Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886794 |
Resumo: | RESUMO - Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes, essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento. |
id |
EMBR_d2d8ca37c227acfe1df00c593f7c5afd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/886794 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.AutoriaÉtica dos hackersWeb 2.0AprendizagemLearningIntellectual property rightsRESUMO - Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes, essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.Número especial.MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; LUCIANA OLIVEIRA SILVA, UNICAMP; IZABEL CRISTINA ARAÚJO, UNICAMP.SOUZA, M. I. F.SILVA, L. O.ARAÚJO, I. C.2011-04-26T11:11:11Z2011-04-26T11:11:11Z2011-04-26T11:11:11Z2011-04-26T11:11:11Z2011-04-2620112011-07-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p. 154-173, mar. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:23:27Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/886794Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:23:27falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:23:27Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. |
title |
Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. |
spellingShingle |
Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. SOUZA, M. I. F. Autoria Ética dos hackers Web 2.0 Aprendizagem Learning Intellectual property rights |
title_short |
Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. |
title_full |
Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. |
title_fullStr |
Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. |
title_full_unstemmed |
Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. |
title_sort |
Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. |
author |
SOUZA, M. I. F. |
author_facet |
SOUZA, M. I. F. SILVA, L. O. ARAÚJO, I. C. |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, L. O. ARAÚJO, I. C. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; LUCIANA OLIVEIRA SILVA, UNICAMP; IZABEL CRISTINA ARAÚJO, UNICAMP. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, M. I. F. SILVA, L. O. ARAÚJO, I. C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoria Ética dos hackers Web 2.0 Aprendizagem Learning Intellectual property rights |
topic |
Autoria Ética dos hackers Web 2.0 Aprendizagem Learning Intellectual property rights |
description |
RESUMO - Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes, essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-26T11:11:11Z 2011-04-26T11:11:11Z 2011-04-26T11:11:11Z 2011-04-26T11:11:11Z 2011-04-26 2011 2011-07-25T11:11:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p. 154-173, mar. 2011. http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886794 |
identifier_str_mv |
ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p. 154-173, mar. 2011. |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503346647728128 |