devido à escassez de água, os irrigantes do oeste da Bahia sofreram perdas e novas safras nas áreas irrigadas foram interrompidas. Neste estudo, objetivamos combinar o uso de imagens de satélite com dados meteorológicos utilizando o algoritmo SAFER (Simple Algorithm For Evapotranspiration Retrieving), para estimar indicadores agrometeorológicos espectrais como NDVI e evapotranspiração (ET), e assim analisar a dinâmica das culturas ao longo do ciclo, principalmente em épocas de escassez de água. Foram utilizadas 46 imagens do satélite MODIS (de 2017 a 2018) e analisada a variação dos parâmetros ao longo do tempo em áreas irrigadas por pivô central, áreas não irrigadas e áreas de vegetação natural, nas cidades de Barreiras e Riachão das Neves. Os resultados demonstraram eficiência no monitoramento das lavouras, permitindo distinguir suas fases e vigor da vegetação, auxiliando no monitoramento das culturas e podendo contribuir para o manejo da cultura, em tempos de escassez hídrica.
id EMBR_bf6741a0a1da84289282b9bd228c17a3
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1130376
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Indicadores agrometeorológicos espectrais em áreas irrigadas no Oeste da Bahia.NDVISAFEREvapotranspiraçãoIrrigaçãoA região oeste da Bahia destaca-se pela agricultura de larga escala, que emprega tecnologia de ponta e apresenta elevados índices de produtividade para a produção de soja, milho e algodão. A região está situada em uma ampla bacia hidrográfica formada por rios perenes, que correm sobre o Aquífero Urucuia, e é considerada de extrema importância para o Rio São Francisco, aumentando o potencial de irrigação da região. Em 2016, devido à escassez de água, os irrigantes do oeste da Bahia sofreram perdas e novas safras nas áreas irrigadas foram interrompidas. Neste estudo, objetivamos combinar o uso de imagens de satélite com dados meteorológicos utilizando o algoritmo SAFER (Simple Algorithm For Evapotranspiration Retrieving), para estimar indicadores agrometeorológicos espectrais como NDVI e evapotranspiração (ET), e assim analisar a dinâmica das culturas ao longo do ciclo, principalmente em épocas de escassez de água. Foram utilizadas 46 imagens do satélite MODIS (de 2017 a 2018) e analisada a variação dos parâmetros ao longo do tempo em áreas irrigadas por pivô central, áreas não irrigadas e áreas de vegetação natural, nas cidades de Barreiras e Riachão das Neves. Os resultados demonstraram eficiência no monitoramento das lavouras, permitindo distinguir suas fases e vigor da vegetação, auxiliando no monitoramento das culturas e podendo contribuir para o manejo da cultura, em tempos de escassez hídrica.JANICE FREITAS LEIVAS, CNPM; ANTÔNIO HERIBERTO DE CASTRO TEIXEIRA, UFS; CELINA MAKI TAKEMURA, CNPM; EDLENE APARECIDA MONTEIRO GARCON, CNPM.LEIVAS, J. F.TEIXEIRA, A. H. DE C.TAKEMURA, C. M.GARCON, E. A. M.2021-03-01T13:01:10Z2021-03-01T13:01:10Z2021-03-012021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 789-797.Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 789-797, jan./mar. 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/113037610.34188/bjaerv4n1-065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-03-01T13:01:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1130376Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-03-01T13:01:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-03-01T13:01:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores agrometeorológicos espectrais em áreas irrigadas no Oeste da Bahia.
title Indicadores agrometeorológicos espectrais em áreas irrigadas no Oeste da Bahia.
spellingShingle Indicadores agrometeorológicos espectrais em áreas irrigadas no Oeste da Bahia.
LEIVAS, J. F.
NDVI
SAFER
Evapotranspiração
Irrigação
title_short Indicadores agrometeorológicos espectrais em áreas irrigadas no Oeste da Bahia.
title_full Indicadores agrometeorológicos espectrais em áreas irrigadas no Oeste da Bahia.
title_fullStr Indicadores agrometeorológicos espectrais em áreas irrigadas no Oeste da Bahia.
title_full_unstemmed Indicadores agrometeorológicos espectrais em áreas irrigadas no Oeste da Bahia.
title_sort Indicadores agrometeorológicos espectrais em áreas irrigadas no Oeste da Bahia.
author LEIVAS, J. F.
author_facet LEIVAS, J. F.
TEIXEIRA, A. H. DE C.
TAKEMURA, C. M.
GARCON, E. A. M.
author_role author
author2 TEIXEIRA, A. H. DE C.
TAKEMURA, C. M.
GARCON, E. A. M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JANICE FREITAS LEIVAS, CNPM; ANTÔNIO HERIBERTO DE CASTRO TEIXEIRA, UFS; CELINA MAKI TAKEMURA, CNPM; EDLENE APARECIDA MONTEIRO GARCON, CNPM.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEIVAS, J. F.
TEIXEIRA, A. H. DE C.
TAKEMURA, C. M.
GARCON, E. A. M.
dc.subject.por.fl_str_mv NDVI
SAFER
Evapotranspiração
Irrigação
topic NDVI
SAFER
Evapotranspiração
Irrigação
description A região oeste da Bahia destaca-se pela agricultura de larga escala, que emprega tecnologia de ponta e apresenta elevados índices de produtividade para a produção de soja, milho e algodão. A região está situada em uma ampla bacia hidrográfica formada por rios perenes, que correm sobre o Aquífero Urucuia, e é considerada de extrema importância para o Rio São Francisco, aumentando o potencial de irrigação da região. Em 2016, devido à escassez de água, os irrigantes do oeste da Bahia sofreram perdas e novas safras nas áreas irrigadas foram interrompidas. Neste estudo, objetivamos combinar o uso de imagens de satélite com dados meteorológicos utilizando o algoritmo SAFER (Simple Algorithm For Evapotranspiration Retrieving), para estimar indicadores agrometeorológicos espectrais como NDVI e evapotranspiração (ET), e assim analisar a dinâmica das culturas ao longo do ciclo, principalmente em épocas de escassez de água. Foram utilizadas 46 imagens do satélite MODIS (de 2017 a 2018) e analisada a variação dos parâmetros ao longo do tempo em áreas irrigadas por pivô central, áreas não irrigadas e áreas de vegetação natural, nas cidades de Barreiras e Riachão das Neves. Os resultados demonstraram eficiência no monitoramento das lavouras, permitindo distinguir suas fases e vigor da vegetação, auxiliando no monitoramento das culturas e podendo contribuir para o manejo da cultura, em tempos de escassez hídrica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-01T13:01:10Z
2021-03-01T13:01:10Z
2021-03-01
2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 789-797, jan./mar. 2021.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130376
10.34188/bjaerv4n1-065
identifier_str_mv Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 789-797, jan./mar. 2021.
10.34188/bjaerv4n1-065
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 789-797.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503503311273984