Evolução da qualidade e da atividade antioxidante durante a maturação das uvas Isabel Precoce e Cora no Submédio do Vale do São Francisco: terceiro ciclo produtivo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, A. L. de S.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: LIMA, M. A. C. de, SILVA, E. E. L. de S., COELHO, E. R., COSTA, A. C. S., BORGES, R. M. E.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906733
Resumo: Com o objetivo de avaliar a evolução da qualidade e da atividade antioxidante durante a maturação das uvas ?Isabel Precoce? e ?Cora? cultivadas sobre o porta-enxerto ?IAC 313?, em terceiro ciclo de produção, no Submédio do Vale do São Francisco, foi conduzido o presente estudo, no Campo Experimental de Bebedouro/Embrapa Semiárido. As avaliações foram realizadas desde o início da maturação até a colheita, correspondendo a 64, 71, 78, 82, 86, 89 e 92 dias após a frutificação (daf), para a uva ?Isabel Precoce?, e a 68, 75, 80, 85, 89 e 92 daf, para ?Cora?. Adotou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com quatro repetições, para a cultivar Isabel Precoce, e três, para a ?Cora?. Em comparação à cultivar Isabel Precoce, Cora se caracterizou pelos menores teores de sólidos e de açúcares solúveis e pela maior acidez titulável, teor de antocianinas, polifenóis extraíveis totais e atividade antioxidante, destacando-se, portanto, por agregar compostos bioativos importantes à saúde do consumidor.
id EMBR_cd2ecc7edc2a31b97816fed554d553cf
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/906733
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Evolução da qualidade e da atividade antioxidante durante a maturação das uvas Isabel Precoce e Cora no Submédio do Vale do São Francisco: terceiro ciclo produtivo.Viticultura tropicalIsabel PrecoceCoraAtividade antioxidanteUvaVariedadeVitis LabruscaCom o objetivo de avaliar a evolução da qualidade e da atividade antioxidante durante a maturação das uvas ?Isabel Precoce? e ?Cora? cultivadas sobre o porta-enxerto ?IAC 313?, em terceiro ciclo de produção, no Submédio do Vale do São Francisco, foi conduzido o presente estudo, no Campo Experimental de Bebedouro/Embrapa Semiárido. As avaliações foram realizadas desde o início da maturação até a colheita, correspondendo a 64, 71, 78, 82, 86, 89 e 92 dias após a frutificação (daf), para a uva ?Isabel Precoce?, e a 68, 75, 80, 85, 89 e 92 daf, para ?Cora?. Adotou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com quatro repetições, para a cultivar Isabel Precoce, e três, para a ?Cora?. Em comparação à cultivar Isabel Precoce, Cora se caracterizou pelos menores teores de sólidos e de açúcares solúveis e pela maior acidez titulável, teor de antocianinas, polifenóis extraíveis totais e atividade antioxidante, destacando-se, portanto, por agregar compostos bioativos importantes à saúde do consumidor.ANA LAÍLA DE SOUZA ARAÚJO; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; EDJANARA ELOÍZA LEAL DE SOUZA SILVA; EMANOELLA RAMOS COELHO; ANA CAROLINA SOUSA COSTA; RITA MERCIA ESTIGARRIBIA BORGES, CPATSA.ARAÚJO, A. L. de S.LIMA, M. A. C. deSILVA, E. E. L. de S.COELHO, E. R.COSTA, A. C. S.BORGES, R. M. E.2011-11-22T11:11:11Z2011-11-22T11:11:11Z2011-11-22T11:11:11Z2011-11-2220112011-11-22T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 335-342.In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906733por(Embrapa Semiárido. Documentos, 238).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:18:38Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/906733Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:18:38Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução da qualidade e da atividade antioxidante durante a maturação das uvas Isabel Precoce e Cora no Submédio do Vale do São Francisco: terceiro ciclo produtivo.
title Evolução da qualidade e da atividade antioxidante durante a maturação das uvas Isabel Precoce e Cora no Submédio do Vale do São Francisco: terceiro ciclo produtivo.
spellingShingle Evolução da qualidade e da atividade antioxidante durante a maturação das uvas Isabel Precoce e Cora no Submédio do Vale do São Francisco: terceiro ciclo produtivo.
ARAÚJO, A. L. de S.
Viticultura tropical
Isabel Precoce
Cora
Atividade antioxidante
Uva
Variedade
Vitis Labrusca
title_short Evolução da qualidade e da atividade antioxidante durante a maturação das uvas Isabel Precoce e Cora no Submédio do Vale do São Francisco: terceiro ciclo produtivo.
title_full Evolução da qualidade e da atividade antioxidante durante a maturação das uvas Isabel Precoce e Cora no Submédio do Vale do São Francisco: terceiro ciclo produtivo.
title_fullStr Evolução da qualidade e da atividade antioxidante durante a maturação das uvas Isabel Precoce e Cora no Submédio do Vale do São Francisco: terceiro ciclo produtivo.
title_full_unstemmed Evolução da qualidade e da atividade antioxidante durante a maturação das uvas Isabel Precoce e Cora no Submédio do Vale do São Francisco: terceiro ciclo produtivo.
title_sort Evolução da qualidade e da atividade antioxidante durante a maturação das uvas Isabel Precoce e Cora no Submédio do Vale do São Francisco: terceiro ciclo produtivo.
author ARAÚJO, A. L. de S.
author_facet ARAÚJO, A. L. de S.
LIMA, M. A. C. de
SILVA, E. E. L. de S.
COELHO, E. R.
COSTA, A. C. S.
BORGES, R. M. E.
author_role author
author2 LIMA, M. A. C. de
SILVA, E. E. L. de S.
COELHO, E. R.
COSTA, A. C. S.
BORGES, R. M. E.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANA LAÍLA DE SOUZA ARAÚJO; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; EDJANARA ELOÍZA LEAL DE SOUZA SILVA; EMANOELLA RAMOS COELHO; ANA CAROLINA SOUSA COSTA; RITA MERCIA ESTIGARRIBIA BORGES, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, A. L. de S.
LIMA, M. A. C. de
SILVA, E. E. L. de S.
COELHO, E. R.
COSTA, A. C. S.
BORGES, R. M. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Viticultura tropical
Isabel Precoce
Cora
Atividade antioxidante
Uva
Variedade
Vitis Labrusca
topic Viticultura tropical
Isabel Precoce
Cora
Atividade antioxidante
Uva
Variedade
Vitis Labrusca
description Com o objetivo de avaliar a evolução da qualidade e da atividade antioxidante durante a maturação das uvas ?Isabel Precoce? e ?Cora? cultivadas sobre o porta-enxerto ?IAC 313?, em terceiro ciclo de produção, no Submédio do Vale do São Francisco, foi conduzido o presente estudo, no Campo Experimental de Bebedouro/Embrapa Semiárido. As avaliações foram realizadas desde o início da maturação até a colheita, correspondendo a 64, 71, 78, 82, 86, 89 e 92 dias após a frutificação (daf), para a uva ?Isabel Precoce?, e a 68, 75, 80, 85, 89 e 92 daf, para ?Cora?. Adotou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com quatro repetições, para a cultivar Isabel Precoce, e três, para a ?Cora?. Em comparação à cultivar Isabel Precoce, Cora se caracterizou pelos menores teores de sólidos e de açúcares solúveis e pela maior acidez titulável, teor de antocianinas, polifenóis extraíveis totais e atividade antioxidante, destacando-se, portanto, por agregar compostos bioativos importantes à saúde do consumidor.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-22T11:11:11Z
2011-11-22T11:11:11Z
2011-11-22T11:11:11Z
2011-11-22
2011
2011-11-22T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906733
identifier_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Semiárido. Documentos, 238).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 335-342.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695212366987264