Tratamento da água residuária da bovinocultura utilizando resíduos agroflorestais: retenção de poluentes ambientais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, A. de S.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: PINHEIRO, E. F. M., OLIVEIRA, A. P. de S., CAMPOS, D. V. B. de, OLIVEIRA, R. S. de, SILVA, R. M. da, MATOS, C. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122505
http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20200026
Resumo: A bovinocultura de leite gera diversos resíduos no processo produtivo, como por exemplo, água residuária, que apresenta poluentes orgânicos e inorgânicos em elevadas concentrações. Visando a remoção desses poluentes com um baixo custo de implantação, este estudo teve como objetivo avaliar o potencial de utilização da filtração com bagaço de cana-de-açúcar, serragem de madeira e sabugo de milho no tratamento da água residuária da bovinocultura. Para a avaliação da eficiência do sistema, o afluente e o efluente do processo de filtração foram caracterizados em relação ao pH e à retenção dos metais cálcio total (Ca-total), magnésio total (Mg-total), potássio total (K-total), cobre total (Cu-total), zinco total (Zn-total), ferro total (Fe-total), manganês total (Mn-total) e alumínio total (Al-total). Todos os materiais orgânicos utilizados como meios filtrantes apresentaram potencial na remoção dos elementos investigados, com destaque para o bagaço de cana-de-açúcar que foi capaz de remover expressivamente Fe, Zn e Al. Nenhum dos materiais foi efetivo na remoção de Cu e K, ao contrário, contribuiu para o acréscimo desses elementos no filtrado.
id EMBR_d57b06b012a6f3c1b103d28a85e1cfe8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1122505
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Tratamento da água residuária da bovinocultura utilizando resíduos agroflorestais: retenção de poluentes ambientais.Tratamento primárioRemoção de metaisÁguas ResiduaisAgricultura OrgânicaWater reuseMetalsA bovinocultura de leite gera diversos resíduos no processo produtivo, como por exemplo, água residuária, que apresenta poluentes orgânicos e inorgânicos em elevadas concentrações. Visando a remoção desses poluentes com um baixo custo de implantação, este estudo teve como objetivo avaliar o potencial de utilização da filtração com bagaço de cana-de-açúcar, serragem de madeira e sabugo de milho no tratamento da água residuária da bovinocultura. Para a avaliação da eficiência do sistema, o afluente e o efluente do processo de filtração foram caracterizados em relação ao pH e à retenção dos metais cálcio total (Ca-total), magnésio total (Mg-total), potássio total (K-total), cobre total (Cu-total), zinco total (Zn-total), ferro total (Fe-total), manganês total (Mn-total) e alumínio total (Al-total). Todos os materiais orgânicos utilizados como meios filtrantes apresentaram potencial na remoção dos elementos investigados, com destaque para o bagaço de cana-de-açúcar que foi capaz de remover expressivamente Fe, Zn e Al. Nenhum dos materiais foi efetivo na remoção de Cu e K, ao contrário, contribuiu para o acréscimo desses elementos no filtrado.ANIELI DE SOUZA MARQUES, UFRRJ; ÉRIKA FLÁVIA MACHADO PINHEIRO, UFRRJ; ADRIANA PAULO DE SOUSA OLIVEIRA, UFRRJ; DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS; RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA, UFRRJ; RAKIELY MARTINS DA SILVA, UFRRJ; CAMILA FERREIRA MATOS.MARQUES, A. de S.PINHEIRO, E. F. M.OLIVEIRA, A. P. de S.CAMPOS, D. V. B. deOLIVEIRA, R. S. deSILVA, R. M. daMATOS, C. F.2020-05-23T04:39:37Z2020-05-23T04:39:37Z2020-05-222020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Virtual de Química, v. 12, n. 2, p. 335-344, mar./abr. 2020http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122505http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20200026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-05-23T04:39:44Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1122505Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-05-23T04:39:44falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-05-23T04:39:44Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento da água residuária da bovinocultura utilizando resíduos agroflorestais: retenção de poluentes ambientais.
title Tratamento da água residuária da bovinocultura utilizando resíduos agroflorestais: retenção de poluentes ambientais.
spellingShingle Tratamento da água residuária da bovinocultura utilizando resíduos agroflorestais: retenção de poluentes ambientais.
MARQUES, A. de S.
Tratamento primário
Remoção de metais
Águas Residuais
Agricultura Orgânica
Water reuse
Metals
title_short Tratamento da água residuária da bovinocultura utilizando resíduos agroflorestais: retenção de poluentes ambientais.
title_full Tratamento da água residuária da bovinocultura utilizando resíduos agroflorestais: retenção de poluentes ambientais.
title_fullStr Tratamento da água residuária da bovinocultura utilizando resíduos agroflorestais: retenção de poluentes ambientais.
title_full_unstemmed Tratamento da água residuária da bovinocultura utilizando resíduos agroflorestais: retenção de poluentes ambientais.
title_sort Tratamento da água residuária da bovinocultura utilizando resíduos agroflorestais: retenção de poluentes ambientais.
author MARQUES, A. de S.
author_facet MARQUES, A. de S.
PINHEIRO, E. F. M.
OLIVEIRA, A. P. de S.
CAMPOS, D. V. B. de
OLIVEIRA, R. S. de
SILVA, R. M. da
MATOS, C. F.
author_role author
author2 PINHEIRO, E. F. M.
OLIVEIRA, A. P. de S.
CAMPOS, D. V. B. de
OLIVEIRA, R. S. de
SILVA, R. M. da
MATOS, C. F.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANIELI DE SOUZA MARQUES, UFRRJ; ÉRIKA FLÁVIA MACHADO PINHEIRO, UFRRJ; ADRIANA PAULO DE SOUSA OLIVEIRA, UFRRJ; DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS; RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA, UFRRJ; RAKIELY MARTINS DA SILVA, UFRRJ; CAMILA FERREIRA MATOS.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARQUES, A. de S.
PINHEIRO, E. F. M.
OLIVEIRA, A. P. de S.
CAMPOS, D. V. B. de
OLIVEIRA, R. S. de
SILVA, R. M. da
MATOS, C. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Tratamento primário
Remoção de metais
Águas Residuais
Agricultura Orgânica
Water reuse
Metals
topic Tratamento primário
Remoção de metais
Águas Residuais
Agricultura Orgânica
Water reuse
Metals
description A bovinocultura de leite gera diversos resíduos no processo produtivo, como por exemplo, água residuária, que apresenta poluentes orgânicos e inorgânicos em elevadas concentrações. Visando a remoção desses poluentes com um baixo custo de implantação, este estudo teve como objetivo avaliar o potencial de utilização da filtração com bagaço de cana-de-açúcar, serragem de madeira e sabugo de milho no tratamento da água residuária da bovinocultura. Para a avaliação da eficiência do sistema, o afluente e o efluente do processo de filtração foram caracterizados em relação ao pH e à retenção dos metais cálcio total (Ca-total), magnésio total (Mg-total), potássio total (K-total), cobre total (Cu-total), zinco total (Zn-total), ferro total (Fe-total), manganês total (Mn-total) e alumínio total (Al-total). Todos os materiais orgânicos utilizados como meios filtrantes apresentaram potencial na remoção dos elementos investigados, com destaque para o bagaço de cana-de-açúcar que foi capaz de remover expressivamente Fe, Zn e Al. Nenhum dos materiais foi efetivo na remoção de Cu e K, ao contrário, contribuiu para o acréscimo desses elementos no filtrado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-23T04:39:37Z
2020-05-23T04:39:37Z
2020-05-22
2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Virtual de Química, v. 12, n. 2, p. 335-344, mar./abr. 2020
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122505
http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20200026
identifier_str_mv Revista Virtual de Química, v. 12, n. 2, p. 335-344, mar./abr. 2020
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122505
http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20200026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503492660887552