Recuperação de biomassa bacteriana produzida no tratamento de efluente industrial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, L. K. F. de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: PONSANO, E. H. G., PINTO, M. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941358
Resumo: Ultimamente, tem se observado uma crescente busca por formas alternativas para o tratamento de efluentes industriais líquidos. O cultivo de microorganismos fotossintetizantes nestes efluentes representa uma alternativa biotecnológica atrativa, pois possibilita a redução da carga poluente e gera uma massa celular com potencial de aplicação. Entretanto, para a remoção da massa celular gerada nesses processos, é necessário o emprego de tecnologias específicas. Neste trabalho, Rubrivivax gelatinosus foi cultivada no efluente líquido de indústria de abate e processamento de pescado e a biomassa foi recuperada por duas metodologias diferentes, com o objetivo de comparar a produtividade entre elas. Adicionalmente, avaliou-se a remoção da carga poluente e comparou-se a cor das massas celulares obtidas com a de um produto comercial de referência. O cultivo foi realizado sob anaerobiose, 30 ± 5ºC e 2.000 ± 500 lux, durante 10 dias, e a recuperação da biomassa foi realizada pelos processos A (utilizando-se centrifugação) e B (utilizando-se microfiltração tangencial). Pelos resultados, observou-se uma produtividade de 0,043 g biomassa L-1 dia-1 e redução de 52,51% da DQO no processo A. Em B, observou-se, respectivamente, 0,079 g biomassa L-1 dia-1 e 81,25%. As biomassas e o produto comercial apresentaram semelhante luminosidade e tonalidade. Houve diferença na saturação da cor entre o produto obtido da microfiltração e o comercial. Conclui-se que o sistema de microfiltração por membrana foi o melhor método para a obtenção da biomassa de Rubrivivax gelatinosus, promovendo uma alta redução da matéria orgânica no efluente industrial.
id EMBR_d79da700a01d8d97465452d4c14305fa
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/941358
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Recuperação de biomassa bacteriana produzida no tratamento de efluente industrial.Demanda química de oxigênioRubrivivax gelatinoususEfluente industrialBiotecnologiaBiomassaColorimetriaPeixeUltimamente, tem se observado uma crescente busca por formas alternativas para o tratamento de efluentes industriais líquidos. O cultivo de microorganismos fotossintetizantes nestes efluentes representa uma alternativa biotecnológica atrativa, pois possibilita a redução da carga poluente e gera uma massa celular com potencial de aplicação. Entretanto, para a remoção da massa celular gerada nesses processos, é necessário o emprego de tecnologias específicas. Neste trabalho, Rubrivivax gelatinosus foi cultivada no efluente líquido de indústria de abate e processamento de pescado e a biomassa foi recuperada por duas metodologias diferentes, com o objetivo de comparar a produtividade entre elas. Adicionalmente, avaliou-se a remoção da carga poluente e comparou-se a cor das massas celulares obtidas com a de um produto comercial de referência. O cultivo foi realizado sob anaerobiose, 30 ± 5ºC e 2.000 ± 500 lux, durante 10 dias, e a recuperação da biomassa foi realizada pelos processos A (utilizando-se centrifugação) e B (utilizando-se microfiltração tangencial). Pelos resultados, observou-se uma produtividade de 0,043 g biomassa L-1 dia-1 e redução de 52,51% da DQO no processo A. Em B, observou-se, respectivamente, 0,079 g biomassa L-1 dia-1 e 81,25%. As biomassas e o produto comercial apresentaram semelhante luminosidade e tonalidade. Houve diferença na saturação da cor entre o produto obtido da microfiltração e o comercial. Conclui-se que o sistema de microfiltração por membrana foi o melhor método para a obtenção da biomassa de Rubrivivax gelatinosus, promovendo uma alta redução da matéria orgânica no efluente industrial.LEANDRO KANAMARU FRANCO DE LIMA, CNPASA; ELISA HELENA GIGLIO PONSANO, UNESP; MARCOS FRANKE PINTO, UNESP.LIMA, L. K. F. dePONSANO, E. H. G.PINTO, M. F.2012-12-05T11:11:11Z2012-12-05T11:11:11Z2012-12-0520122012-12-05T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Agrociência, Pelotas, v. 17, n. 4-4, p. 456-462, out./dez. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:55:44Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/941358Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:55:44falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:55:44Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Recuperação de biomassa bacteriana produzida no tratamento de efluente industrial.
title Recuperação de biomassa bacteriana produzida no tratamento de efluente industrial.
spellingShingle Recuperação de biomassa bacteriana produzida no tratamento de efluente industrial.
LIMA, L. K. F. de
Demanda química de oxigênio
Rubrivivax gelatinousus
Efluente industrial
Biotecnologia
Biomassa
Colorimetria
Peixe
title_short Recuperação de biomassa bacteriana produzida no tratamento de efluente industrial.
title_full Recuperação de biomassa bacteriana produzida no tratamento de efluente industrial.
title_fullStr Recuperação de biomassa bacteriana produzida no tratamento de efluente industrial.
title_full_unstemmed Recuperação de biomassa bacteriana produzida no tratamento de efluente industrial.
title_sort Recuperação de biomassa bacteriana produzida no tratamento de efluente industrial.
author LIMA, L. K. F. de
author_facet LIMA, L. K. F. de
PONSANO, E. H. G.
PINTO, M. F.
author_role author
author2 PONSANO, E. H. G.
PINTO, M. F.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LEANDRO KANAMARU FRANCO DE LIMA, CNPASA; ELISA HELENA GIGLIO PONSANO, UNESP; MARCOS FRANKE PINTO, UNESP.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, L. K. F. de
PONSANO, E. H. G.
PINTO, M. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Demanda química de oxigênio
Rubrivivax gelatinousus
Efluente industrial
Biotecnologia
Biomassa
Colorimetria
Peixe
topic Demanda química de oxigênio
Rubrivivax gelatinousus
Efluente industrial
Biotecnologia
Biomassa
Colorimetria
Peixe
description Ultimamente, tem se observado uma crescente busca por formas alternativas para o tratamento de efluentes industriais líquidos. O cultivo de microorganismos fotossintetizantes nestes efluentes representa uma alternativa biotecnológica atrativa, pois possibilita a redução da carga poluente e gera uma massa celular com potencial de aplicação. Entretanto, para a remoção da massa celular gerada nesses processos, é necessário o emprego de tecnologias específicas. Neste trabalho, Rubrivivax gelatinosus foi cultivada no efluente líquido de indústria de abate e processamento de pescado e a biomassa foi recuperada por duas metodologias diferentes, com o objetivo de comparar a produtividade entre elas. Adicionalmente, avaliou-se a remoção da carga poluente e comparou-se a cor das massas celulares obtidas com a de um produto comercial de referência. O cultivo foi realizado sob anaerobiose, 30 ± 5ºC e 2.000 ± 500 lux, durante 10 dias, e a recuperação da biomassa foi realizada pelos processos A (utilizando-se centrifugação) e B (utilizando-se microfiltração tangencial). Pelos resultados, observou-se uma produtividade de 0,043 g biomassa L-1 dia-1 e redução de 52,51% da DQO no processo A. Em B, observou-se, respectivamente, 0,079 g biomassa L-1 dia-1 e 81,25%. As biomassas e o produto comercial apresentaram semelhante luminosidade e tonalidade. Houve diferença na saturação da cor entre o produto obtido da microfiltração e o comercial. Conclui-se que o sistema de microfiltração por membrana foi o melhor método para a obtenção da biomassa de Rubrivivax gelatinosus, promovendo uma alta redução da matéria orgânica no efluente industrial.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-05T11:11:11Z
2012-12-05T11:11:11Z
2012-12-05
2012
2012-12-05T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Agrociência, Pelotas, v. 17, n. 4-4, p. 456-462, out./dez. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941358
identifier_str_mv Revista Brasileira de Agrociência, Pelotas, v. 17, n. 4-4, p. 456-462, out./dez. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503373169360896