Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, M. I. F.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SILVA, L. O., ARAÚJO, I. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886794
Resumo: RESUMO - Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes, essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.
id EMBR_d2d8ca37c227acfe1df00c593f7c5afd
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/886794
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.AutoriaÉtica dos hackersWeb 2.0AprendizagemLearningIntellectual property rightsRESUMO - Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes, essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.Número especial.MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; LUCIANA OLIVEIRA SILVA, UNICAMP; IZABEL CRISTINA ARAÚJO, UNICAMP.SOUZA, M. I. F.SILVA, L. O.ARAÚJO, I. C.2011-04-26T11:11:11Z2011-04-26T11:11:11Z2011-04-26T11:11:11Z2011-04-26T11:11:11Z2011-04-2620112011-07-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p. 154-173, mar. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:23:27Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/886794Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:23:27falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:23:27Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.
title Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.
spellingShingle Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.
SOUZA, M. I. F.
Autoria
Ética dos hackers
Web 2.0
Aprendizagem
Learning
Intellectual property rights
title_short Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.
title_full Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.
title_fullStr Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.
title_full_unstemmed Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.
title_sort Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.
author SOUZA, M. I. F.
author_facet SOUZA, M. I. F.
SILVA, L. O.
ARAÚJO, I. C.
author_role author
author2 SILVA, L. O.
ARAÚJO, I. C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; LUCIANA OLIVEIRA SILVA, UNICAMP; IZABEL CRISTINA ARAÚJO, UNICAMP.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, M. I. F.
SILVA, L. O.
ARAÚJO, I. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria
Ética dos hackers
Web 2.0
Aprendizagem
Learning
Intellectual property rights
topic Autoria
Ética dos hackers
Web 2.0
Aprendizagem
Learning
Intellectual property rights
description RESUMO - Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes, essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-26T11:11:11Z
2011-04-26T11:11:11Z
2011-04-26T11:11:11Z
2011-04-26T11:11:11Z
2011-04-26
2011
2011-07-25T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p. 154-173, mar. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886794
identifier_str_mv ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p. 154-173, mar. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503346647728128