Bromatologia e digestibilidade de gramíneas manejadas por corte submetidas à adubações nitrogenadas e estações anuais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALENCAR, C. A. B. de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: MARTINS, C. E., OLIVEIRA, R. A. de, CÓSER, A. C., CUNHA, F. F. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/986788
Resumo: Objetivou-se avaliar a composição bromatológica e a digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS) em seis gramíneas irrigadas e manejadas por corte sob efeito de diferentes doses nitrogenadas e estações do ano. O experimento foi conduzido em esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas um esquema fatorial 4 x 6 (doses de nitrogênio e gramíneas) e nas subparcelas as estações do ano (outono/inverno e primavera/verão) no delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. As doses nitrogenadas foram de 100, 300, 500 e 700 kg ha-1 ano-1 e as gramíneas foram Xaraés, Mombaça, Tanzânia, Pioneiro, Marandu e Estrela. Foram avaliados os teores de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e a DIVMS e suas obtenções foram de acordo com a literatura. Quanto a PB, o capim-pioneiro apresentou maior e os capins Xaraés e Marandu os menores teores. Maiores teores de PB foram encontradas na estação outono/inverno e quando se aumentou a adubação nitrogenada. Os capins Estrela e Pioneiro apresentaram maior e menor teores de FDN, respectivamente. A estação outono/inverno proporcionou menor teor de FDN. A adubação nitrogenada dependeu da estação e da gramínea para conferirem efeito no teor de FDN. Os capins Marandu e Estrela apresentaram maior e menor DIVMS, respectivamente. A estação do ano dependeu da adubação e da gramínea e a adubação nitrogenada dependeu da estação e da gramínea para conferirem efeito na DIVMS.
id EMBR_c67f720b5016c39957bc2950f919e7a2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/986788
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Bromatologia e digestibilidade de gramíneas manejadas por corte submetidas à adubações nitrogenadas e estações anuais.Fibra em detergente neutroProteína BrutaObjetivou-se avaliar a composição bromatológica e a digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS) em seis gramíneas irrigadas e manejadas por corte sob efeito de diferentes doses nitrogenadas e estações do ano. O experimento foi conduzido em esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas um esquema fatorial 4 x 6 (doses de nitrogênio e gramíneas) e nas subparcelas as estações do ano (outono/inverno e primavera/verão) no delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. As doses nitrogenadas foram de 100, 300, 500 e 700 kg ha-1 ano-1 e as gramíneas foram Xaraés, Mombaça, Tanzânia, Pioneiro, Marandu e Estrela. Foram avaliados os teores de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e a DIVMS e suas obtenções foram de acordo com a literatura. Quanto a PB, o capim-pioneiro apresentou maior e os capins Xaraés e Marandu os menores teores. Maiores teores de PB foram encontradas na estação outono/inverno e quando se aumentou a adubação nitrogenada. Os capins Estrela e Pioneiro apresentaram maior e menor teores de FDN, respectivamente. A estação outono/inverno proporcionou menor teor de FDN. A adubação nitrogenada dependeu da estação e da gramínea para conferirem efeito no teor de FDN. Os capins Marandu e Estrela apresentaram maior e menor DIVMS, respectivamente. A estação do ano dependeu da adubação e da gramínea e a adubação nitrogenada dependeu da estação e da gramínea para conferirem efeito na DIVMS.CARLOS AUGUSTO BRASILEIRO DE ALENCAR, Universidade Vale do Rio Doce; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; RUBENS ALVES DE OLIVEIRA, UFV; ANTÔNIO CARLOS CÓSER, Pesquisador aposentado da Embrapa Gado de Leite; FERNANDO FRANÇA DA CUNHA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.ALENCAR, C. A. B. deMARTINS, C. E.OLIVEIRA, R. A. deCÓSER, A. C.CUNHA, F. F. da2014-07-26T06:56:19Z2014-07-26T06:56:19Z2014-05-2220142014-07-26T06:56:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBioscience Journal, v. 30, n. 1, p. 8-15, 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/986788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:48:43Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/986788Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:48:43Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Bromatologia e digestibilidade de gramíneas manejadas por corte submetidas à adubações nitrogenadas e estações anuais.
title Bromatologia e digestibilidade de gramíneas manejadas por corte submetidas à adubações nitrogenadas e estações anuais.
spellingShingle Bromatologia e digestibilidade de gramíneas manejadas por corte submetidas à adubações nitrogenadas e estações anuais.
ALENCAR, C. A. B. de
Fibra em detergente neutro
Proteína Bruta
title_short Bromatologia e digestibilidade de gramíneas manejadas por corte submetidas à adubações nitrogenadas e estações anuais.
title_full Bromatologia e digestibilidade de gramíneas manejadas por corte submetidas à adubações nitrogenadas e estações anuais.
title_fullStr Bromatologia e digestibilidade de gramíneas manejadas por corte submetidas à adubações nitrogenadas e estações anuais.
title_full_unstemmed Bromatologia e digestibilidade de gramíneas manejadas por corte submetidas à adubações nitrogenadas e estações anuais.
title_sort Bromatologia e digestibilidade de gramíneas manejadas por corte submetidas à adubações nitrogenadas e estações anuais.
author ALENCAR, C. A. B. de
author_facet ALENCAR, C. A. B. de
MARTINS, C. E.
OLIVEIRA, R. A. de
CÓSER, A. C.
CUNHA, F. F. da
author_role author
author2 MARTINS, C. E.
OLIVEIRA, R. A. de
CÓSER, A. C.
CUNHA, F. F. da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARLOS AUGUSTO BRASILEIRO DE ALENCAR, Universidade Vale do Rio Doce; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; RUBENS ALVES DE OLIVEIRA, UFV; ANTÔNIO CARLOS CÓSER, Pesquisador aposentado da Embrapa Gado de Leite; FERNANDO FRANÇA DA CUNHA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALENCAR, C. A. B. de
MARTINS, C. E.
OLIVEIRA, R. A. de
CÓSER, A. C.
CUNHA, F. F. da
dc.subject.por.fl_str_mv Fibra em detergente neutro
Proteína Bruta
topic Fibra em detergente neutro
Proteína Bruta
description Objetivou-se avaliar a composição bromatológica e a digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS) em seis gramíneas irrigadas e manejadas por corte sob efeito de diferentes doses nitrogenadas e estações do ano. O experimento foi conduzido em esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas um esquema fatorial 4 x 6 (doses de nitrogênio e gramíneas) e nas subparcelas as estações do ano (outono/inverno e primavera/verão) no delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. As doses nitrogenadas foram de 100, 300, 500 e 700 kg ha-1 ano-1 e as gramíneas foram Xaraés, Mombaça, Tanzânia, Pioneiro, Marandu e Estrela. Foram avaliados os teores de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e a DIVMS e suas obtenções foram de acordo com a literatura. Quanto a PB, o capim-pioneiro apresentou maior e os capins Xaraés e Marandu os menores teores. Maiores teores de PB foram encontradas na estação outono/inverno e quando se aumentou a adubação nitrogenada. Os capins Estrela e Pioneiro apresentaram maior e menor teores de FDN, respectivamente. A estação outono/inverno proporcionou menor teor de FDN. A adubação nitrogenada dependeu da estação e da gramínea para conferirem efeito no teor de FDN. Os capins Marandu e Estrela apresentaram maior e menor DIVMS, respectivamente. A estação do ano dependeu da adubação e da gramínea e a adubação nitrogenada dependeu da estação e da gramínea para conferirem efeito na DIVMS.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-26T06:56:19Z
2014-07-26T06:56:19Z
2014-05-22
2014
2014-07-26T06:56:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Bioscience Journal, v. 30, n. 1, p. 8-15, 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/986788
identifier_str_mv Bioscience Journal, v. 30, n. 1, p. 8-15, 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/986788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695338762338304