Aceitação alimentar de resíduos do processamento de frutas por muçuas (Kinosternon scorpioides Linnaeus, 1766) em cativeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, G. Q.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: PALHA, M. das D. C., ARAUJO, J. da C., ROSA, P. V. e, SANTOS, S. S. dos, GADELHA, E. S.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/982227
Resumo: A utilização de resíduos agroindustriais na dieta dos quelônios é uma alternativa para diminuir os custos de produção sem comprometer o desenvolvimento e a produção animal. Todos os dias toneladas de resíduos são produzidos, gerando grande impacto ambiental e econômico. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar o nível de aceitação dos alimentos alternativos utilizados (resíduos do processamento de frutas) por muçuãs em cativeiro, e fornecer embasamento para futuras pesquisas com nutrição destes animais, visando à sustentabilidade econômica e ambiental das atividades em questão. Neste experimento foram utilizados 25 animais da espécie Kinosternon scorpioides, pertencentes ao plantel experimental do Projeto Bio-Fauna da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), sediado em Belém, Pará, e avaliou-se o grau de aceitação de cinco diferentes resíduos de frutas: Coco -CC (Cocos nucifera): bagaço de coco seco; Laranja - LR (Citrus sinensis): bagaço; Abacaxi - AB (Ananás sativus): casca; Acerola - AC (Malpighia glabra): bagaço; e Manga ? MG (Mangifera indica): bagaço; os quais constituíram os tratamentos, com cinco repetições cada, totalizando 25 unidades experimentais, com um animal cada, durante 10 repetições no tempo. Foi observada diferença estatística (5%) entre a aceitabilidade do bagaço de coco e os demais tratamentos, exceto para casca de abacaxi, sendo o bagaço de coco o item de menor aceitabilidade, demonstrando a importância da coloração na aceitabilidade alimentar de produtos vegetais por muçuãs em cativeiro.
id EMBR_cf4344030a140061a218af023108e3fd
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/982227
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Aceitação alimentar de resíduos do processamento de frutas por muçuas (Kinosternon scorpioides Linnaeus, 1766) em cativeiro.Alimento AlternativoConservaçãoNutriçãoA utilização de resíduos agroindustriais na dieta dos quelônios é uma alternativa para diminuir os custos de produção sem comprometer o desenvolvimento e a produção animal. Todos os dias toneladas de resíduos são produzidos, gerando grande impacto ambiental e econômico. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar o nível de aceitação dos alimentos alternativos utilizados (resíduos do processamento de frutas) por muçuãs em cativeiro, e fornecer embasamento para futuras pesquisas com nutrição destes animais, visando à sustentabilidade econômica e ambiental das atividades em questão. Neste experimento foram utilizados 25 animais da espécie Kinosternon scorpioides, pertencentes ao plantel experimental do Projeto Bio-Fauna da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), sediado em Belém, Pará, e avaliou-se o grau de aceitação de cinco diferentes resíduos de frutas: Coco -CC (Cocos nucifera): bagaço de coco seco; Laranja - LR (Citrus sinensis): bagaço; Abacaxi - AB (Ananás sativus): casca; Acerola - AC (Malpighia glabra): bagaço; e Manga ? MG (Mangifera indica): bagaço; os quais constituíram os tratamentos, com cinco repetições cada, totalizando 25 unidades experimentais, com um animal cada, durante 10 repetições no tempo. Foi observada diferença estatística (5%) entre a aceitabilidade do bagaço de coco e os demais tratamentos, exceto para casca de abacaxi, sendo o bagaço de coco o item de menor aceitabilidade, demonstrando a importância da coloração na aceitabilidade alimentar de produtos vegetais por muçuãs em cativeiro.JAMILE DA COSTA ARAUJO, CPAF-AP.GOMES, G. Q.PALHA, M. das D. C.ARAUJO, J. da C.ROSA, P. V. eSANTOS, S. S. dosGADELHA, E. S.2014-03-13T11:11:11Z2014-03-13T11:11:11Z2014-03-1320132017-03-20T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRA, 11., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Universidade Federal Rural da Amazônia, 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/982227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:18:36Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/982227Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:18:36Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Aceitação alimentar de resíduos do processamento de frutas por muçuas (Kinosternon scorpioides Linnaeus, 1766) em cativeiro.
title Aceitação alimentar de resíduos do processamento de frutas por muçuas (Kinosternon scorpioides Linnaeus, 1766) em cativeiro.
spellingShingle Aceitação alimentar de resíduos do processamento de frutas por muçuas (Kinosternon scorpioides Linnaeus, 1766) em cativeiro.
GOMES, G. Q.
Alimento Alternativo
Conservação
Nutrição
title_short Aceitação alimentar de resíduos do processamento de frutas por muçuas (Kinosternon scorpioides Linnaeus, 1766) em cativeiro.
title_full Aceitação alimentar de resíduos do processamento de frutas por muçuas (Kinosternon scorpioides Linnaeus, 1766) em cativeiro.
title_fullStr Aceitação alimentar de resíduos do processamento de frutas por muçuas (Kinosternon scorpioides Linnaeus, 1766) em cativeiro.
title_full_unstemmed Aceitação alimentar de resíduos do processamento de frutas por muçuas (Kinosternon scorpioides Linnaeus, 1766) em cativeiro.
title_sort Aceitação alimentar de resíduos do processamento de frutas por muçuas (Kinosternon scorpioides Linnaeus, 1766) em cativeiro.
author GOMES, G. Q.
author_facet GOMES, G. Q.
PALHA, M. das D. C.
ARAUJO, J. da C.
ROSA, P. V. e
SANTOS, S. S. dos
GADELHA, E. S.
author_role author
author2 PALHA, M. das D. C.
ARAUJO, J. da C.
ROSA, P. V. e
SANTOS, S. S. dos
GADELHA, E. S.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JAMILE DA COSTA ARAUJO, CPAF-AP.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, G. Q.
PALHA, M. das D. C.
ARAUJO, J. da C.
ROSA, P. V. e
SANTOS, S. S. dos
GADELHA, E. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Alimento Alternativo
Conservação
Nutrição
topic Alimento Alternativo
Conservação
Nutrição
description A utilização de resíduos agroindustriais na dieta dos quelônios é uma alternativa para diminuir os custos de produção sem comprometer o desenvolvimento e a produção animal. Todos os dias toneladas de resíduos são produzidos, gerando grande impacto ambiental e econômico. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar o nível de aceitação dos alimentos alternativos utilizados (resíduos do processamento de frutas) por muçuãs em cativeiro, e fornecer embasamento para futuras pesquisas com nutrição destes animais, visando à sustentabilidade econômica e ambiental das atividades em questão. Neste experimento foram utilizados 25 animais da espécie Kinosternon scorpioides, pertencentes ao plantel experimental do Projeto Bio-Fauna da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), sediado em Belém, Pará, e avaliou-se o grau de aceitação de cinco diferentes resíduos de frutas: Coco -CC (Cocos nucifera): bagaço de coco seco; Laranja - LR (Citrus sinensis): bagaço; Abacaxi - AB (Ananás sativus): casca; Acerola - AC (Malpighia glabra): bagaço; e Manga ? MG (Mangifera indica): bagaço; os quais constituíram os tratamentos, com cinco repetições cada, totalizando 25 unidades experimentais, com um animal cada, durante 10 repetições no tempo. Foi observada diferença estatística (5%) entre a aceitabilidade do bagaço de coco e os demais tratamentos, exceto para casca de abacaxi, sendo o bagaço de coco o item de menor aceitabilidade, demonstrando a importância da coloração na aceitabilidade alimentar de produtos vegetais por muçuãs em cativeiro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-03-13T11:11:11Z
2014-03-13T11:11:11Z
2014-03-13
2017-03-20T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRA, 11., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Universidade Federal Rural da Amazônia, 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/982227
identifier_str_mv In: SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRA, 11., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Universidade Federal Rural da Amazônia, 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/982227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721015840505856