Aproveitamento industrial dos descartes de pós-colheita.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: POIANI, L. M.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: BORGES, M. T. M. R., BOAS, E. V. de B. V., LICHTEMBERG, L. A., GODOY, R. C. B. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/636968
Resumo: A seleção e a classificação de banana nas propriedades geram um volume de descartes que não é utilizado ou que é usado na alimentação animal, na adubação do bananal e no preparo de composto orgânico. Uma parcela desses descartes pode ser aproveitada na agroindústria, desde que apresente qualidade adequada. Para o aproveitamento dos descartes de pós-colheita, existem inúmeras formas, tanto da banana verde, quanto da madura. É possível obter produtos à base da massa da polpa de banana madura (néctar de banana, doces de massas, suco de banana concentrado e clarificado), produtos derivados da fruta madura (banana-passa, bebidas e alcóolicas e etanol, vinagre de banana, banana em calda), produtos à base de banana verde (farinha de banana, chips de banana) e do processamento mínimo.
id EMBR_c166e3a562c2b7346343d7e6b6650053
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/636968
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Aproveitamento industrial dos descartes de pós-colheita.Musa sppBananaIndustrializaçãoProcessamentoA seleção e a classificação de banana nas propriedades geram um volume de descartes que não é utilizado ou que é usado na alimentação animal, na adubação do bananal e no preparo de composto orgânico. Uma parcela desses descartes pode ser aproveitada na agroindústria, desde que apresente qualidade adequada. Para o aproveitamento dos descartes de pós-colheita, existem inúmeras formas, tanto da banana verde, quanto da madura. É possível obter produtos à base da massa da polpa de banana madura (néctar de banana, doces de massas, suco de banana concentrado e clarificado), produtos derivados da fruta madura (banana-passa, bebidas e alcóolicas e etanol, vinagre de banana, banana em calda), produtos à base de banana verde (farinha de banana, chips de banana) e do processamento mínimo.Luiz Márcio Poiani, UFSCar; Maria Teresa Mendes Ribeiro Borges, UFSCar; Eduardo Valério de Barros Vilas Boas, UFLA; Luiz Alberto Lichtemberg, EPAGRI; Rossana Catie Bueno de Godoy, CNPMF.POIANI, L. M.BORGES, M. T. M. R.BOAS, E. V. de B. V.LICHTEMBERG, L. A.GODOY, R. C. B. de2022-11-07T12:08:20Z2022-11-07T12:08:20Z2008-09-082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInforme Agropecuário, Belo Horizonte, v. 29, n. 245, p. 111-119, jul/ago. 2008.0100-3364http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/636968porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-11-07T12:08:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/636968Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-11-07T12:08:31falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-11-07T12:08:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproveitamento industrial dos descartes de pós-colheita.
title Aproveitamento industrial dos descartes de pós-colheita.
spellingShingle Aproveitamento industrial dos descartes de pós-colheita.
POIANI, L. M.
Musa spp
Banana
Industrialização
Processamento
title_short Aproveitamento industrial dos descartes de pós-colheita.
title_full Aproveitamento industrial dos descartes de pós-colheita.
title_fullStr Aproveitamento industrial dos descartes de pós-colheita.
title_full_unstemmed Aproveitamento industrial dos descartes de pós-colheita.
title_sort Aproveitamento industrial dos descartes de pós-colheita.
author POIANI, L. M.
author_facet POIANI, L. M.
BORGES, M. T. M. R.
BOAS, E. V. de B. V.
LICHTEMBERG, L. A.
GODOY, R. C. B. de
author_role author
author2 BORGES, M. T. M. R.
BOAS, E. V. de B. V.
LICHTEMBERG, L. A.
GODOY, R. C. B. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luiz Márcio Poiani, UFSCar; Maria Teresa Mendes Ribeiro Borges, UFSCar; Eduardo Valério de Barros Vilas Boas, UFLA; Luiz Alberto Lichtemberg, EPAGRI; Rossana Catie Bueno de Godoy, CNPMF.
dc.contributor.author.fl_str_mv POIANI, L. M.
BORGES, M. T. M. R.
BOAS, E. V. de B. V.
LICHTEMBERG, L. A.
GODOY, R. C. B. de
dc.subject.por.fl_str_mv Musa spp
Banana
Industrialização
Processamento
topic Musa spp
Banana
Industrialização
Processamento
description A seleção e a classificação de banana nas propriedades geram um volume de descartes que não é utilizado ou que é usado na alimentação animal, na adubação do bananal e no preparo de composto orgânico. Uma parcela desses descartes pode ser aproveitada na agroindústria, desde que apresente qualidade adequada. Para o aproveitamento dos descartes de pós-colheita, existem inúmeras formas, tanto da banana verde, quanto da madura. É possível obter produtos à base da massa da polpa de banana madura (néctar de banana, doces de massas, suco de banana concentrado e clarificado), produtos derivados da fruta madura (banana-passa, bebidas e alcóolicas e etanol, vinagre de banana, banana em calda), produtos à base de banana verde (farinha de banana, chips de banana) e do processamento mínimo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-08
2008
2022-11-07T12:08:20Z
2022-11-07T12:08:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 29, n. 245, p. 111-119, jul/ago. 2008.
0100-3364
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/636968
identifier_str_mv Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 29, n. 245, p. 111-119, jul/ago. 2008.
0100-3364
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/636968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503533805961216