Características morfológicas e fisiológicas deisolados de Colletotrichum associados à antracnose da erva-mate.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BILENKI JUNIOR, V.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: AUER, C. G., WOLF II, N. I.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132728
Resumo: O valor histórico, cultural e econômico da erva mate a tornam uma espécie florestal de rara importância. A cultura é atacada por inúmeras doenças de natureza fúngica, destacando-se a antracnose, cujo agente causal pertence ao gênero Colletotrichum. Com o objetivo de fazer a caracterização morfológica e fisiológica de isolados de Colletotrichum, materiais com sintomas típicos da doença foram coletados em quatro diferentes municípios do Paraná: Colombo, União da Vitória, Cruz Machado e Guarapuava. As amostras foram processadas no Laboratório de Patologia Florestal da Embrapa Florestas, Colombo PR através dos métodos direto (tecidos doentes mantidos em câmara úmida constituída de caixas gerbox com papel mata-borrão umedecido com água ultrapurificada) e indireto (fragmentos de tecido doente superficialmente descontaminados, seguido de plaqueamento em meio de cultura Batata-Dextrose-Ágar mais antibiótico). A coloração das colônias variou de laranja a salmão e os tipos de conídios encontrados foram: cilíndrico, fusiforme, cilíndrico com ápice arredondado e ovoide. Houve diferença estatística entre os isolados quanto à temperatura de cultivo; a temperatura ótima para os isolados de União da Vitória, Colombo e Cruz Machado foi de 23°C e 22,6°C e para o isolado de Guarapuava 22,6°C.
id EMBR_c983f64d9524fa59a34d5a9916bbf857
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1132728
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Características morfológicas e fisiológicas deisolados de Colletotrichum associados à antracnose da erva-mate.Crescimento micelialFitopatógenoTemperatura ótimaMycelial growthOptimal temperaturePhytopathogenEsporulaçãoSporulationO valor histórico, cultural e econômico da erva mate a tornam uma espécie florestal de rara importância. A cultura é atacada por inúmeras doenças de natureza fúngica, destacando-se a antracnose, cujo agente causal pertence ao gênero Colletotrichum. Com o objetivo de fazer a caracterização morfológica e fisiológica de isolados de Colletotrichum, materiais com sintomas típicos da doença foram coletados em quatro diferentes municípios do Paraná: Colombo, União da Vitória, Cruz Machado e Guarapuava. As amostras foram processadas no Laboratório de Patologia Florestal da Embrapa Florestas, Colombo PR através dos métodos direto (tecidos doentes mantidos em câmara úmida constituída de caixas gerbox com papel mata-borrão umedecido com água ultrapurificada) e indireto (fragmentos de tecido doente superficialmente descontaminados, seguido de plaqueamento em meio de cultura Batata-Dextrose-Ágar mais antibiótico). A coloração das colônias variou de laranja a salmão e os tipos de conídios encontrados foram: cilíndrico, fusiforme, cilíndrico com ápice arredondado e ovoide. Houve diferença estatística entre os isolados quanto à temperatura de cultivo; a temperatura ótima para os isolados de União da Vitória, Colombo e Cruz Machado foi de 23°C e 22,6°C e para o isolado de Guarapuava 22,6°C.VALDOMIRO BILENKI JUNIOR, Centro Universitário Vale do Iguaçu; CELSO GARCIA AUER, CNPF; NEUMAR IRINEU WOLF II, Centro Universitário Vale do Iguaçu.BILENKI JUNIOR, V.AUER, C. G.WOLF II, N. I.2021-07-04T02:17:14Z2021-07-04T02:17:14Z2021-07-012021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBIOFIX Scientific Journal, v. 6, n. 2, p. 120-126, 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132728dx.doi.org/10.5380/biofix.v6i2.78851porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-07-04T02:17:23Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1132728Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-07-04T02:17:23falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-07-04T02:17:23Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Características morfológicas e fisiológicas deisolados de Colletotrichum associados à antracnose da erva-mate.
title Características morfológicas e fisiológicas deisolados de Colletotrichum associados à antracnose da erva-mate.
spellingShingle Características morfológicas e fisiológicas deisolados de Colletotrichum associados à antracnose da erva-mate.
BILENKI JUNIOR, V.
Crescimento micelial
Fitopatógeno
Temperatura ótima
Mycelial growth
Optimal temperature
Phytopathogen
Esporulação
Sporulation
title_short Características morfológicas e fisiológicas deisolados de Colletotrichum associados à antracnose da erva-mate.
title_full Características morfológicas e fisiológicas deisolados de Colletotrichum associados à antracnose da erva-mate.
title_fullStr Características morfológicas e fisiológicas deisolados de Colletotrichum associados à antracnose da erva-mate.
title_full_unstemmed Características morfológicas e fisiológicas deisolados de Colletotrichum associados à antracnose da erva-mate.
title_sort Características morfológicas e fisiológicas deisolados de Colletotrichum associados à antracnose da erva-mate.
author BILENKI JUNIOR, V.
author_facet BILENKI JUNIOR, V.
AUER, C. G.
WOLF II, N. I.
author_role author
author2 AUER, C. G.
WOLF II, N. I.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv VALDOMIRO BILENKI JUNIOR, Centro Universitário Vale do Iguaçu; CELSO GARCIA AUER, CNPF; NEUMAR IRINEU WOLF II, Centro Universitário Vale do Iguaçu.
dc.contributor.author.fl_str_mv BILENKI JUNIOR, V.
AUER, C. G.
WOLF II, N. I.
dc.subject.por.fl_str_mv Crescimento micelial
Fitopatógeno
Temperatura ótima
Mycelial growth
Optimal temperature
Phytopathogen
Esporulação
Sporulation
topic Crescimento micelial
Fitopatógeno
Temperatura ótima
Mycelial growth
Optimal temperature
Phytopathogen
Esporulação
Sporulation
description O valor histórico, cultural e econômico da erva mate a tornam uma espécie florestal de rara importância. A cultura é atacada por inúmeras doenças de natureza fúngica, destacando-se a antracnose, cujo agente causal pertence ao gênero Colletotrichum. Com o objetivo de fazer a caracterização morfológica e fisiológica de isolados de Colletotrichum, materiais com sintomas típicos da doença foram coletados em quatro diferentes municípios do Paraná: Colombo, União da Vitória, Cruz Machado e Guarapuava. As amostras foram processadas no Laboratório de Patologia Florestal da Embrapa Florestas, Colombo PR através dos métodos direto (tecidos doentes mantidos em câmara úmida constituída de caixas gerbox com papel mata-borrão umedecido com água ultrapurificada) e indireto (fragmentos de tecido doente superficialmente descontaminados, seguido de plaqueamento em meio de cultura Batata-Dextrose-Ágar mais antibiótico). A coloração das colônias variou de laranja a salmão e os tipos de conídios encontrados foram: cilíndrico, fusiforme, cilíndrico com ápice arredondado e ovoide. Houve diferença estatística entre os isolados quanto à temperatura de cultivo; a temperatura ótima para os isolados de União da Vitória, Colombo e Cruz Machado foi de 23°C e 22,6°C e para o isolado de Guarapuava 22,6°C.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-04T02:17:14Z
2021-07-04T02:17:14Z
2021-07-01
2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIOFIX Scientific Journal, v. 6, n. 2, p. 120-126, 2021.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132728
dx.doi.org/10.5380/biofix.v6i2.78851
identifier_str_mv BIOFIX Scientific Journal, v. 6, n. 2, p. 120-126, 2021.
dx.doi.org/10.5380/biofix.v6i2.78851
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503506634211328