Metodologia de inoculação e proteção cruzada de Verticillium albo-atrum Reinke & Bert. em tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, N. F. J. de A.
Data de Publicação: 1978
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/473555
Resumo: O autor estudou diferentes metodos de inoculacao de Veticillium albo-atrum em tomateiro, para subsidiar o desenvolvimento de trabalhos, visando a obtencao de resistencia a murcha de Verticillium. Tambem estudou protecao cruzada entre 2 isolados, com diferentes graus de patogenicidade. Os trabalhos foram conduzidos em casa de vegetacao com controle parcial de temperatura. Os metodos de inoculacao foram conduzidos em epocas diferentes e nao puderam ser estatisticamente comparados. O metodo de mergulho de raizes, em suspensao conidial, mostrou-se muito drastico, com plantas enfezadas e precocidade na exteriorizacao de sintomas. Possivelmente se mostrara o melhor quando for comparado simultaneamente com os metodos de infestacao do solo com conidios e infestacao de sementes com microesclerodios. Contudo, a afirmativa e puramente especulativa. A interacao dos dois isolados de V. albo-atrum promoveu alto nivel de protecao cruzada em tomateiro, quando o isolado pouco patogenico teve sua concentracao conidial 10 e 100 vezes maior que a do isolado muito patogenico.
id EMBR_cb7614a3fe9763d98aba38ef70a898ca
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/473555
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Metodologia de inoculação e proteção cruzada de Verticillium albo-atrum Reinke & Bert. em tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.).InoculationDiseaseDoençaInoculaçãoTomateVerticillium albo-atrumO autor estudou diferentes metodos de inoculacao de Veticillium albo-atrum em tomateiro, para subsidiar o desenvolvimento de trabalhos, visando a obtencao de resistencia a murcha de Verticillium. Tambem estudou protecao cruzada entre 2 isolados, com diferentes graus de patogenicidade. Os trabalhos foram conduzidos em casa de vegetacao com controle parcial de temperatura. Os metodos de inoculacao foram conduzidos em epocas diferentes e nao puderam ser estatisticamente comparados. O metodo de mergulho de raizes, em suspensao conidial, mostrou-se muito drastico, com plantas enfezadas e precocidade na exteriorizacao de sintomas. Possivelmente se mostrara o melhor quando for comparado simultaneamente com os metodos de infestacao do solo com conidios e infestacao de sementes com microesclerodios. Contudo, a afirmativa e puramente especulativa. A interacao dos dois isolados de V. albo-atrum promoveu alto nivel de protecao cruzada em tomateiro, quando o isolado pouco patogenico teve sua concentracao conidial 10 e 100 vezes maior que a do isolado muito patogenico.Diisertação (Mestrado em Fitopatologia) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, Piracicaba.EMBRAPA/CNPMS.PINTO, N. F. J. de A.2023-10-19T17:22:12Z2023-10-19T17:22:12Z1997-01-231978info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis38 f.1978.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/473555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-10-19T17:22:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/473555Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-10-19T17:22:12falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-10-19T17:22:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de inoculação e proteção cruzada de Verticillium albo-atrum Reinke & Bert. em tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.).
title Metodologia de inoculação e proteção cruzada de Verticillium albo-atrum Reinke & Bert. em tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.).
spellingShingle Metodologia de inoculação e proteção cruzada de Verticillium albo-atrum Reinke & Bert. em tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.).
PINTO, N. F. J. de A.
Inoculation
Disease
Doença
Inoculação
Tomate
Verticillium albo-atrum
title_short Metodologia de inoculação e proteção cruzada de Verticillium albo-atrum Reinke & Bert. em tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.).
title_full Metodologia de inoculação e proteção cruzada de Verticillium albo-atrum Reinke & Bert. em tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.).
title_fullStr Metodologia de inoculação e proteção cruzada de Verticillium albo-atrum Reinke & Bert. em tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.).
title_full_unstemmed Metodologia de inoculação e proteção cruzada de Verticillium albo-atrum Reinke & Bert. em tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.).
title_sort Metodologia de inoculação e proteção cruzada de Verticillium albo-atrum Reinke & Bert. em tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.).
author PINTO, N. F. J. de A.
author_facet PINTO, N. F. J. de A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA/CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv PINTO, N. F. J. de A.
dc.subject.por.fl_str_mv Inoculation
Disease
Doença
Inoculação
Tomate
Verticillium albo-atrum
topic Inoculation
Disease
Doença
Inoculação
Tomate
Verticillium albo-atrum
description O autor estudou diferentes metodos de inoculacao de Veticillium albo-atrum em tomateiro, para subsidiar o desenvolvimento de trabalhos, visando a obtencao de resistencia a murcha de Verticillium. Tambem estudou protecao cruzada entre 2 isolados, com diferentes graus de patogenicidade. Os trabalhos foram conduzidos em casa de vegetacao com controle parcial de temperatura. Os metodos de inoculacao foram conduzidos em epocas diferentes e nao puderam ser estatisticamente comparados. O metodo de mergulho de raizes, em suspensao conidial, mostrou-se muito drastico, com plantas enfezadas e precocidade na exteriorizacao de sintomas. Possivelmente se mostrara o melhor quando for comparado simultaneamente com os metodos de infestacao do solo com conidios e infestacao de sementes com microesclerodios. Contudo, a afirmativa e puramente especulativa. A interacao dos dois isolados de V. albo-atrum promoveu alto nivel de protecao cruzada em tomateiro, quando o isolado pouco patogenico teve sua concentracao conidial 10 e 100 vezes maior que a do isolado muito patogenico.
publishDate 1978
dc.date.none.fl_str_mv 1978
1997-01-23
2023-10-19T17:22:12Z
2023-10-19T17:22:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1978.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/473555
identifier_str_mv 1978.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/473555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503550688034816