Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcia Izabel Fugisawa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Luciana Oliveira, Araújo, Izabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1208
Resumo: Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.
id UNICAMP-19_e0214786d7f08209165dc35842ede52b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1208
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackersAutoria. Colaboração. Ética dos hackers. Web 2.0.EducaçãoEste artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.Universidade Estadual de Campinas2010-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/120810.20396/etd.v12i0.1208ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 154-173ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 154-173ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 154-1731676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1208/pdf_55Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Marcia Izabel FugisawaSilva, Luciana OliveiraAraújo, Izabel Cristina2017-09-25T08:31:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1208Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:04.814601ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers
title Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers
spellingShingle Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers
Souza, Marcia Izabel Fugisawa
Autoria. Colaboração. Ética dos hackers. Web 2.0.
Educação
title_short Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers
title_full Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers
title_fullStr Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers
title_full_unstemmed Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers
title_sort Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers
author Souza, Marcia Izabel Fugisawa
author_facet Souza, Marcia Izabel Fugisawa
Silva, Luciana Oliveira
Araújo, Izabel Cristina
author_role author
author2 Silva, Luciana Oliveira
Araújo, Izabel Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marcia Izabel Fugisawa
Silva, Luciana Oliveira
Araújo, Izabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria. Colaboração. Ética dos hackers. Web 2.0.
Educação
topic Autoria. Colaboração. Ética dos hackers. Web 2.0.
Educação
description Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1208
10.20396/etd.v12i0.1208
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1208
identifier_str_mv 10.20396/etd.v12i0.1208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1208/pdf_55
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 154-173
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 154-173
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 154-173
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652388761600