Caracterização física e físico-química de rizomas e amido do lírio-do-brejo (Hedychium coronarium).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASCHERI, D. P. R.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: MOURA, W. de S., ASCHERI, J. L. R., CARVALHO, C. W. P. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/867979
Resumo: O presente trabalho teve por objetivos avaliar a composição de rizomas do lírio-do-bejo (Hedychium coronarium) e isolar e caracterizar seu amido, por meio de análises físicas e físico-químicas. A composição química dos grânulos de amido isolados dos rizomas também foi determinada, bem como o formato, tamanho, distribuição de tamanho de partícula por difração a laser, viscosidade de pasta em analisador rápido de viscosidade, poder de inchamento, índice de solubilidade em água, propriedade térmica por calorimetria diferencial de varredura e cristalinidade por difração de raios X. Observouse que os rizomas apresentaram elevado teor de água e baixos teores de matéria graxa, carboidratos, cinzas, proteínas e fibras. Os rizomas de lírio-do-brejo apresentam-se inadequados para produção de amido, devido ao baixo teor de matéria seca (17,3%), com 21,97% de amido, bem como fibras longas e látex, que dificultam a extração do amido. O amido extraído apresentou pureza de 99,2%, com 37,2% de amilose. Os grânulos de amido apresentaram forma poliédrica irregular e tamanho médio de 38,2 ?m. Constatou-se que a estrutura cristalina dos grânulos de amido é do tipo A, a qual é mantida por intensas forças associativas internas, que reduzem sua solubilidade em água. A temperatura de gelatinização do amido ocorre entre 73,1ºC e78,7°C. O perfil de viscosidade de pasta do amido mostrou alta estabilidade a 95°C e grande tendência à retrogradação, sendo indicado para uso em indústria de adesivos e alimentos.
id EMBR_c7e3e476565b4df6b1bd19bc1eb4423c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/867979
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização física e físico-química de rizomas e amido do lírio-do-brejo (Hedychium coronarium).Viscosidade de pastaLírio-do-brejoPropriedade térmica do amidoPropriedade funcionalPropriedade físico-químicaStarchThermal propertiesHedychium coronariumO presente trabalho teve por objetivos avaliar a composição de rizomas do lírio-do-bejo (Hedychium coronarium) e isolar e caracterizar seu amido, por meio de análises físicas e físico-químicas. A composição química dos grânulos de amido isolados dos rizomas também foi determinada, bem como o formato, tamanho, distribuição de tamanho de partícula por difração a laser, viscosidade de pasta em analisador rápido de viscosidade, poder de inchamento, índice de solubilidade em água, propriedade térmica por calorimetria diferencial de varredura e cristalinidade por difração de raios X. Observouse que os rizomas apresentaram elevado teor de água e baixos teores de matéria graxa, carboidratos, cinzas, proteínas e fibras. Os rizomas de lírio-do-brejo apresentam-se inadequados para produção de amido, devido ao baixo teor de matéria seca (17,3%), com 21,97% de amido, bem como fibras longas e látex, que dificultam a extração do amido. O amido extraído apresentou pureza de 99,2%, com 37,2% de amilose. Os grânulos de amido apresentaram forma poliédrica irregular e tamanho médio de 38,2 ?m. Constatou-se que a estrutura cristalina dos grânulos de amido é do tipo A, a qual é mantida por intensas forças associativas internas, que reduzem sua solubilidade em água. A temperatura de gelatinização do amido ocorre entre 73,1ºC e78,7°C. O perfil de viscosidade de pasta do amido mostrou alta estabilidade a 95°C e grande tendência à retrogradação, sendo indicado para uso em indústria de adesivos e alimentos.DIEGO PALMIRO RAMIREZ, UEG; WELLINGTON DE SOUZA MOURA, UEG; JOSE LUIS RAMIREZ ASCHERI, CTAA; CARLOS WANDERLEI PILER DE CARVALHO, CTAA.ASCHERI, D. P. R.MOURA, W. de S.ASCHERI, J. L. R.CARVALHO, C. W. P. de2011-04-09T22:20:40Z2011-04-09T22:20:40Z2010-11-2520102011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 159-166, abr./jun. 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/867979porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:09:23Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/867979Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:09:23Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização física e físico-química de rizomas e amido do lírio-do-brejo (Hedychium coronarium).
title Caracterização física e físico-química de rizomas e amido do lírio-do-brejo (Hedychium coronarium).
spellingShingle Caracterização física e físico-química de rizomas e amido do lírio-do-brejo (Hedychium coronarium).
ASCHERI, D. P. R.
Viscosidade de pasta
Lírio-do-brejo
Propriedade térmica do amido
Propriedade funcional
Propriedade físico-química
Starch
Thermal properties
Hedychium coronarium
title_short Caracterização física e físico-química de rizomas e amido do lírio-do-brejo (Hedychium coronarium).
title_full Caracterização física e físico-química de rizomas e amido do lírio-do-brejo (Hedychium coronarium).
title_fullStr Caracterização física e físico-química de rizomas e amido do lírio-do-brejo (Hedychium coronarium).
title_full_unstemmed Caracterização física e físico-química de rizomas e amido do lírio-do-brejo (Hedychium coronarium).
title_sort Caracterização física e físico-química de rizomas e amido do lírio-do-brejo (Hedychium coronarium).
author ASCHERI, D. P. R.
author_facet ASCHERI, D. P. R.
MOURA, W. de S.
ASCHERI, J. L. R.
CARVALHO, C. W. P. de
author_role author
author2 MOURA, W. de S.
ASCHERI, J. L. R.
CARVALHO, C. W. P. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIEGO PALMIRO RAMIREZ, UEG; WELLINGTON DE SOUZA MOURA, UEG; JOSE LUIS RAMIREZ ASCHERI, CTAA; CARLOS WANDERLEI PILER DE CARVALHO, CTAA.
dc.contributor.author.fl_str_mv ASCHERI, D. P. R.
MOURA, W. de S.
ASCHERI, J. L. R.
CARVALHO, C. W. P. de
dc.subject.por.fl_str_mv Viscosidade de pasta
Lírio-do-brejo
Propriedade térmica do amido
Propriedade funcional
Propriedade físico-química
Starch
Thermal properties
Hedychium coronarium
topic Viscosidade de pasta
Lírio-do-brejo
Propriedade térmica do amido
Propriedade funcional
Propriedade físico-química
Starch
Thermal properties
Hedychium coronarium
description O presente trabalho teve por objetivos avaliar a composição de rizomas do lírio-do-bejo (Hedychium coronarium) e isolar e caracterizar seu amido, por meio de análises físicas e físico-químicas. A composição química dos grânulos de amido isolados dos rizomas também foi determinada, bem como o formato, tamanho, distribuição de tamanho de partícula por difração a laser, viscosidade de pasta em analisador rápido de viscosidade, poder de inchamento, índice de solubilidade em água, propriedade térmica por calorimetria diferencial de varredura e cristalinidade por difração de raios X. Observouse que os rizomas apresentaram elevado teor de água e baixos teores de matéria graxa, carboidratos, cinzas, proteínas e fibras. Os rizomas de lírio-do-brejo apresentam-se inadequados para produção de amido, devido ao baixo teor de matéria seca (17,3%), com 21,97% de amido, bem como fibras longas e látex, que dificultam a extração do amido. O amido extraído apresentou pureza de 99,2%, com 37,2% de amilose. Os grânulos de amido apresentaram forma poliédrica irregular e tamanho médio de 38,2 ?m. Constatou-se que a estrutura cristalina dos grânulos de amido é do tipo A, a qual é mantida por intensas forças associativas internas, que reduzem sua solubilidade em água. A temperatura de gelatinização do amido ocorre entre 73,1ºC e78,7°C. O perfil de viscosidade de pasta do amido mostrou alta estabilidade a 95°C e grande tendência à retrogradação, sendo indicado para uso em indústria de adesivos e alimentos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-25
2010
2011-04-09T22:20:40Z
2011-04-09T22:20:40Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 159-166, abr./jun. 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/867979
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 159-166, abr./jun. 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/867979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695175796850688