Elaboração de banco de dados georreferenciados sobre a demanda brasileira de NPK pelo milho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, A.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: KANO, C., MINGOTI, R.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134414
Resumo: O milho é uma cultura de grande importância no cenário agrícola brasileiro; segundo o IBGE, em 2019, o país produziu mais de 100 milhões de toneladas. Presente em quase todo o território nacional, o milho apresenta oscilação de produtividade em determinados estados e municípios. A carência de dados estruturados e georreferenciados sobre a demanda brasileira de suprimentos de nutrientes para os principais sistemas de produção afeta a produtividade e lucratividade do setor, devido a flutuações nas quantidades de fertilizantes e a gargalos logísticos, respectivamente. O objetivo deste trabalho foi obter a estimativa da demanda brasileira de NPK pela cultura de milho. Para isso, foi feito um levantamento da área plantada e da produção municipal de milho, com base nos dados disponibilizados pelo IBGE, e criado um banco de dados georreferenciados através de levantamento, análise e organização de dados bibliográficos referentes à exportação de NPK pela colheita e das recomendações estaduais de adubação NPK disponíveis para essa cultura. O cálculo da estimativa da demanda de NPK foi baseado na exportação de nutrientes pela produção e pelas recomendações estaduais de adubação existentes para a cultura. Os dados obtidos indicam que Mato Grosso e Paraná destacam-se como grandes produtores de milho e, consequentemente, apresentaram maior necessidade de fertilizantes. Os dois métodos utilizados indicaram maior demanda por nitrogênio, seguida por fósforo e potássio. Os valores de nitrogênio, fósforo e potássio baseados nas recomendações estaduais foram respectivamente 76, 32 e 31% superiores aos obtidos pelo método baseado na exportação pela produção.
id EMBR_c3baf85b292e8df4b902fb10c07848b7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1134414
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Elaboração de banco de dados georreferenciados sobre a demanda brasileira de NPK pelo milho.MacrologísticaLogísticaNutrienteProdução AgrícolaO milho é uma cultura de grande importância no cenário agrícola brasileiro; segundo o IBGE, em 2019, o país produziu mais de 100 milhões de toneladas. Presente em quase todo o território nacional, o milho apresenta oscilação de produtividade em determinados estados e municípios. A carência de dados estruturados e georreferenciados sobre a demanda brasileira de suprimentos de nutrientes para os principais sistemas de produção afeta a produtividade e lucratividade do setor, devido a flutuações nas quantidades de fertilizantes e a gargalos logísticos, respectivamente. O objetivo deste trabalho foi obter a estimativa da demanda brasileira de NPK pela cultura de milho. Para isso, foi feito um levantamento da área plantada e da produção municipal de milho, com base nos dados disponibilizados pelo IBGE, e criado um banco de dados georreferenciados através de levantamento, análise e organização de dados bibliográficos referentes à exportação de NPK pela colheita e das recomendações estaduais de adubação NPK disponíveis para essa cultura. O cálculo da estimativa da demanda de NPK foi baseado na exportação de nutrientes pela produção e pelas recomendações estaduais de adubação existentes para a cultura. Os dados obtidos indicam que Mato Grosso e Paraná destacam-se como grandes produtores de milho e, consequentemente, apresentaram maior necessidade de fertilizantes. Os dois métodos utilizados indicaram maior demanda por nitrogênio, seguida por fósforo e potássio. Os valores de nitrogênio, fósforo e potássio baseados nas recomendações estaduais foram respectivamente 76, 32 e 31% superiores aos obtidos pelo método baseado na exportação pela produção.Evento online. CIIC 2021.ALINE COSTA, BOLSISTA CNPMCRISTIAINI KANO, CNPMRAFAEL MINGOTI, CNPM.COSTA, A.KANO, C.MINGOTI, R.2021-09-15T13:00:24Z2021-09-15T13:00:24Z2021-09-152021Resumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2021, Campinas. Anais... Campinas: Instituto de Zootecnia, 2021. 2 p.978-65-994972-0-9http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-09-15T13:00:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1134414Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-09-15T13:00:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de banco de dados georreferenciados sobre a demanda brasileira de NPK pelo milho.
title Elaboração de banco de dados georreferenciados sobre a demanda brasileira de NPK pelo milho.
spellingShingle Elaboração de banco de dados georreferenciados sobre a demanda brasileira de NPK pelo milho.
COSTA, A.
Macrologística
Logística
Nutriente
Produção Agrícola
title_short Elaboração de banco de dados georreferenciados sobre a demanda brasileira de NPK pelo milho.
title_full Elaboração de banco de dados georreferenciados sobre a demanda brasileira de NPK pelo milho.
title_fullStr Elaboração de banco de dados georreferenciados sobre a demanda brasileira de NPK pelo milho.
title_full_unstemmed Elaboração de banco de dados georreferenciados sobre a demanda brasileira de NPK pelo milho.
title_sort Elaboração de banco de dados georreferenciados sobre a demanda brasileira de NPK pelo milho.
author COSTA, A.
author_facet COSTA, A.
KANO, C.
MINGOTI, R.
author_role author
author2 KANO, C.
MINGOTI, R.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALINE COSTA, BOLSISTA CNPM
CRISTIAINI KANO, CNPM
RAFAEL MINGOTI, CNPM.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, A.
KANO, C.
MINGOTI, R.
dc.subject.por.fl_str_mv Macrologística
Logística
Nutriente
Produção Agrícola
topic Macrologística
Logística
Nutriente
Produção Agrícola
description O milho é uma cultura de grande importância no cenário agrícola brasileiro; segundo o IBGE, em 2019, o país produziu mais de 100 milhões de toneladas. Presente em quase todo o território nacional, o milho apresenta oscilação de produtividade em determinados estados e municípios. A carência de dados estruturados e georreferenciados sobre a demanda brasileira de suprimentos de nutrientes para os principais sistemas de produção afeta a produtividade e lucratividade do setor, devido a flutuações nas quantidades de fertilizantes e a gargalos logísticos, respectivamente. O objetivo deste trabalho foi obter a estimativa da demanda brasileira de NPK pela cultura de milho. Para isso, foi feito um levantamento da área plantada e da produção municipal de milho, com base nos dados disponibilizados pelo IBGE, e criado um banco de dados georreferenciados através de levantamento, análise e organização de dados bibliográficos referentes à exportação de NPK pela colheita e das recomendações estaduais de adubação NPK disponíveis para essa cultura. O cálculo da estimativa da demanda de NPK foi baseado na exportação de nutrientes pela produção e pelas recomendações estaduais de adubação existentes para a cultura. Os dados obtidos indicam que Mato Grosso e Paraná destacam-se como grandes produtores de milho e, consequentemente, apresentaram maior necessidade de fertilizantes. Os dois métodos utilizados indicaram maior demanda por nitrogênio, seguida por fósforo e potássio. Os valores de nitrogênio, fósforo e potássio baseados nas recomendações estaduais foram respectivamente 76, 32 e 31% superiores aos obtidos pelo método baseado na exportação pela produção.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-15T13:00:24Z
2021-09-15T13:00:24Z
2021-09-15
2021
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2021, Campinas. Anais... Campinas: Instituto de Zootecnia, 2021. 2 p.
978-65-994972-0-9
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134414
identifier_str_mv In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2021, Campinas. Anais... Campinas: Instituto de Zootecnia, 2021. 2 p.
978-65-994972-0-9
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695617478033408