Caracterização das tecnologias e inovação na cadeia produtiva do frango de corte no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, M. C.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: BASSI, N. S. S., SILVA, C. L. da
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1045990
Resumo: No início, a avicultura no Brasil era basicamente para subsistência. Durante o período de 1960 a 1980 iniciou-se a integração avícola entre os criadores de frango e agroindústrias. Na década de 1980 passou-se a produzir mais e vender os excedentes, e nesse período a atividade se expandiu para o Sudeste e Sul do país. Por seguinte, começou-se a exportar o frango inteiro e em cortes. Ao longo dos anos, o setor avícola tem se desenvolvido e isso se deve ao desenvolvi- mento tecnológico, passando a incorporar melhoramentos genéticos e nutricionais, novos pro- cessos, novas tecnologias voltadas à produção, instalações e equipamentos, sanidade animal, novos métodos organizacionais e divulgação, sempre buscando atender a demanda, seja interna ou externa. O principal objetivo dessa pesquisa é descrever as tecnologias existentes na cadeia produtiva do frango de corte no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica, documental com fonte de dados primários e secundários. A coleta dos dados foi por meio de revisão bibliográfica, documental em livros e artigos científicos e a realização de entrevistas com os gestores das empresas líderes no setor. Como resultados foi possível observar nas três empresas que as inovações são incrementais, sendo que a perspectiva no setor é que continue dessa forma, não havendo mudanças radicais.
id EMBR_cc0acbcbcc4b0f1b67c801114418ebdd
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1045990
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização das tecnologias e inovação na cadeia produtiva do frango de corte no Brasil.TecnologiasCadeia ProdutivaFrango de CorteInovaçãoNo início, a avicultura no Brasil era basicamente para subsistência. Durante o período de 1960 a 1980 iniciou-se a integração avícola entre os criadores de frango e agroindústrias. Na década de 1980 passou-se a produzir mais e vender os excedentes, e nesse período a atividade se expandiu para o Sudeste e Sul do país. Por seguinte, começou-se a exportar o frango inteiro e em cortes. Ao longo dos anos, o setor avícola tem se desenvolvido e isso se deve ao desenvolvi- mento tecnológico, passando a incorporar melhoramentos genéticos e nutricionais, novos pro- cessos, novas tecnologias voltadas à produção, instalações e equipamentos, sanidade animal, novos métodos organizacionais e divulgação, sempre buscando atender a demanda, seja interna ou externa. O principal objetivo dessa pesquisa é descrever as tecnologias existentes na cadeia produtiva do frango de corte no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica, documental com fonte de dados primários e secundários. A coleta dos dados foi por meio de revisão bibliográfica, documental em livros e artigos científicos e a realização de entrevistas com os gestores das empresas líderes no setor. Como resultados foi possível observar nas três empresas que as inovações são incrementais, sendo que a perspectiva no setor é que continue dessa forma, não havendo mudanças radicais.2016-05-31T11:11:11Z2016-05-31T11:11:11Z2016-05-3120162017-06-21T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: COSTA, R. S. da; ANDRADE, J. B. S. O. de; DIAS, T. (Org.). Debates interdisciplinares VII. Palhoça: Ed. Unisul, 2016. p. 251-269.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1045990porVASCONCELOS, M. C.BASSI, N. S. S.SILVA, C. L. dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:45:36Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1045990Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:45:36falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:45:36Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização das tecnologias e inovação na cadeia produtiva do frango de corte no Brasil.
title Caracterização das tecnologias e inovação na cadeia produtiva do frango de corte no Brasil.
spellingShingle Caracterização das tecnologias e inovação na cadeia produtiva do frango de corte no Brasil.
VASCONCELOS, M. C.
Tecnologias
Cadeia Produtiva
Frango de Corte
Inovação
title_short Caracterização das tecnologias e inovação na cadeia produtiva do frango de corte no Brasil.
title_full Caracterização das tecnologias e inovação na cadeia produtiva do frango de corte no Brasil.
title_fullStr Caracterização das tecnologias e inovação na cadeia produtiva do frango de corte no Brasil.
title_full_unstemmed Caracterização das tecnologias e inovação na cadeia produtiva do frango de corte no Brasil.
title_sort Caracterização das tecnologias e inovação na cadeia produtiva do frango de corte no Brasil.
author VASCONCELOS, M. C.
author_facet VASCONCELOS, M. C.
BASSI, N. S. S.
SILVA, C. L. da
author_role author
author2 BASSI, N. S. S.
SILVA, C. L. da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VASCONCELOS, M. C.
BASSI, N. S. S.
SILVA, C. L. da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Cadeia Produtiva
Frango de Corte
Inovação
topic Tecnologias
Cadeia Produtiva
Frango de Corte
Inovação
description No início, a avicultura no Brasil era basicamente para subsistência. Durante o período de 1960 a 1980 iniciou-se a integração avícola entre os criadores de frango e agroindústrias. Na década de 1980 passou-se a produzir mais e vender os excedentes, e nesse período a atividade se expandiu para o Sudeste e Sul do país. Por seguinte, começou-se a exportar o frango inteiro e em cortes. Ao longo dos anos, o setor avícola tem se desenvolvido e isso se deve ao desenvolvi- mento tecnológico, passando a incorporar melhoramentos genéticos e nutricionais, novos pro- cessos, novas tecnologias voltadas à produção, instalações e equipamentos, sanidade animal, novos métodos organizacionais e divulgação, sempre buscando atender a demanda, seja interna ou externa. O principal objetivo dessa pesquisa é descrever as tecnologias existentes na cadeia produtiva do frango de corte no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica, documental com fonte de dados primários e secundários. A coleta dos dados foi por meio de revisão bibliográfica, documental em livros e artigos científicos e a realização de entrevistas com os gestores das empresas líderes no setor. Como resultados foi possível observar nas três empresas que as inovações são incrementais, sendo que a perspectiva no setor é que continue dessa forma, não havendo mudanças radicais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31T11:11:11Z
2016-05-31T11:11:11Z
2016-05-31
2016
2017-06-21T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: COSTA, R. S. da; ANDRADE, J. B. S. O. de; DIAS, T. (Org.). Debates interdisciplinares VII. Palhoça: Ed. Unisul, 2016. p. 251-269.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1045990
identifier_str_mv In: COSTA, R. S. da; ANDRADE, J. B. S. O. de; DIAS, T. (Org.). Debates interdisciplinares VII. Palhoça: Ed. Unisul, 2016. p. 251-269.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1045990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503421841113088