Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1208 |
Resumo: | Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento. |
id |
UNICAMP-19_e0214786d7f08209165dc35842ede52b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1208 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackersAutoria. Colaboração. Ética dos hackers. Web 2.0.EducaçãoEste artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.Universidade Estadual de Campinas2010-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/120810.20396/etd.v12i0.1208ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 154-173ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 154-173ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 154-1731676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1208/pdf_55Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Marcia Izabel FugisawaSilva, Luciana OliveiraAraújo, Izabel Cristina2017-09-25T08:31:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1208Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:04.814601ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers |
title |
Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers |
spellingShingle |
Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers Souza, Marcia Izabel Fugisawa Autoria. Colaboração. Ética dos hackers. Web 2.0. Educação |
title_short |
Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers |
title_full |
Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers |
title_fullStr |
Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers |
title_full_unstemmed |
Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers |
title_sort |
Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers |
author |
Souza, Marcia Izabel Fugisawa |
author_facet |
Souza, Marcia Izabel Fugisawa Silva, Luciana Oliveira Araújo, Izabel Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luciana Oliveira Araújo, Izabel Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marcia Izabel Fugisawa Silva, Luciana Oliveira Araújo, Izabel Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoria. Colaboração. Ética dos hackers. Web 2.0. Educação |
topic |
Autoria. Colaboração. Ética dos hackers. Web 2.0. Educação |
description |
Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1208 10.20396/etd.v12i0.1208 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1208 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v12i0.1208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1208/pdf_55 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 154-173 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 154-173 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 154-173 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652388761600 |